terça-feira, 30 de junho de 2009

WWF LANÇA CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

PARA APOIAR MISSÃO EM PORTUGAL
A WWF, World Wide Fund For Nature, lança hoje, dia 29 de Junho, a primeira campanha de angariação de fundos para apoiar o seu trabalho de conservação da natureza em Portugal. “Deixe aos Seus Filhos Um Planeta Vivo” é o mote desta campanha.

O primeiro Panda (logo e símbolo da WWF) de recolha de donativos, produzido com o apoio do Banco Espírito Santo (BES), ficará localizado no Aeroporto Internacional de Lisboa na área de embarque, logo a seguir ao controle de passaportes; aí os viajantes poderão contribuir, com notas ou moedas de qualquer nacionalidade, para a causa da WWF no território português; o Panda, que segura nas mãos uma urna, apela ao contributo de todos os que querem deixar um Planeta Vivo às gerações futuras.

A actuar em Portugal desde 1995, a WWF promoveu em Março deste ano no nosso País a iniciativa “Hora do Planeta”, uma plataforma de luta global contra as alterações climáticas, apelando aos portugueses para apagarem as suas luzes por uma hora no dia 28 de Março, uma iniciativa que obteve uma participação recorde em todo o mundo (1,2 biliões de pessoas desligaram as suas luzes em mais de 4000 cidades, dos quais mais de 500.000 portugueses em 11 cidades nacionais).

Ângela Morgado, da WWF, apela “mais uma vez à participação de todos nesta campanha; o seu contributo é importante para ajudar a WWF a conservar a nossa floresta e a sua biodiversidade, a combater as alterações climáticas e a trabalhar para reduzir a pegada ecológica de Portugal, lutando por um Planeta Vivo; ao ajudar a WWF em Portugal, está a defender a nossa biodiversidade.”

Em Portugal, a WWF tem estado envolvida em vários projectos como: a constituição do Parque Natural do Vale do Guadiana (1995); a iniciativa “Cordão Verde para o Sul de Portugal” (1999); o Programa Sobreiro (2004), a Iniciativa Nacional FSC (Forest Stewardship Council) (2006); a Rede Ibérica de Comércio Florestal – GFTN Ibérica (2008); a Hora do Planeta (2009). Colabora também com empresas portuguesas que ajudam a WWF a atingir a sua missão no País.

Os Pandas da WWF estão espalhados um pouco por todo o mundo em vários aeroportos internacionais de cidades como Frankfurt, Madrid, Paris, entre outras.
Retirado de:

quinta-feira, 25 de junho de 2009

MORRE LENTAMENTE

Morre lentamente quem não viaja; quem não lê; quem não ouve música; quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente quem destrói o seu amor próprio, quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajectos, quem não muda de marca, quem não se arrisca a vestir uma nova cor, ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem evita uma paixão; quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos sem bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás dum sonho, quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou chuva incessante.

Morre lentamente quem abandona um projecto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples facto de respirar

Pablo Neruda

Retirado de:
http://reikiyom.blogspot.com/2007_03_18_archive.html

domingo, 21 de junho de 2009

PIRATAS ECOLÓGICOS

'Piratas ecológicos' no Discovery

02 Junho 2009

Série documental mostra expedição de três meses em águas da Antárctica.

O Discovery Channel estreia amanhã, às 22.10, a série documental Piratas Ecológicos que acompanha uma equipa da Sea Shepherd Conservation Society numa expedição que durou três meses nas águas geladas da Antárctica. Destruir e neutralizar barcos de pesca, atrapalhar o processamento das carcaças das baleias e mesmo meter-se em guerras físicas são algumas das estratégias utilizadas por este grupo que luta pela erradicação da caça à baleia.

Todas as quartas-feiras às 22.10 h. no DISCOVERY CHANNEL.

Retirado de:
http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1251146&seccao=Media

sexta-feira, 19 de junho de 2009

VAMOS CORRER PELA CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES AMEAÇADAS

Filipa Alves (19-06-09)
O Fórum Florestal anunciou uma iniciativa que pretende sensibilizar a população para os efeitos das alterações climáticas e a importância da gestão florestal na conservação de espécies ameaçadas.

A “CorrAC – Corrida pela mitigação das Alterações Climáticas e preservação da biodiversidade” engloba três corridas que irão ter lugar em diferentes pontos do país entre Agosto e Outubro, cada uma associada a uma espécie animal ou vegetal ameaçada no nosso país. O objectivo é alertar a Sociedade para a importância da gestão florestal e sua certificação na manutenção e preservação do habitat de espécies protegidas, promovendo assim a sua conservação.

Anunciada simbolicamente no Dia Mundial da Luta contra a Desertificação e a Seca através da divulgação de um postal digital e da criação de um blog próprio, a iniciativa decorrerá sob o mote “Contribua para a reabilitação do habitat de espécies protegidas em Portugal, numa acção livre de emissões de carbono e cheia de energia!”.

Trata-se de uma acção do Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa - co-organizada pela União das Associações Florestais do Algarve, a Comissão Florestal do Nerga e o Fórum da União Florestal do Norte.

Conheça detalhes desta Iniciativa visitando o blog
Fonte: Fórum Florestal
Retirado de:

quarta-feira, 17 de junho de 2009

WWF lança petição on-line pela instituição do

DIA DA ÁGUIA EM PORTUGAL
WWF (17-06-09)

A WWF lançou uma petição online pela instituição do Dia da Águia em Portugal com vista a alertar para a precária situação da Águia Imperial no nosso país. Depois de reunidas as assinaturas necessárias, a petição será entregue na Assembleia da República.

A petição intitulada “Sobre a Águia Imperial” está disponível on-line no link
http://www.PetitionOnline.com/AI2009/petition.html e qualquer cidadão a pode assinar.

A organização global de conservação da natureza faz um apelo a todos os portugueses para aderirem a esta causa e assinarem a petição, como forma de mostrar que estão preocupados com a extinção desta espécie, que podem contribuir para a sua conservação e que querem medidas efectivas de protecção do seu habitat natural.

A WWF pretende, desta forma, alertar os portugueses para o perigo de extinção da Águia Imperial (Aquila adalberti) no nosso País, sublinhando a importância da protecção do seu habitat natural que são as áreas de montado de sobro e azinho.

Para alcançar o objectivo de conservação desta espécie em Portugal, a WWF trabalha na conservação da floresta Portuguesa e da sua biodiversidade, em particular na preservação do sobreiro, uma árvore característica da floresta mediterrânica e habitat natural de espécies emblemáticas e ameaçadas como a Águia Imperial, o Lince Ibérico, entre outras; a WWF desenvolve ainda campanhas de sensibilização da opinião pública (como a acção Dia da Águia, criada em parceria com o Sport Lisboa e Benfica e que este ano em Abril teve a sua segunda edição), que visam alertar para o perigo de extinção da Águia-Imperial no nosso País.

A WWF considera que “esta é uma iniciativa que alerta as pessoas para a importância da nossa floresta e da sua conservação. A degradação dos nossos recursos naturais pode resultar no desaparecimento de algumas espécies emblemáticas, como a Águia Imperial. Estamos a pedir aos portugueses que se tornem parte activa de um movimento de protecção da Águia Imperial, para isso basta que assinem a petição, lançando um voto de protecção do habitat da águia imperial”.
Retirado de:

terça-feira, 16 de junho de 2009

SIGUR RÓS NO SEU MELHOR

NÃO "H"À EXCLUSÃO

Banda de Islândia com um excelente tema. Com uma encenação simplesmente genial.

Retirado de:
http://www.sigur-ros.co.uk/band/disco/agaetis-svefn.php
http://www.sigur-ros.co.uk/band/disco/takk-glosoli.php

sábado, 13 de junho de 2009

"HOME"

20% DA POPULAÇÃO CONSOME 80% DOS RECURSOS MUNDIAIS.

SEJAMOS CONSUMIDORES RESPONSÁVEIS. CUIDEMOS E AUMENTEMOS ESSES RECURSOS.

SÓ DEPENDE DE NÓS O QUE PODEREMOS ESCREVER A SEGUIR...JUNTOS!!!

Visualize o seguinte filme, IMPERDÍVEL, que poderá ser visto até dia 14 de Junho de 2009 no Youtube:
http://www.youtube.com/homeproject

"YOUR PLANET NEEDS YOU"

quarta-feira, 10 de junho de 2009

MEDITERRÂNEO:

PORTUGAL É O PAÍS QUE MAIS ÁGUA CONSOME POR ANO

Portugal é o país do Mediterrâneo que mais água consome anualmente, com 1.212 metros cúbicos por habitante, revela um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) hoje divulgado.

De acordo com o WWF, depois de Portugal é Espanha que mais consome água (870 metros cúbicos por habitante), seguindo-se Itália (772), Grécia (708), França (667) e Turquia (534).

O WWF adverte que a cultura de regadio é a principal responsável pela falta de água em Portugal e nos restantes países do Mediterrâneo.

O estudo indica que a área destinada à agricultura de regadio no Mediterrâneo duplicou nos últimos 40 anos e absorve cerca de 65% do total da água consumida nesses países.

A WWF adverte igualmente que «secas mais frequentes e mais prejudiciais» são esperadas no Mediterrâneo, onde podem tornar-se «crónicas».

A seca de 2005 atingiu «particularmente» Espanha e Portugal e este ano também deve ter um «significativo impacto» nestes dois países do sul da Europa, bem como em França e Itália.

«É previsível um forte aumento da frequência e dos danos causados pelas secas em toda a costa do Mediterrâneo, especialmente nas zonas onde mais se pratica a agricultura de regadio, que se tornou o maior consumidor de água na região», destaca o estudo divulgado hoje em Genebra.

Segundo o WWF, choveu menos 20% nos últimos 50 anos, enquanto a procura da água duplicou, principalmente em França, Turquia e Síria.

O relatório adianta que o custo da seca para a Europa, em 2003, traduziu-se em 11 mil milhões de euros e na perda de 40 mil vidas de animais, metade das quais só em Itália.

No Verão de 2005, Portugal perdeu devido à falta de água cerca de 60 por cento da produção de trigo e 80 por cento de milho, destaca ainda o WWF.

Retirado de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=235953&page=0

terça-feira, 9 de junho de 2009

PRIMEIRO PARQUE DE CAMPISMO ECOLÓGICO PORTUGUÊS ABRIU HOJE NO LITORAL ALENTEJANO

Odemira, Beja, 09 Jun (Lusa) -- O primeiro parque de campismo ecológico português, cujas edificações em madeira foram construídas com pinho de florestas certificadas, abriu hoje perto de Zambujeira do Mar, no litoral alentejano, após um investimento de cerca de 25 milhões de euros.

O Zmar - Eco Camping Resort, "único em Portugal e, pela dimensão, provavelmente na Europa", abriu hoje com uma taxa de ocupação das unidades de alojamento complementar ("chalets" e hotelmóvel) de 15 por cento, prevendo atingir os 65 por cento durante os próximos dois dias feriados e fim-de-semana.

O parque de cinco estrelas, que abriu já com 21.010 reservas até finais de Agosto, ocupa 81 hectares a pouco mais de 10 quilómetros da localidade de Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, e tem capacidade para alojar quase três mil pessoas.
Retirado de:

segunda-feira, 1 de junho de 2009

SUGESTÕES PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Dia da Criança: sugestões para programas diferentes

Jardim Zoológico

O Dia da Criança vai ser festejado no
Zoo com muita animação e algumas surpresas! A 31 de Maio, o Noddy vai regressar ao JZ com a sua amiga Ursa Teresa. Estas simpáticas personagens vão alegrar a pequenada na Baía dos Golfinhos às 11h, 15h e 17h. Entre os espectáculos, o Noddy e a Ursa Teresa vão mimar os mais pequenos no parque. Este vai ser um dia cheio de cor, alegria e animação!
No dia 1 de Junho, a Fundação Luís Figo juntou-se ao Jardim Zoológico para comemorar esta data tão especial - o Dia Mundial da Criança. A estrela do futebol estará presente no Parque a partir das 17h00 para realizar uma sessão de autógrafos para todos os visitantes. A Fundação convidou ainda diversas Instituições de Solidariedade Social para que as crianças possam assistir ao espectáculo dos Golfinhos, que será realizado às 18h00.
Ainda no dia 1 de Junho, o Gombby, o padeiro mais famoso da Ilha Verde, vai estar no JZ a partir das 10h para cumprimentar e oferecer uma lembrança a todas as crianças que entrarem no Parque!
Mas celebrar o Dia da Criança é também assumir um compromisso com o futuro educando as novas gerações. Assim, o JZ permite que as crianças a conheçam de perto algumas espécies, deixando-as entrar no fantástico mundo animal, e alertando para sua preservação.


Aulas de Yoga

Nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, ao Federação Lusa do Yoga e a Associação Lusa do Yoga associação à comemoração deste dia, proporcionando demonstrações do Yoga Avançado e Aulas gartuitas do Yoga Sámkhya para Crianças. Estas demonstrações terão lugar no Coreto, em horários pré-definidos: no dia 31 de Maio, irão decorrer às 10h, às 14h e às 16h e no dia 1 de Junho, às 12h e às 16h.
Serão ainda distribuídos vales com a oferta de aulas do Yoga Sámkhya em diversos Centros da Yoga da Federação Lusa do Yoga/Associação Lusa do Yoga.


Plantar uma árvore

Todos os anos, ao festejar o Dia da Criança, em 1 de Junho, celebra-se a inocência da infância. Este ano, é possível reforçar essa esperança e estendê-la a toda a natureza, dedicando, pelo menos, uma árvore, no Parque Natural de Sintra-Cascais a uma criança.

Para isso, basta ir a
http://www.cascaisnatura.org/
, navegar por "Oxigénio" e "Dedique", escolher uma opção (uma árvore, 8€; cinco árvores, 30€; e dez árvores, 50€). Depois de preencher os campos e pagar, o autor da oferta receberá um kit com o certificado, um postal e indicação do local em que foi plantada a árvore dedicada, que pode oferecer à própria criança em nome de quem será dado mais um passo na longa roda da natureza.

Retirado de:
http://activa.aeiou.pt/artigo.aspx?channelid=D00EF62C-A1C6-4E01-BC43-5FFEB8969838&contentid=C8A711D3-598C-45FA-B8A9-6E19EA5D8635