quarta-feira, 31 de março de 2010

PRESERVATIVOS

PODEM CONTRIBUIR PARA CONSERVAR A FLORESTA TROPICAL NO BRASIL
Filipa Alves (31-03-10)

O governo do Brasil, o maior consumidor de preservativos no mundo, tem em marcha um projecto para fabricar preservativos de borracha natural produzida a partir de látex obtido de forma sustentável de uma reserva, que deste modo adquire importância económica, reduzindo os incentivos à desflorestação.
No âmbito do seu programa de luta contra a SIDA o governo do Brasil aposta na prevenção, nomeadamente através do uso de preservativos que fornece gratuitamente. Com efeito, na “cesta básica” que é distribuída às pessoas com baixo rendimento são incluídos preservativos que cumprem também a função de incentivar o planeamento familiar.

Globalmente o governo brasileiro é o maior consumidor de preservativos, importando mais de um bilião de unidades anualmente, produzidas com borracha sintética. De forma a reduzir a dependência na importação o estado Brasileiro pôs em marcha um projecto que, para além reduzir a necessidade de importação de preservativos, pode constituir um importante contributo para a conservação das florestas tropicais nacionais.

O programa passa pelo restabelecimento de uma prática que em tempos trouxe ao Brasil muita prosperidade – a produção de borracha natural a partir do látex extraído das árvores na Amazónia – e que mais tarde foi abandonada devido ao aparecimento de borracha sintética, cujos custos de produção são inferiores.

Com efeito, foi aberta uma fábrica no estado de Acre que permitirá produzir 100 milhões de preservativos anualmente a partir de látex obtido de uma reserva florestal de forma sustentável. Esta actividade resultará na criação de emprego na região, gerando sustento para 550 famílias e reduzindo simultaneamente os incentivos à desflorestação, contribuindo assim para a conservação das florestas.

O esquema está a actualmente a ser reproduzido por empresas para a produção de sacos de supermercado e malas de senhora que são colocadas no mercado com a indicação no rótulo de que são fabricadas a partir de borracha sustentável. Uma destas empresas é a Treetap que detém uma patente de látex, que certifica que os seus produtos são de “comércio justo” e que se gaba de ter colocado a preservação da florestal tropical no cerne da sua política de negócios.

Fonte: www.guardian.co.uk

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=17270&bl=1

segunda-feira, 15 de março de 2010

«LIMPAR PORTUGAL»

MOBILIZA MAIS DE TRÊS MIL PESSOAS DIA 20
sexta-feira, 12 de Março de 2010 15:08
Mais de três mil alunos e colaboradores das escolas do Turismo de Portugal associaram-se ao projecto «Limpar Portugal», integrando as acções previstas para o dia 20 de Março em todo o país.

Estão a ser mobilizados para actuar nos respectivos concelhos os 2800 alunos que frequentam as 17 escolas do Instituto e os colaboradores do Turismo de Portugal.

O projecto estava inicialmente voltado para a limpeza dos espaços florestais mas veio a estender-se às zonas urbanas.

A iniciativa «Limpar» nasceu na Es´tonia, em 2008, e foi «importada» por dois cidadãos bracarenses. Rapidamente ganhou aderência e hoje reúne mais de 500 parceiros e 60 mil voluntários inscritos, tendo já identificado mais de 10 mil áreas de actuação.

Retirado de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=440054

segunda-feira, 8 de março de 2010

ENCONTRADA ESPÉCIE DE RÃ QUE SE TEMIA EXTINTA

Filipa Alves (08-03-10)
A colónia tinha sido localizada em 2008 no estado de Nova Gales do Sul, mas a identidade da espécie apenas foi confirmada agora. Trata-se de uma rã que tinha sido observada pela última vez em 1973.
Os Anfíbios constituem o grupo de vertebrados mais ameaçado, com cerca de 6000 espécies em risco de extinção segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza. Na Austrália há pelo menos doze espécies “Criticamente em Perigo”, mas provavelmente este número é uma subestimação, já que ainda há espécies a ser descobertas e descritas pela primeira vez.

Assim, a redescoberta de uma espécie que se pensava extinta é motivo de celebração, que é o que acontece nestes dias no estado australiano de Nova Gales do Sul, onde foi encontrada uma colónia de uma espécie cujo último registo no meio silvestre datava de 1973.

A Litoria castanea é uma espécie de rã arborícola que ocorre em zonas elevadas, com o estatuto de “Em Perigo” a nível nacional e “Criticamente em Perigo” em Nova Gales do Sul, ameaçada pela perda e alteração de habitat, pela predação por espécies exóticas e pelo fungo da quitridiomicose.

A colónia tinha sido localizada em 2008, mas a confirmação da identidade da espécie apenas aconteceu recentemente. Para além da preservação do local há agora planos para iniciar um projecto de reprodução em cativeiro no Zoo de Taronga, em Sidney, para futuras reintroduções.
Fontes: news.bbc.co.uk e www.threatenedspecies.environment.nsw.gov.au

Leituras Adicionais
Causas do declínio global dos anfíbios
Conferência internacional sobre Ecologia e Conservação de Anfíbios
Revelado o mecanismo de actuação de fungo que ameaça populações de anfíbios
Lançada nova iniciativa a nível internacional para salvar os Anfíbios da Extinção
O herbicida mais utilizado a nível mundial pode estar a contribuir para o declínio dos Anfíbios

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=16291&bl=1