terça-feira, 16 de novembro de 2010

PLANTAR PORTUGAL:

Semana Nacional da Reflorestação soma adeptos para plantar mais de 100 mil árvores
16 de Novembro de 2010, 09:00

Lisboa, 16 nov (Lusa) - Cerca de 60 municípios estão já associados à Semana Nacional da Reflorestação, uma iniciativa promovida por um movimento cívico que decorre entre os dias 23 e 28 e promete plantar pelo país milhares de árvores, cidadania e sustentabilidade.

Segundo Hélio Lopes, da coordenação nacional do movimento sem fins lucrativos "Plantar Portugal", o objetivo é distribuir mais de 100 mil árvores por vários tipos de espaços, como áreas florestais (alguma atingidas por incêndios), baldios, zonas ribeirinhas, parques, jardins ou escolas.

De forma simbólica, a semana arranca no Dia da Floresta Mediterrânica com a plantação de uma árvore autóctone no centro geodésico de Portugal, no concelho de Vila do Rei, para se espalhar depois ao restante território continental e às ilhas.

Retirado de:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11774193.html

terça-feira, 9 de novembro de 2010

MATERIAL "CORALINO"

PRODUZIDO POR PROTOCÉLULAS PODE SER SOLUÇÃO DE CONSTRUÇÃO "VERDE"
Filipa Alves (08-11-10)


Uma equipa internacional de cientistas está a testar um material inovador produzido por protocélulas e que envolve o consumo de carbono do meio, apresentando-se como solução de construção “verde” com grande potencial.


Cientistas ingleses da Universidade de Greenwich e da University College London estão actualmente a colaborar com colegas das Universidades de Glasgow e do Sul da Dinamarca na produção de algo inovador.

Os investigadores usam protocélulas, que não são mais que pequenas gotas de óleo suspensas em água que, através de reacções químicas, se comportam como pequenos microorganismos.

Estas células são capazes de produzir uma substância sólida através da captura de carbono da matriz de água, precipitando-o criando um revestimento do qual acabam por se libertar, o que, realizado a grande escala poderia permitir produzir um novo material "coralino" com grande potencial na área da construção.

Este material poderia ser a solução ideal para o problema da falta de estabilidade da cidade de Veneza e seria uma alternativa de construção “verde” na medida que a sua produção envolve a captação de CO2.

Um exemplo desta tecnologia inovadora está em exposição na Bienal de Veneza 2010. Com efeito, o Pavilhão Canadiano criado para este evento recorre a protocélulas para produzir materiais sólidos aproveitando o carbono produzido pela respiração dos visitantes.

Fonte: www.gizmag.com

Leituras Adicionais

Abrigo de Cortiça desenhado por um português vence competição internacional

Construção de um dos arranha-céus mais "verdes" do mundo aproxima-se do fim

Pavilhão de Portugal revestido de cortiça na Expo Xangai vence “Prémio de Design”

Documentos Recomendados

Virtual Reality Technology Applied on the Visual Simulation of Construction Activities

Field Guide for Sustainable Construction


Retirado de:
https://mail.google.com/mail/?shva=1#inbox