sexta-feira, 31 de outubro de 2008

NOVA ECONOMIA? OS VIZINHOS. A PARTILHA.

"Crise pior que 1929." "A pior crise de todas." "O pior está para vir." "Ninguém ficará imune a esta crise." "Esta crise atingirá a todos."

Palavras.
A força da palavra. "O verbo se faz carne."
A palavra crise está na boca e pensamento de todos, infelizmente. Muitos de nós passamos dificuldades, imensas dificuldades. Uns não têm dinheiro para pagar as suas casas, outros para pagar seus automóveis, outros para pagar ambos, outros nem dinheiro têm para comer, para sobreviver.

Mas não quero ser um dos muitos, ou dos poucos, que quer dar valor à palavra crise. Porque estamos a dar valor a essa palavra e a essa condição.
Temos sempre de pensar POSITIVO, SEMPRE!!!
Embora hoje possamos ter muitas posses, amanhã, ou até daqui a umas horas podemos estar sem nada. Sem nada.
Todas as condições são possíveis.

Lembrem-se Jesus Cristo (filho directo de Deus), teve de passar por tanto, por tantas tribulações, por condições muito inferiores às que hoje nos são possíveis de desfrutar. E...andou sempre de cabeça levantada, com um sorriso e dando força aos mais pobres espiritualmente e financeiramente. E todos (ou quase todos), compreenderam a Sua Mensagem, a Sua Palavra.
O que me leva a perguntar:
Será que nos estamos a afastar da Sua Palavra?
Da Sua Mensagem?
Não defendo qualquer religião. Não defendo qualquer credo. Porque acredito que Deus existe e que Deus é tudo e está em todas as coisas e religiões. Em todas as pessoas, em todos os irmãos. Todas as religiões têm um valor grandioso nas comunidades porque todas elas ajudam a encontrar o caminho para Deus.

Não me alongando mais, vou agora directo à questão desta mensagem: NOVA ECONOMIA? OS VIZINHOS. A PARTILHA.
Vivemos numa época em que nos alheamos e nos afastamos de tudo e de todos. Perdemos o caminho espiritual para o caminho material. Perdemo-nos, por desconfiança, quando nos tentaram estender a mão para nos ajudar e não a aceitamos. LEMBREM-SE: SOMOS TODOS IRMÃOS. TODOS FILHOS DE UM SER SUPERIOR MUITO BELO. Apenas nos esquecemos disso. Muitas vezes.

A nova economia não passará pela partilha? Pela ajuda aos nossos mais próximos? No caso vizinhos. Pela a ajuda aos nossos familiares? Que menos possibilidades têm? Que nem têm nada para comer?

Talvez o futuro seja assim. Mas é apenas um talvez. Mas não seria bom? Viver em comunidade? Viver sem dinheiro? Sem preocupações? Apenas tendo a preocupação em ajudar o próximo? Em cultivar alimentos para sobrevivermos? Com a interajuda? Com a partilha?
Acho que seria bastante agradável. Porque todos nós temos de estar preparados para tudo. Preparados para dar e receber o fruto cultivado pelo nosso irmão. Onde todos dão força às palavras: SOLIDARIEDADE e INTERAJUDA.

Deus deu a Terra ao Homem para a cultivar e a respeitar. E o que fazemos? Destruímo-la. Nem queremos saber o que gastamos e como o gastamos. Com o que consumimos. Com a falta de respeito pelas gerações futuras. Onde não temos noção que todos os recursos naturais podem um dia acabar. ACABAR PARA SEMPRE.

E por este motivo há que respeitar a TERRA, A NOSSA PRIMEIRA CASA, O NOSSO PLANETA.
Eduquemos os nossos filhos para isso. Para aproveitar a água da chuva e da banheira para o uso no WC, ao invés das descargas do autoclismo. A não lavar os carros e terraços todos os fins de semana, nem de mês a mês. Educar a desligar a luz e a desligar os electrodomésticos com luz de stand by das tomadas eléctricas. A utilizar pilhas ou velas para ir ao WC. A abrir o frigorífico o menos vezes possível ao dia.
Porque não? Criemos e inventemos formas de poupar, no orçamento, e de poupar o nosso ambiente, para deixar um mundo melhor para as próximas gerações...

NÓS ORGULHOSAMENTE PORTUGUESES, SOMOS CAPAZES DE MUITO UNS PELOS OUTROS. E NUNCA DEVEMOS PERDER A ESPERANÇA QUE TUDO O QUE DE PIOR ESTÁ A ACONTECER HOJE, TRARÁ UM FUTURO BASTANTE MELHOR PARA TODOS.

QUE SE FAÇAM MANIFESTAÇÕES A FAVOR DA PAZ E NÃO CONTRA A GUERRA. Como exprimia a irmã Madre Teresa de Calcutá, que abdicou de tudo para ajudar os mais necessitados. Como S. Francisco de Assis.

Que todos tenham um Santo Dia dos Fiéis.
Saudações!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

MEIA AMAZÓNIA NÃO!

"Existe um projecto lei que vai acelerar a destruição da Amazónia.

A floresta é responsável pela maioria das chuvas que abastecem o Sul e o Sudeste, garantindo ao país uma grande vantagem na produção agrícola e na geração de energia. Inclusive a que chega a sua casa.

Cada vez que uma árvore na Amazónia é derrubada, este património fica ameaçado.

O PROBLEMA É SÉRIO E VOCÊ PODE AJUDAR A IMPEDIR."
Assine contra:
http://meiaamazonianao.org.br/

E conquista uma folha para ti.

Retirado de:
http://www.greenpeace.org/brasil/

CRIAR BOSQUES 2008

Neste site podemos visualizar o "compromisso" da Querqus e da Earth Condominium: "Cuidar das partes comuns: Criar Bosques, conservar a Biodiversidade".

Muito interessante, não deixe de visualizar este site (pf clique no link):

Retirado de:
http://www.condominiodaterra.org/port/cuidar2008_2012.pdf

domingo, 26 de outubro de 2008

OS SEM ABRIGO - Mais por Aqueles que mais necessitam

Olhamos para eles e sentimo-nos incomodados.
Incomodados e impotentes.

Podemos aliviar a consciência com uma moeda.
Ou com comida.

Ficamos aliviados mas não curados.
Há qualquer coisa que continua a roer por dentro.

A culpa não é nossa.
Individualmente.
Se calhar nem deles.
Individualmente.

É bom que nos sintamos incomodados.
Será ainda melhor se fizermos alguma coisa.
Alguma coisa significativa.
Alguma coisa que os alivie.

E também alguma coisa que evite o aparecimento de outros como eles (eventualmente nós próprios).

Retirado de:
http://semabrigo.no.sapo.pt/

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

LISTA VERMELHA DE BOLSO: LEVE-A SEMPRE CONSIGO

GREENPEACE
Lista vermelha

"Como saber quais os peixes que deves evitar quando fores ao supermercado? A Greenpeace pede que evites comprar as 15 espécies da sua lista vermelha, pois estão ameaçadas de extinção ou são capturadas com técnicas que devastam o meio ambiente marinho. Agora podes imprimir a lista a partir do nosso website, colocá-la no bolso ou na carteira e tê-la sempre à mão para fazeres compras conscientes. Clica aqui para fazer o download http://www.greenpeace.org/portugal/participa/lista-vermelha-de-bolso?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=out2008."

OS CONSUMIDORES TÊM DE SER ALERTADOS

"Vamos alertar os consumidores que fazem compras nos supermercados da Sonae (Continente, Modelo e Modelo Bonjour), que muito do peixe que aí se vende está ameaçado de extinção, é proveniente de stocks sobreexplorados e/ou capturado com técnicas de pesca que destroem a vida nos mares e oceanos. Os supermercados da Sonae ficaram em último lugar no ranking de supermercados da Greenpeace e continuam sem adoptar uma política de compra e venda de peixe sustentável. Precisamos por isso de mostrar que não seguimos o seu exemplo e que vamos por mãos à obra e passar a mensagem aos consumidores!
É muito fácil participar: faz o download do folheto no nosso site, imprime algumas cópias e distribui nos carrinhos/cestos dos supermercados da Sonae."


Voluntários portugueses entram em acção:

"Os supermercados continuam a não informar devidamente os consumidores sobre o peixe que vendem, por os isso os nossos voluntários vão ajudá-los.
No proximo sábado 3 grupos de voluntários da Greenpeace vão estar em frente a supermercados de Lisboa para explicar aos consumidores a responsabilidade que as grandes superfícies têm na destruição dos oceanos, e o papel que estas podem ter na sua recuperação. Brevemente iremos publicar notícias sobre esta actividade no nosso site e também no blogue. Não deixes de acompanhar!"


Retirado de:
http://www.greenpeace.org/portugal/

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

EXTINÇÃO AMEAÇA METADE DAS ESPÉCIES

"Biologia. Estudo sobre as pradarias mostra que estamos na sexta vaga de extinções maciças e tenta identificar os animais e plantas cujo desaparecimento deve ser evitado.

A Terra está a viver o sexto evento de extinções maciças de espécies, devido à actividade humana, e as equipas científicas tentam perceber quais as que devem ser salvas. Calcula-se que metade das espécies animais e botânicas poderão desaparecer num espaço de tempo relativamente curto, inferior a cem anos. Esta estimativa diz apenas respeito às espécies identificadas, pois em relação ao resto ninguém sabe.

Um grupo de biólogos da Universidade da Califórnia de Santa Bárbara está a identificar as plantas e animais cuja singularidade genética implica maior perda, em caso de extinção. O estudo sobre os ecossistemas das pradarias foi agora divulgado em Proceedings of the National Academy of Sciences, uma publicação especializada.

Segundo a teoria hoje em dia mais aceite, a quinta extinção em massa ocorreu há 65 milhões de anos, devido a um impacto de um meteorito. A catástrofe terá sido de tal magnitude que se seguiu um inverno provocado por uma massa de nuvens e detritos, que se prolongou durante anos, ou até décadas.

Em resultado deste acontecimento, desapareceram os dinossauros, entre outros animais, cuja extinção permitiu a ascensão dos mamíferos e, consequentemente, dos primatas. Sem estes acontecimentos, os seres humanos não existiriam.

Apesar da importância potencial da situação que estamos a viver (a sexta extinção em massa de espécies), há ainda muito para perceber sobre o fenómeno. Por exemplo, algumas espécies têm maior impacto no ecossistema do que outras. "Precisamos de saber quais são as espécies mais importantes", explica um dos autores deste estudo. Por outro lado, a perda de um animal ou planta sem "parentes" próximos pode ser mais devastadora do que o desaparecimento de uma espécie com outras relacionadas. Aqui, está em causa, a perda da diversidade genética. No caso deste estudo, a conclusão é de que as pradarias estudadas são mais prejudicadas quando desaparecem as espécies geneticamente únicas.

Entre os animais em perigo, a nível mundial, estão uma em cada oito aves do mundo, por exemplo, além de numerosos peixes e mamíferos, incluindo primatas geneticamente próximos dos seres humanos."

Retirado de:
http://dn.sapo.pt/2008/10/23/ciencia/extincao_ameaca_metade_especies.html

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ENTRA EM ACÇÃO PARA RECUPERAR OS OCEANOS!

VAMOS TODOS ASSINAR A PETIÇÃO INTERNACIONAL!

"Se queremos peixe amanhã, necessitamos de reservas marinhas hoje. Se queremos baleias amanhã, necessitamos de reservas marinhas já. Se queremos parar com a pesca de arrastão, necessitamos de reservas marinhas já. Para termos oceanos saudáveis - Necessitamos de reservas marinhas já.
Existem provas científicas de que uma rede em larga escala de reservas marinhas é a chave para proteger as espécies ameaçadas e seus habitats. A sua criação pode inverter o declínio dos stocks de peixe e recuperar os nossos oceanos.


A Greenpeace tem como objectivo a definição de 40 por cento dos oceanos do planeta como zonas intactas. A criação destas áreas protegidas é fundamental para a sobrevivência de tubarões, atuns, baleias e outras espécies em vias de extinção."

Assina a petição e ajuda a convencer os governos e as Nações Unidas da necessidade de proteger os oceanos, através da criação de reservas marinhas.
http://www.greenpeace.org/portugal/participa/peticao-reservas-marinhas

Retirado de:
http://www.greenpeace.org/portugal/

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A LEI DA HARMONIA E COMO CRIAR A PAZ INFINITA!

A lei universal da harmonia é um principal baseado em unifying, com o aquele do mundo, os animais, os povos e o nosso espírito. É uma lei natural que seja aterrada no amor e no respeito para se.

Há as leis do homem que criaram o desequilíbrio em muitas de nossas vidas e esta foi refletida no mundo, e dos nossos arredors e está a causa da discordância com outra e aquela da natureza. Você vê que nós verdadeiramente manifestamos na realidade nossos pensamentos mais dominantes, e com focalizar na competição, no greed e no selfishness nós criamos coletivamente um desequilíbrio no mundo e no universo.

Mas a notícia boa é ele pode ser invertida, e porque nós nos tornamos mais cientes, mais educado e mais em alinhamento com a lei da harmonia que o mundo começará a melhorar na harmonia com nossos pensamentos conscious da paz, do amor e da unidade.

O meaning da palavra “harmonia” pode ser definido como um estado do contrapeso e da igualdade, onde as unidades separadas da energia trabalham junto para dar forma a um estado do oneness e da paz. Conseqüentemente se nós trabalharmos consciously para pensar harmoniously e agir então, nós diminuiremos essencialmente os conflitos, o discord, a discordância e a doença no mundo, porque onde há uma harmonia lá não está nenhuma discordância.

A única maneira que nós podemos começar a rolar a esfera da harmonia no mundo é pensando e vivendo na harmonia com nos. Está realizando que absolutamente tudo responde ao amor, ao tenderness e à apreciação. Para estar na harmonia com nos, nós devemos primeiramente amar e apreciar quem nós somos, sejamos encarregado e nos dirijamos no tipo. Quando nós não pudermos gostar de todas as coisas que nós nos manifestamos, nós necessitamos as amar e as tratar com o respeito, porque agindo de outra maneira e bater-se acima sobre eles estaria criando uma discordância em nossas vidas.Isto cría por sua vez a discordância na energia em torno de nós e todos e tudo mais serão fora da harmonia também. E realiza-se nas épocas como estes que nós necessitamos retardar para baixo, olhamos, escutamos e aprendemos de o que nós nos estamos projetando e começamos a harmonia dentro de nos a trazer para trás o contrapeso.

Quando nós resistimos nossas criações nós somos certamente fora da harmonia com o mundo. Porque o que nós manifestamos de nossa energia do pensamento, no reino do actualization material são as circunstâncias exteriores nós necessitamos enfrentar para aprender e crescer. Alguns dos manifestations exteriores não são agradáveis e é importante saber que estas criações não estão aqui nos punir, mas rather nós tendemos a punir-se por causa deles. As lições a aprender de tais situações estão aquela em alguma maneira que nós trouxemos uma energia disharmonious em nossas vidas e nós ourselves somos fora da harmonia.

Está aqui uma lista das áreas afetadas não estando na harmonia:
1. Sentimentos - quando estes forem fora da harmonia que nosso plexus solar pode ser afetado.

2. O amor é afetado trabalhando em nosso chakra do coração
(em torno de uma região do coração).

3. Compreensão - se nós não compreendermos que algo pode afetar nossa mente
(nosso terceiro olho Chakra).

Assim nossos self e circunstância físicos são afetados prender em nossos próprios self-denials, e resistência e falta do recognition. Nós somos quem nós somos e quem nós somos necessidades nenhumas desculpas e não requeremos nenhuma explanação.

É possível viver conjuntamente com a lei da harmonia, e a maneira que nós fazemos este é praticando a lei do non-julgamento que lhe ajudará ser mais intuitively e inspirationally ciente, nós pode então olhar realìstica e constructively nas situações nós criamos.

Nós necessitamos começar a ver nossas criações como nem bom ou mau, mas a energia rather neutra que nós manifestamos de algum modo de modo que nós pudéssemos aprender a lição que for emitida para nos ensinar quando aqui no plano da terra. A razão porque nós resistimos e negamos tais manifestations em nossas vidas somos porque nós não queremos ver nossos medos ou pensamentos mais profundos para se manifestar na realidade, assim que nós enterramos nossas cabeças na areia quando as faz e passa fora como “não há nada que eu poderia fazer sobre aquele.”

Se nós poderíamos aplicar nossa própria harmonia em outros mundos dos povos, no formulário de aplicar um equilibrado, loving e expressão non-judgemental para a outra criação dos povos de seu mundo, em vez de intensifying seu desequilíbrio com a piedade, sympathy e empathy, a seguir nós temos uma possibilidade distante melhor de balançar o mundo. Se entretanto nós aceitarmos imbalanced às vezes ações de outras em nosso mundo, nós intensify somente suas ações em seu próprio mundo. Assim essencialmente nossa própria necessidade da harmonia ser contrapeso primeiramente e foremost, então e somente pode então nós começa a manifestar os miracles de healing, ensinando e mostrando a outros como ser mais balançado e harmonious no seus próprios vive.

Uma vez que você torna a reunir o um espírito, energia ou deus que a força que nós somos toda a parte de e não tentamos se separar yourself do esse, a harmonia viverá dentro de você mais e você atrairá então e para inflamar a harmonia nos corações de outro, toda começa para dentro de você primeiramente.

Retirado de:
http://www.articlegarden.com/pt/Article/The-Law-of-Harmony----How-To-Create-Endless-Peace-/108998

domingo, 19 de outubro de 2008

GALÁXIA ANDROMEDA

A Gálaxia mais próxima da Via Láctea - A descoberta das Galáxias

Por volta do século XVIII vários astrônomos já haviam observado, entre as estrelas, a presença de corpos extensos e difusos, aos quais denominaram "nebulosas". Hoje sabemos que diferentes tipos de objetos estavam agrupados sob esse termo, a maioria pertencendo à nossa própria Galáxia: nuvens de gás iluminadas por estrelas dentro delas, cascas de gás ejectadas por estrelas em estágio final de evolução estelar, aglomerados de estrelas. Mas algumas nebulosas - as nebulosas espirais - eram galáxias individuais, como a nossa Via Láctea.
Retirado de:
http://astro.if.ufrgs.br/galax/

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

COMO VIVER SEM FAZER COMPRAS E SEM VENERAR O DEUS DINHEIRO?

Os nossos hábitos de fazer compras de forma desmedida ameaçam seriamente o planeta.

Todavia está em curso uma revolução silenciosa protagonizada por aqueles que, em vez de comprarem, preferem reciclar e partilhar. Aqueles que se empenham em viver sem o deus Dinheiro.

Trata-se provavelmente da mais recente revolução pacífica, aquela que está em curso em diversos países. Na verdade, mais do que discursos e teorias sobre as mudanças sociais, importa revolucionar atitudes e comportamentos e, com efeito, se o consumismo se traduz numa atitude que se funda num modelo económico ambientalmente insustentável, então comprar menos ou, pura e simplesmente, não comprar, são estratégias adequadas, mais directas e imediatas, para que as coisas mudem.

Foi com esta ideia que um grupo de residentes da baía da São Francisco (na Califórnia) decidiu unir esforços, depois de um animado debate interno nos finais de 2005, e tomaram a firme resolução entre si de nada comprarem ao longo do ano seguinte ( 2006).
Viveriam de forma simples, ajustando entre si as necessidades, efectuando trocas e intercâmbio de bens e serviços, e recorrendo em última instância, sempre que necessário, ao mercado de segunda mão para adquirir bens que não poderiam dispensar. O grupo era formado por professores, engenheiros, estudantes e alguns profissionais, e em breve, ganhou renome mundial graças à Internet, sob o nome de The Compact. A experiência constituiu um êxito, pelo que decidiram repetir a sua experiência de abstinência consumista no ano de 2007.

Actualmente contam com um blogue muito visitado e o seu newsgroup na Yahoo já tem 3.000 inscritos que trocam ideias e experiências como viver sem dinheiro e sem ir às compras.

Ler o texto completo e mais informações:http://pimentanegra.blogspot.com/ Dia sem compras - 24 de Novembro de 2007 -

Os países ricos consomem 80% dos recursosdo nosso planeta.

Retirado de:
http://gaia.org.pt/node/2659

sábado, 4 de outubro de 2008

CASAS ECOLÓGICAS

"Uma casa que, no lugar de tijolos, tem uma estrutura de bambus envolta em uma argamassa elaborada com raspas dessa planta e de pneus. Pode parecer inusitado, mas construções desse tipo já existem e podem ser até mais resistentes que as convencionais. Além das vantagens ecológicas, essas casas têm custo de produção reduzido e seu processo de construção é muito mais rápido.

O bambu, além de ser abundante no Brasil, tem resistência mecânica bastante elevada e, por isso, pôde ser usado na construção. Essa resistência foi comprovada com a realização de testes pelo Laboratório de Materiais da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O material já é utilizado em construções em vários países do mundo, como a Colômbia, a China, a Índia e alguns da África. Outra vantagem do bambu é que se trata de um material renovável e, quando podado, cresce de novo em um ritmo bastante acelerado.

O uso de pneus também contribui para o aspecto ecológico dessa nova argamassa. Por ser um material pouco degradável, seu destino após o descarte ainda é um problema. A possibilidade de reutilizá-lo na fabricação de casas poderia ajudar a solucionar a questão. Além disso, as raspas de pneu aumentam a quantidade de látex presente na argamassa. Assim, a nova casa se torna termoacústica, ou seja, não deixa passar muito barulho através de suas paredes ao mesmo tempo em que se mantém fresca quando a temperatura está quente ou aquecida quando a temperatura está fria. Outra propriedade do látex é tornar a argamassa hidrofóbica, isto é, dificilmente ela será atacada pela umidade e infiltração.

Para difundir a tecnologia, foram construídas duas casas de 50 m² para habitação no município de Três Rios (Rio de Janeiro) e uma em Maceió (Alagoas), com a ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A construção, que geralmente leva de três a quatro meses, durou apenas dez dias até sua finalização."

Retirado de:
http://soxhlet.blogspot.com/2007/02/casa-ecolgica.html