sábado, 31 de outubro de 2009

BLSTED MECHANISM PLANTARAM 4000 ÁRVORES NA ILHA DA LEZÍRIA GRANDE

31 de Outubro de 2009, 12:08

Cerca de uma centena de pessoas aderiu ontem ao desafio dos Blasted Mechanism que, associados ao Condomínio da Terra (uma associação com ligações à Quercus), e com o apoio da CP e da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, rumaram à Ilha da Lezíria Grande para plantar 4.000 árvores.

Retirado de:
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1027876.html

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

MAIA:

Fundação BioLogic@ promove curso de Biofruticultura no TECMAIA

2009-10-29 13:37:40 - Press Fundação BioLogic@

A Fundação BioLogic@ vai realizar no TECMAIA (Parque de Ciência e Tecnologia da Maia) vários cursos sobre diferentes produções em Modo de Produção Biológica, sendo o primeiro um curso de Biofruticultura, a realizar nos dias 31 de Outubro e 7 de Novembro.
Os objectivos destas acções são permitir aos cidadãos e aos proprietários agrícolas um conhecimento das técnicas de produção segundo o Modo de Produção Biológica, de modo a produzirem com qualidade, mas isentos de químicos; contribuir para a protecção do solo e dos lençóis freáticos pelas técnicas da Agricultura Biológica e pela não poluição; aumentar a biodiversidade e permitir que o cidadão possa produzir parte dos seus próprios alimentos.
O horário do curso é das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30. Os bilhetes custam 80 euros e 65 euros para os munícipes da Maia que façam prova de residência no concelho e para funcionários de empresas sedeadas no TECMAIA, local onde se encontra a sede da fundação.
Retirado de:

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

INSCRIÇÕES PARA FESTIVAL DOS JARDINS TERMINA HOJE

sexta-feira, 30 de Outubro de 2009 08:31

As inscrições para a sexta edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, um certame único em toda a Península Ibérica, terminam esta sexta-feira.

Segundo fonte municipal, as candidaturas estão abertas a todos os criadores, nomeadamente arquitectos, paisagistas, pintores, carpinteiros, administrativos ou profissionais de um outro ramo qualquer.

«Apenas é necessário que apresentem uma proposta criativa, original e inovadora», sublinhou a fonte da autarquia de Ponte de Lima.

«Kaos no Jardim» é o tema da edição 2010.

Retirado de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=418327

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

BLASTED MECHANISM PASSAM UM DIA COM OS FÃS NUMA MISSÃO ECOLÓGICA

No dia 30 de Outubro, os Blasted Mechanism convidam os fãs a passar o dia em Vila Franca de Xira. O motivo é a reflorestação da Ilha da Lezíria Grande, com 4000 árvores autóctones.

Os Blasted Mechanism vão actuar, pela primeira vez, no Coliseu de Lisboa, a 28 de Novembro. Antes, o grupo e o Condomínio da Terra (Quercus) oferecem uma árvore a quem comprar bilhete para o concerto até dia 29 de Outubro, que será plantada com o seu nome no dia seguinte.

Assim, na próxima sexta-feira o grupo parte da Gare do Oriente no “Blasted Train”, e todos os fãs podem inscrever-se para a viagem até Vala do Ruivo, na Ilha da Lezíria Grande, no meio do Tejo (informações e registo no site oficial da banda: www.blastedmechanism.com).

Os Blasted Mechanism planearam várias animações para o dia, que além da acção ecológica conta ainda uma conferência de imprensa onde serão anunciados detalhes relativos ao concerto.

Programa do dia:

10h30 - partida estação Gare do Oriente
Viagem no “Blasted Train” (cedido pela CP)

12h00 - Chegada
Plantação das 4000 árvores

13h00 - Almoço com lancheiras à moda ribatejana (daquelas embrulhadas num pano e levadas ao ombro)

14h00 - Conferência de Imprensa com a banda

16h30 - regresso a Lisboa no “Blasted Train

Retirado de:

http://noticias.sapo.pt/especial/blastedmechanism//2009/10/23/blasted_mechanism_passam_um_dia_/index.html


LOBO-IBÉRICO CAÇA PRÉMIO MUNDIAL DE FOTOGRAFIA

por BRUNO ABREU
Hoje

Um lobo-ibérico foi a grande estrela dos prémios fotográficos Veolia Environment Wildlife, entregues pela BBC e Museu Nacional de História Natural de Inglaterra.

Esta espécie, que habita o Norte de Portugal e de Espanha, foi captada num momento de caça, mas sem sangue. Aves lutadoras, gatos ciumentos e insectos solitários foram os outros vencedores.

Diz o ditado que quem espera sempre alcança e, este ano, a paciência deu ao espanhol Jose Luiz Rodriguez o prémio Veolia Environment Wildlife na categoria de Retratos de Animais. A foto é de um lobo-ibérico a saltar uma cerca, num acto de predação que foi antecipado por Rodriguez.

"Queria capturar um lobo num acto de caça, mas sem sangue", disse o fotógrafo à BBC News, acerca da maneira como, muitos anos antes, planeou esta foto que até chegou a esboçar em papel. "Não queria uma imagem cruel", explicou. O júri e fotógrafo Mark Carwardine considerou que Rodriguez conseguiu capturar "milhares de anos de interacção entre Homem e lobo num momento apenas". A competição, que já vai na sua 45ª edição, é organizada pela BBC Wildlife Magazine e pelo Museu Nacional de História Natural de Londres.

O lobo-ibérico habita apenas a zona noroeste da Península Ibérica, distribuindo-se pela Galiza, Astúrias, Cantábria e Leão e Castela além de matilhas isoladas na serra Morena. Em Portugal haverá cerca de 300 lobos-ibéricos nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança, além de uma pequena área no distrito do Porto e a sul do Douro. No total na Península haverá cerca de 2000 indivíduos.

A alcateia do sul do Douro foi, ainda este mês, notícia quando as associações ambientalistas Quercus e FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens) ameaçaram apresentar uma queixa contra o governo português na União Europeia. Os ambientalistas contestam a construção de um parque eólico que pode colocar em causa a sobrevivência dessa importante alcateia.
"Somos favoráveis às energias renováveis, mas não a qualquer custo", afirmou, na altura, Samuel Infante, da QUERCUS, frisando que as medidas de minimização do impacto do parque eólico que foram propostas "não são suficientes" para proteger os lobos da alcateia de Leomil.
Retirado de:

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PENSAMENTO POSITIVO SEMPRE SEMPRE SEMPRE

Terça-feira, 20 de Outubro de 2009

O Vaso Chinês

"Uma velha senhora chinesa seguia pela trilha com dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava nas costas. Um dos vasos era rachado e o outro, perfeito.

Um dos vasos era rachado e o outro, perfeito.

Este último estava sempre cheio de água ao fim da longa caminhada do rio até sua casa, enquanto o rachado chegava meio vazio.

Durante muito tempo, foi assim, com a senhora chegando à casa somente com um vaso e meio de água.

Naturalmente, o vaso perfeito era muito orgulhoso do próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito e por conseguir fazer só a metade daquilo que deveria fazer.

Depois de dois anos, refletindo sobre a amargura de ser "rachado", o vaso falou com a senhora durante o caminho: - Tenho vergonha de mim mesmo porque esta rachadura que eu tenho faz-me perder metade da água durante o caminho até a sua casa.. A velhinha sorriu:

- Reparaste que lindas flores existem somente do teu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e, por isso mesmo, plantei sementes de flores na beira da estrada, do teu lado. E todos os dias, enquanto a gente voltava, tu as regavas!

E todos os dias, enquanto a gente voltava, tu as regavas!

Durante dois anos pude recolher aquelas belíssimas flores para enfeitar a mesa do meu lar. Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas na minha casa. Cada um de nós tem o seu defeito.

Mas justamente esta característica que faz com que nossa convivência seja interessante e gratificante. É preciso aceitar cada um pelo que é.. E descobrir o que há de bom nele."

Assim, amigos, tenham um bom dia e lembrem-se de regar as flores do seu lado do caminho...

Retirado de:
http://positivopensamento.blogspot.com/

MEDITAÇÃO COM TAÇAS TIBETANAS - ESPIRAL DA VIDA

Era uma vez... e a Vida começou.

Num momento programado ou não, num desejo manifesto, uma vontade de nascer e de aqui chegar, de experienciar um sem número de sensações, de emoções, de sonhos e de paixões. Mas com pouco ou muito sal, esta Vida que é nossa, de "nosso" pouco ou nada tem; pouco mais do que uma corrente, um fluxo, um rio que nos corre pelo corpo e que transborda além dele.
E neste fluxo que nos anima, que nos guia e conduz, deixamos uma marca muito própria, uma cor que vibra em nós, numa espiral que se desenrola, cresce e expande - a Espiral da Vida. Viajamos ao longo desta espiral, acompanhados pelos guias e seres angélicos que nos foram destacados, de regresso ao início, à origem... ao SER.
Ao som de taças tibetanas e outros intrumentos, Pedro Soares dá a nota vibratória a esta experiência conjunta.

Data: 23 de Outubro (6ª feira)
Horário: 20h às 21h
Local: Casa de Iniraah - Av. Central, n.º 23 - S. João das Lampas (na estrada para a Ericeira)Contactos: 919 900 680
Email: susana.belo@sapo.pt
Contribuição: 10€

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

WWF APELA AOS LÍDERES MUNDIAIS QUE SE COMPROMETAM COM O OBJECTIVO

DESFLORESTAÇÃO ZERO ATÉ 2020
Filipa Alves (19-10-09)

A ONGA participará no XIII Congresso Mundial Florestal que se iniciou ontem onde apresentará várias comunicações e onde sublinhará a necessidade premente de travar a desflorestação e salvar as florestas que ainda subsistem para fazer face ao Aquecimento Global e conservar a Biodiversidade.
Numa altura em que as consequências das Alterações Climáticas e o declínio da Biodiversidade são preocupações globais, o WWF faz uma sugestão de um objectivo também global: “Desflorestação Zero até 2020”.

A associação aproveitará a reunião, no XII Congresso Mundial Florestal, dos representantes de inúmeros países e em particular dos membros da Collaborative Partnership on Forests para pedir que apoiem a iniciativa que se pretende que trave a desflorestação que continua a crescer a um ritmo alarmante. Com efeito, todos os anos desaparecem 13 milhões de hectares de floresta por ano, o equivalente a 36 campos de futebol por minuto, o que corresponde a 20% das emissões de gases com efeito de estufa a nível global.

Segundo Rodney Taylor, director do Programa Florestal da WWF “ A WWF propõe “Desflorestação Zero até 2020” como um objectivo global que visa a redução da pegada ecológica da humanidade tendo em vista a conservação das grandes florestas naturais”. E Taylor acrescenta “O mundo necessita de atingir este objectivo por um lado, para evitar que as Alterações Climáticas tenham impactos ainda mais graves e, por outro lado, para prevenir um catastrófico declínio da Biodiversidade mundial”.

Para além do compromisso da meta para 2020, a WWF procurará também conseguir que como primeiro passo o novo acordo global sobre Alterações Climáticas considere a desflorestação, fonte de GEE como uma das áreas prioritárias.

A WWF fará ao longo dos cinco dias do congresso, a decorrer na Argentina deste ontem, três comunicações. A primeira abordará o trabalho da associação em colaboração com o sector privado na áreas “Florestas, Alterações Climáticas e Biodiversidade”, tendo como casos de estudo o Programa Global Forest & Trade Network (GFTN) e o Projecto New Generations Plantations. A segunda comunicação focar-se-á no evento paralelo “Desflorestação Zero na Floresta Atlântica” e a terceira palestra será dedicada à Gestão Florestal Sustentável com base em Investimento Responsável e Mecanismos Financeiros.

Representando A WWF Mediterrâneo em Portugal estará presente Luís Silva que apresentará os resultados do projecto New Generations Pantations nos últimos dois anos, anunciará as empresas que colaboração com a WWF nos próximos dois anos e aproveitará para expor também alguns dos resultados do trabalho que a GTFN Ibérica tem desenvolvido ao nível do comércio responsável de cortiça.

Fonte:
WWF Mediterrâneo em Portugal – Comunicado de Imprensa
Documentos Recomendados
A desflorestação da Amazónia: do inferno verde ao deserto vermelho
Portuguese Woodworking and Cork Industries: Market Analysis Report

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROUT: Visão Para Um Novo Mundo

“JOGOS DA NOVA ERA”

Workshop (gratuito), dia 18 de outubro, na UMAPAZ

(Pedimos que cheguem com 15 minutos de antecedência)

"PROUT é muito importante para todos aqueles que almejam uma libertação que comece pelo econômico e se abra para a totalidade da existência humana."

Leonardo Boff, teólogo e fundador da Teologia da Libertação


A UMAPAZ promove no dia 18 de outubro, das 9h às 17h, o Workshop JOGOS DA NOVA ERA, que reúne atividades e vivências cooperativas, baseado no modelo socioeconômico de PROUT, tendo como meta a solidariedade, a honestidade e a confiança, em busca de uma possibilidade de paz para o planeta.

A partir de uma proposta experiencial enriquecedora, o evento, ministrado por Dada Maheshvarananda, nos propõe a romper as barreiras dos medos tradicionais do pensar e do agir, ensinando como trabalhar em equipe, encontrando iniciativas e buscando soluções criativas para os desafios do grupo.

Por suas experiências em lutas sociais e como representante do movimento que propõe o PROUT, Dada Maheshvarananda nos oferece por meio deste Workshop uma oportunidade para revitalizar conceitos e busca de um caminho para um mundo mais justo.

Sobre Dada Maheshvarananda - Nascido em 1953 na Filadélfia, Estados Unidos, se formou no "Peace Studies" (combinação interdisciplinar de pedagogia, psicologia e ciência política). Em 1978 viajou para Índia e Nepal onde se formou como monge e estudou a Teoria de Utilização Progressiva (PROUT) com o fundador, Prabhat Ranjan Sarkar. Foi palestrante no Fórum Global da Eco-92 no Rio de Janeiro, nos primeiros três Fóruns Sociais Mundiais e em vários fóruns regionais e nacionais.

Atuou como palestrante nas conferências alternativas em oposição às reuniões do G8 em 2004 (Geórgia) e 2005 (Escócia) e mais de 40 universidades. Ministrou centenas de seminários, conferências e oficinas, ao redor do mundo sobre questões sociais e valores espirituais. Ensinou meditação e ioga e supervisionou projetos de serviço social durante 14 anos no Sudeste da Ásia e em 11 anos no Brasil. Nos últimos três anos tem atuado na Europa. Em 2003 e 2005 foi contratado pela companhia nacional de petróleo (PDVSA) para dar treinamento em "Desenvolvimento Econômico Proutista: Construindo um Novo Futuro para a Venezuela". Escreveu mais de 70 artigos publicados em revistas internacionais e é autor de três livros sobre Prout, incluindo "Após o Capitalismo: A Visão de Prout para um Novo Mundo", publicado em cinco idiomas.

Teoria da Utilização Progressiva ou PROUT - Formulada pelo pensador indiano Prabhat Ranjan Sarkar, a partir de 1959, é um modelo socioeconômico baseado no cooperativismo, no equilíbrio ecológico e em valores espirituais, em busca do equilíbrio harmonioso entre o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental. PROUT não é religião nem partido político. É uma alternativa neo-humanista para o materialismo e individualismo excessivo do capitalismo, baseado na ética e nos valores espirituais. PROUT promove a proteção ecológica e o desenvolvimento sustentável, criando a Democracia Econômica, por meio das cooperativas. Mais informações sobre a Teoria da Utilização Progressiva (PROUT) podem ser obtidas nos sites: www.prout.org / www.proutworld.org

ou pelos e-mails maheshvarananda@prout.org / proutsp@gmail.com

SERVIÇO: PROUT: Visão Para Um Novo Mundo - Jogos da Nova Era

Workshop baseado no modelo da Teoria da Utilização Progressiva (PROUT)

Data e horário: 18 de outubro, das 9h às 17h.

Local: UMAPAZ - Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz

End.: Av. IV Centenário, 1268 - portão 7A, Parque Ibirapuera.

PARTICIPAÇÃO GRATUITA - NÃO É PRECISO INSCREVER-SE

domingo, 11 de outubro de 2009

A RAPARIGA

QUE CALOU O MUNDO POR 5 MINUTOS (por favor veja o seguinte vídeo):

http://www.youtube.com/watch?v=TQmz6Rbpnu0&feature=player_embedded