domingo, 16 de maio de 2010

AMBIENTE/BARREIRO

Cerca de duas toneladas de lixo retiradas do rio Tejo e da Avenida Bento Gonçalves

Um grupo de cerca de trinta pessoas retirou hoje do rio Tejo e da muralha da Avenida Bento Gonçalves, no Barreiro, cerca de duas toneladas de lixo, numa iniciativa organizada pelo Clube Amadores de Pesca do Barreiro

«O lixo retirado é na sua maioria garrafas, que o pessoal da noite aqui deixa, e plásticos, como copos, garrafas ou sacos. Os restos das presenças dos pescadores, que muitas vezes se vêem nestes locais, não foram assim tão visíveis», disse à agência Lusa Raul Ferrão, presidente do clube.

A iniciativa, que teve a colaboração da Câmara do Barreiro, da Junta de Freguesia e da Polícia Marítima, permitiu recolher cerca de duas toneladas de lixo da muralha e do rio e tinha como objectivo «consciencializar» para a necessidade de preservar o rio, de onde os seus defensores fazem da pesca um prazer.

«Ainda não temos a contabilização total nos quilos de lixo retirado, mas diria que seguramente mais de duas toneladas de lixo. Durante anos nada se fez nesta zona e nós não queremos deixar que tal aconteça. Existiam zonas eram uma autêntica lixeira e nós vamos estar atentos», garantiu.

Raul Ferrão criticou também a não adesão de clubes e associações de pesca da região, uma vez que também eles utilizam o local em lazer ou até em alguns concursos.

«Elementos de vários clubes que aqui fazem os seus concursos não apareceram. Entenderam não dar resposta, mas eles lá sabem porquê, mas nós vamos de consciência tranquila com o trabalho desenvolvido», explicou.

«Vai haver um concurso na próxima semana. Ficamos satisfeitos, porque contribuímos para que eles no próximo fim-de-semana tenham um melhor bem-estar», acrescentou.

Outro dos objectivos era a retirada das redes de pesca abandonadas, mas o peso impediu que tal tivesse sido conseguido em pleno.

«Não tirámos todas as redes porque são muito pesadas, devido à lama que têm agarradas. A autarquia vai estudar a situação, pois as redes vão ter que ser retiradas com guincho, não deu com a força de braços», explicou.

A terminar, Raul Ferrão considerou que a muralha da Avenida Bento Gonçalves é «a principal varanda sobre Lisboa» e que com esta intervenção «já tem mais um bocado de brilho».

Lusa / SOL

Retirado de:

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=172769



Sem comentários: