segunda-feira, 17 de maio de 2010

PARQUE AMBIENTAL GANHA BORBOLETÁRIO E VULCÃO

01h21m

Novos equipamentos relacionados com a geologia, como um vulcão e um borboletário tropical, são os próximos projectos de investimento no Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM), anunciou à Lusa o presidente da Câmara de Constância.
Inaugurado em 2002 e com uma média de 30 mil visitantes por ano, este espaço de seis hectares disponibiliza espaços de contemplação, informação e formação ambiental, auditórios, centros de documentação, laboratórios, Internet e exposições.

Tiago Lopes, responsável por este equipamento, disse à Lusa que o futuro borboletário, a inaugurar em 2011, visa "aumentar" as valências existentes e aumentar o número de visitantes, recriando uma ambiente tropical numa estufa de 200 metros quadrados, com plantas e borboletas de grandes dimensões", em regime de semi-liberdade. Os novos projectos incluem também investimentos na vertente da geologia, com a recriação de modelos e ambientes onde se formam as rochas, quer ao nível sedimentar, metamórfico e vulcânico. "Até um vulcão vamos aqui ter", adianta, explicando a aposta num modelo que visa "reforçar a diversidade da oferta da componente pedagógica e formativa".

Segundo disse à agência Lusa Máximo Ferreira, presidente da Câmara de Constância, os novos projectos implicam um investimento global de 546 mil euros, repartidos pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e autarquia.
Retirado de:

domingo, 16 de maio de 2010

AMBIENTE/BARREIRO

Cerca de duas toneladas de lixo retiradas do rio Tejo e da Avenida Bento Gonçalves

Um grupo de cerca de trinta pessoas retirou hoje do rio Tejo e da muralha da Avenida Bento Gonçalves, no Barreiro, cerca de duas toneladas de lixo, numa iniciativa organizada pelo Clube Amadores de Pesca do Barreiro

«O lixo retirado é na sua maioria garrafas, que o pessoal da noite aqui deixa, e plásticos, como copos, garrafas ou sacos. Os restos das presenças dos pescadores, que muitas vezes se vêem nestes locais, não foram assim tão visíveis», disse à agência Lusa Raul Ferrão, presidente do clube.

A iniciativa, que teve a colaboração da Câmara do Barreiro, da Junta de Freguesia e da Polícia Marítima, permitiu recolher cerca de duas toneladas de lixo da muralha e do rio e tinha como objectivo «consciencializar» para a necessidade de preservar o rio, de onde os seus defensores fazem da pesca um prazer.

«Ainda não temos a contabilização total nos quilos de lixo retirado, mas diria que seguramente mais de duas toneladas de lixo. Durante anos nada se fez nesta zona e nós não queremos deixar que tal aconteça. Existiam zonas eram uma autêntica lixeira e nós vamos estar atentos», garantiu.

Raul Ferrão criticou também a não adesão de clubes e associações de pesca da região, uma vez que também eles utilizam o local em lazer ou até em alguns concursos.

«Elementos de vários clubes que aqui fazem os seus concursos não apareceram. Entenderam não dar resposta, mas eles lá sabem porquê, mas nós vamos de consciência tranquila com o trabalho desenvolvido», explicou.

«Vai haver um concurso na próxima semana. Ficamos satisfeitos, porque contribuímos para que eles no próximo fim-de-semana tenham um melhor bem-estar», acrescentou.

Outro dos objectivos era a retirada das redes de pesca abandonadas, mas o peso impediu que tal tivesse sido conseguido em pleno.

«Não tirámos todas as redes porque são muito pesadas, devido à lama que têm agarradas. A autarquia vai estudar a situação, pois as redes vão ter que ser retiradas com guincho, não deu com a força de braços», explicou.

A terminar, Raul Ferrão considerou que a muralha da Avenida Bento Gonçalves é «a principal varanda sobre Lisboa» e que com esta intervenção «já tem mais um bocado de brilho».

Lusa / SOL

Retirado de:

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=172769



quinta-feira, 13 de maio de 2010

PRIMEIRO NINHO DE FLAMINGOS CONFIRMADO EM PORTUGAL

SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (13-05-10)

Foram observados flamingos a nidificar na Lagoa dos Salgados, um dos sítios mais importantes do Algarve para a conservação das aves. Encontram-se neste momento a incubar os ovos e a registar-se o sucesso da reprodução, será o primeiro caso confirmado em Portugal de nidificação bem-sucedida desta espécie.

O Flamingo (Phoenicopterus roseus), ave pernalta de cor rosa, é uma das espécies que mais chama a atenção a observadores de aves e ao público. A espécie chegou a estar ameaçada, mas um enorme esforço de conservação em vários países resultou na recuperação das populações, que agora embelezam lagoas, salinas, estuários ou sapais do Sul da Europa e do Norte de África. É uma ave relativamente comum no Inverno nas zonas húmidas litorais desde o estuário do Tejo até ao Algarve, no entanto só por uma vez foi registada a tentativa de nidificação no país, nos sapais de Castro Marim, na década de 1980.

A Lagoa dos Salgados é uma lagoa costeira entre os concelhos de Albufeira e de Silves, e que até à data não tem nenhum estatuto de protecção legal. É no entanto um sítio de grande interesse, constantemente visitado por observadores de aves e turistas nacionais e estrangeiros, que não prescindem de uma visita a este local onde se podem observar dezenas de espécies de aves.
Devido às suas populações de aves, o local atinge os critérios internacionalmente aceites para ser considerada uma Área Importante para as Aves (IBA) pela SPEA e pela BirdLife International, e como tal a SPEA defende a classificação da lagoa como Zona de Protecção Especial (ZPE). Para o efeito, a SPEA tem vindo a alertar para a necessidade de implementar medidas de gestão que ajudem a resolver as ameaças a este local, nomeadamente a perturbação pelos visitantes, a presença de cães vadios e uma correcta gestão do nível de água da lagoa.

Este ano foram tomadas medidas pela Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve para regular o nível de água da lagoa, de modo a evitar episódios de destruição dos ninhos de diversas espécies de aves, que infelizmente têm acontecido nos anos anteriores. O resultado é positivo, para já, esperando-se que estas medidas tenham continuidade. Várias espécies importantes a nível da União Europeia, como o Flamingo, o Alfaiate e o Pernilongo, encontram-se em plena época de nidificação.

Para Luís Costa, director executivo da SPEA, “ainda é cedo para dizer com certeza se teremos pela primeira vez em Portugal um caso de sucesso de reprodução de flamingos, mas é imprescindível proteger o local de forma eficaz e gerir o nível de água de forma precisa, sem grandes variações, durante a época crucial da Primavera.”

Para tal, a SPEA está em permanente contacto com a ARH Algarve, e outros parceiros como os promotores turísticos da área, para assegurar as melhores condições para os flamingos, e outras espécies de aves que nidificam na lagoa dos Salgados.
Retirado de:

sexta-feira, 7 de maio de 2010

CIDADE DE VALONGO

"VALONGO, CONCELHO DE BIODIVERSIDADE"
A Câmara Municipal de Valongo promove em Maio e Junho uma série de actividades no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade. Informe-se, participe e colabore na divulgação!
“Valongo, Concelho de Biodiversidade” > Mostra sobre seres vivos de Valongo, patente de 10 de Maio a 5 de Junho no CMIA e de 8 a 30 de Junho nos Paços do Concelho. Está direccionada para o público em geral, podendo ser visitada durante o horário normal de funcionamento dos respectivos serviços.
“Conversas sobre Biodiversidade”
> Sessões informais com especialistas do CIBIO-UP sobre certos grupos de seres vivos bem interessantes! No CMIA:
12 Maio, 18h > "A salamandra-dourada nas minas de ouro das serras de Valongo", Doutor José Teixeira
19 Maio, 18h > Libélulas, Dr.a Sónia Ferreira
26 Maio, 18h > "Plantas notáveis de Valongo", Dr. Paulo Alves
02 Junho, 21h > Morcegos, Dr. Francisco Amorim (inclui actividade prática de detecção por ultra-sons)
As primeiras dez pessoas que se inscrevam (e compareçam) a todas as sessões recebem um saco-brinde surpresa!
“Caminhada pela Biodiversidade”
22 Maio, de manhã > Percurso pedestre pelo Corredor Ecológico, com início no Parque da Cidade de Valongo às 9h. Os participantes deverão levar pelo menos um adereço alusivo a um ser vivo (ex. pintura facial, cartaz, boneco), veremos qual o mais original!
No caso das palestras e da caminhada é necessária inscrição prévia junto do CMIA (229774440 ou cmia@cm-valongo.pt), a qual está limitada a um número máximo de participantes. Todas as actividades são de participação gratuita.
Contamos consigo!
Por delegação do Ex.mo Sr. Presidente da Câmara,
A Directora do Departamento,
Clara Castro Poças, Dr.a

segunda-feira, 3 de maio de 2010

3 DE MAIO

DIA INTERNACIONAL DO SOL

O raiar do Sol todos os dias é algo que desperta vários sentimentos bons nas pessoas: renovo, esperança e vida. O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O que faz com que essa estrela seja tão importante para nós é a sua proximidade com o nosso planeta: cerca de 150 milhões de quilômetros. Para se ter uma idéia, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol é a Próxima Centauri, situada a 40 trilhões de quilômetros de distância de nós.

Em 3 de maio é comemorado o dia internacional do Sol. Todos nós sabemos que a estrela é de extrema importância para os seres vivos. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra.

Todos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais a milhares de anos atrás. O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar.

A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra; uns são muito quentes, outros muito frios. Por falar em temperatura, também fica óbvio que sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado.

Retirado de:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-sol.htm