quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ILHA ECOLÓGICA TAMBÉM É RENTÁVEL

Samso é uma ilha dinamarquesa que em 1997 iniciou os esforços para se tornar auto suficiente em termos energéticos, dependendo apenas das energias renováveis. Hoje está perto de o conseguir e os habitantes não só cobrem as suas próprias necessidades energéticas como vendem energia à rede pública.

Numa altura em que a Dinamarca é palco de negociações decisivas no que toca ao clima, extremamente afectado pela política energética do último século dependente dos combustíveis fósseis, uma ilha dinamarquesa apresenta-se como exemplo a seguir no campo das energias renováveis.

Em 1997 a pequena ilha de Samso, situada entre a Dinamarca e a Suécia, deitou “mãos à obra” para atingir um objectivo – suprir as suas necessidades energéticas com recurso apenas às energias renováveis.

Embora a ideia não tenha sido, inicialmente, bem recebida pela população envelhecida da ilha, dedicada à agricultura, hoje os habitantes de Samso são entusiastas da causa das energias renováveis, dispondo a nível doméstico de painéis fotovoltaicos ou pequenos aerogeradores que não só suprem as suas necessidades como ainda lhes dão lucro através da venda do excesso de energia produzido.

Actualmente, dez anos depois do início do projecto, a ilha dinamarquesa está perto de atingir o seu objectivo, não fosse a dependência do petróleo do sector dos transportes. Com efeito, Samso dispõe de 11 moinhos de vento que podem fornecer a energia eléctrica necessária a toda a ilha, a par de quatro estações de biomassa e 2500m2 de colectores solares que cobrem 70% dos gastos associados ao aquecimento. A estes há ainda que adicionar os aerogeradores situados 3,5 km da costa.

Embora Samso continue ligada à rede eléctrica nacional, a energia que chega é muito menos do que a energia que sai. Segundo Frank Mundt, habitante da ilha “Na Dinamarca são muito conhecidas as batatas de Samso, mas temos um segredo: exportamos muito mais electricidade que batatas”.

O “calcanhar de Aquiles” da ilha é a dependência dos combustíveis baseados no petróleo para abastecer os veículos, já que são apenas dois os veículos eléctricos que circulam em Samso.

Fonte: www.elpais.com

Retirado de:

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=12605&bl=1

Sem comentários: