sexta-feira, 25 de junho de 2010

2.ª EDIÇÃO DA OBSERVANATURA

TEM INÍCIO A 25 DE JUNHO
Filipa Alves (24-06-10)

Este ano a feira de observação de aves, que decorrerá entre amanhã e domingo na Herdade da Mourisca, na Reserva Natural do Estuário do Sado, terá como tema “O Turismo de Natureza”. O programa do evento inclui passeios, workshops, mini-cursos, ateliers e sessões de anilhagem.

A observação de aves, “birdwatching” em inglês, é uma actividade que alicia muitos amantes da natureza em todo o mundo, reunindo um enorme potencial em termos turísticos. Em Portugal, as hipóteses de locais de observação são múltiplas destacando-se, pela sua riqueza, as zonas húmidas.

Para promover a actividade a nível nacional o Instituto da Conservação da Natureza (ICNB) organizou em 2009 a OBSERVANATURA, a primeira feira dedicada à actividade de observação de aves em Portugal, que decorreu na Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES).

O evento, organizado em conjunto com a Reserva Natural e a Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves (SPEA), foi muito concorrido, tendo contado com a participação de 32 empresas e associações que marcaram presença com stands ou organizaram actividades de animação, e cerca de 1000 visitantes.

Na sequência do sucesso obtido no ano passado o OBSERVANTURA está de volta em 2010. A 2ª edição da feira de observação de aves, o único evento do género em Portugal, terá lugar entre 25 e 27 de Junho, na Herdade da Mourisca, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado.

O tema deste ano é “O Turismo da Natureza” e o evento tem como objectivo promover o turismo nas Áreas Protegidas associado à observação de aves. O programa do evento inclui desde passeios diversos na RNES – de barco, de bicicleta, e de todo-o-terreno – a sessões de anilhagem, passando por workshops, mini-cursos e ateliers.

A inauguração da feira terá lugar no dia 25 de Junho com a realização de actividades de educação ambiental dirigidas às crianças dos concelhos vizinhos da Reserva Natural do Estuário do Sado.

Conheça o Programa

Saiba mais em www.observanatura.com

Fonte: ICNB – CI

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=20803&bl=1

Sem comentários: