sexta-feira, 25 de junho de 2010

2.ª EDIÇÃO DA OBSERVANATURA

TEM INÍCIO A 25 DE JUNHO
Filipa Alves (24-06-10)

Este ano a feira de observação de aves, que decorrerá entre amanhã e domingo na Herdade da Mourisca, na Reserva Natural do Estuário do Sado, terá como tema “O Turismo de Natureza”. O programa do evento inclui passeios, workshops, mini-cursos, ateliers e sessões de anilhagem.

A observação de aves, “birdwatching” em inglês, é uma actividade que alicia muitos amantes da natureza em todo o mundo, reunindo um enorme potencial em termos turísticos. Em Portugal, as hipóteses de locais de observação são múltiplas destacando-se, pela sua riqueza, as zonas húmidas.

Para promover a actividade a nível nacional o Instituto da Conservação da Natureza (ICNB) organizou em 2009 a OBSERVANATURA, a primeira feira dedicada à actividade de observação de aves em Portugal, que decorreu na Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES).

O evento, organizado em conjunto com a Reserva Natural e a Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves (SPEA), foi muito concorrido, tendo contado com a participação de 32 empresas e associações que marcaram presença com stands ou organizaram actividades de animação, e cerca de 1000 visitantes.

Na sequência do sucesso obtido no ano passado o OBSERVANTURA está de volta em 2010. A 2ª edição da feira de observação de aves, o único evento do género em Portugal, terá lugar entre 25 e 27 de Junho, na Herdade da Mourisca, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado.

O tema deste ano é “O Turismo da Natureza” e o evento tem como objectivo promover o turismo nas Áreas Protegidas associado à observação de aves. O programa do evento inclui desde passeios diversos na RNES – de barco, de bicicleta, e de todo-o-terreno – a sessões de anilhagem, passando por workshops, mini-cursos e ateliers.

A inauguração da feira terá lugar no dia 25 de Junho com a realização de actividades de educação ambiental dirigidas às crianças dos concelhos vizinhos da Reserva Natural do Estuário do Sado.

Conheça o Programa

Saiba mais em www.observanatura.com

Fonte: ICNB – CI

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=20803&bl=1

sexta-feira, 18 de junho de 2010

AVENTUREIRO SUIÇO ORGANIZA VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS EM VEÍCULOS COM ZERO EMISSÕES DE CO2

Filipa Alves (18-06-10)

A “Zero Race” terá início em Genebra em Agosto e pretende “inspirar novas formas de encarar a mobilidade, os carros e as energias renováveis”. Os participantes viajarão em veículos eléctricos e as diferentes prestações serão avaliadas por um painel de jurados e pelo público.

Depois de, em 2008, ter protagonizado a primeira volta ao mundo num carro movido a energia solar, que durou 17 meses, o aventureiro suíço Louis Palmer organiza nova viagem demonstrativa em prol do Ambiente.

A “Zero Race” é “corrida com zero emissões” que percorrerá o mundo em 80 dias. Nela participarão veículos eléctricos que cumpram certos requisitos que incluem a produção no país de origem, de suficiente energia eléctrica a partir de fontes renováveis para permitir a viagem.

O objectivo desta iniciativa é inspirar “novas formas de encarar a mobilidade, os carros e as energias renováveis”. O “tiro de partida” será dado em Genebra a 15 de Agosto, onde em Janeiro de 2011 se localizará a “linha de meta”, depois de percorridos 30 000 Km atravessando 20 países e 150 cidades, entre as quais Lisboa.

As prestações dos diferentes veículos serão avaliadas por um painel de jurados. Será atribuído um prémio ao veículo que se destaque em termos de Fiabilidade, Potência e Velocidade, Eficiência Energética, Acessibilidade sob o ponto de vista económico, Segurança e Design mais popular de acordo com o público, sendo também eleito um “Grande Vencedor”.

Saiba mais em http://www.zero-race.com/en/

Fontes: www.gizmag.com e http://www.zero-race.com/en/

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=20470&bl=1

sexta-feira, 4 de junho de 2010

SOLIDARIEDADE

Campanha de recolha de radiografias da AMI começa hoje, fundos serão para projetos ambientais
04 de Junho de 2010, 06:18
Lisboa, 04 jun (Lusa)
A AMI lança hoje a 15.ª campanha de reciclagem de radiografias antigas e pretende encaminhar a totalidade dos fundos angariados com a recolha para o financiamento de projetos de cariz ambiental, a mais recente área de ação da instituição.

"É nosso objetivo que este dinheiro possa ser usado em projetos ambientais na área das energias renováveis", disse à agência Lusa o diretor do Departamento de Ambiente da AMI, Luís Lucas, que acrescentou que a campanha é hoje "claramente um projeto de valorização ambiental".

A Assistência Médica Internacional (AMI) pretende canalizar os fundos angariados para projetos de produção de energia elétrica, não só em Portugal como também "fora do país, em sítios onde a energia elétrica é quase nula ou mesmo inexistente".
Retirado de: