quinta-feira, 21 de agosto de 2008

"GREENPEACE DEFENDE QUE SUPERMERCADOS UTILIZEM PEIXE SUSTENTÁVEL"

O Greenpeace apresenta, esta quinta-feira, os resultados de um estudo sobre os melhores e piores supermercados na comercialização de peixe. O estudo, que faz parte de uma campanha do movimento ecologista, tem como objectivo que os supermercados portugueses passem a utilizar peixe sustentável.
O Greenpeace apresenta, esta quinta-feira, os resultados de um estudo sobre os melhores e piores supermercados na comercialização de peixe.
O estudo faz parte da campanha do movimento ecologista que tem como lema «Os peixes que é melhor deixar no mar».
Evandro Oliveira, porta-voz da Greenpeace disse que o objectivo desta acção é «que os supermercados portugueses passem a utilizar peixe sustentável, para que as pessoas também possam fazer essas escolhas».


«Se as pessoas não tiverem opção de escolha, não há possibilidade de os portugueses consumirem mais peixe sustentável e menos insustentável», sublinhou.
O responsável alertou ainda para o facto de no mar Mediterrâneo haver várias espécies de peixes em vias de extinção.


Esta iniciativa da Greenpeace trouxe hoje a Lisboa um navio quebra-gelo Artic Sunrise, ao cais de Alcântara, depois de três meses no Mediterrâneo a denunciar actividades destrutivas e a documentar as áreas marinhas que necessitam de protecção.

Retirado de:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=982512

1 comentário:

arte todo dia a dia disse...

Senhores, contamos com seu apoio e engajamento nesta “oferenda” à nossas florestas, para que esta campanha em prol da conservação de nossas matas se solidifique e tenhamos cada vez mais nossas matas fortes e belas com seus conservadores ambientais atuantes. Asé

Olhar de Oiá!

Campanha pelas Oferenda responsáveis e sustentáveis nas Matas Brasileiras para os que cultuam as forças da Natureza, começa dia 20.

Engaje seu Ilê ou igreja ou templo para receber a o Painel itinerante.

Com apoio e engajamento do Pai de Santo Francisco de Osun, o primeiro Pai de Santo a assumir a proposta, o Projeto Ecolambelambe/Ecofotografias, da fotógrafa Malouh Gualberto com curadoria do artista plástico, fotógrafo e artista gráfico Odilon Cavalcanti, estendendo seu espaço de atuação na divulgação de imagens e informações ambientais para entidades religiosas que louvam a Mãe Natureza, ou que dela se utilizem, lançando a idéia do oferendas responsáveis e sustentáveis, com a proposta do replantio de árvores e oferendas biodegradáveis, sem utilização de velas, para evitar o imenso risco de incêndios florestais, principalmente em áreas de mananciais. A idéia, acrescenta, é evitar garrafas de vidro e pets que, além de poluir, ainda causam risco a crianças e animais, trocando-as por oferendas sustentáveis – como sementes pertencentes à biodiversidade da mata onde é feita a oferenda , por exemplo. A idéia é fortificar as matas de onde entidades de várias religiões tiram sua força e inspiração, respeitando-as e conservando-as. O Brasil é pleno de religiosidade e assim deve dar este exemplo. Bom que se diga e remarque que diversas religiões se utilizam das matas como foco de suas orações e oferendas e todas elas, indistintamente, precisam de se conscientizar desta necessidade urgente de se conservar o que sobrou destes mananciais e reservas.

O grupo Ecofotografias itinera, atualmente, uma mostra nos Parques Estaduais contemplados pelo Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica – no momento sua exposição “Trilhas do Olhar” está no Parque Carlos Botelho, em S. Miguel Arcanjo até 21/12/2009.

O primeiro terreiro de Candoblé a abraçar à idéia é o Ilé Asé Iyá Osun será o de Osun.

No próximo dia 20/12/2009 –na Festa de Iansã (ou Oyá), que é uma das entidades evocam a sustentabilidades, já que representa os ventos, que fazem a distribuição das sementes em seu corpo, Francisco de Osun, Presidente do Instituto Afro religioso Ilé Ase Iyá Osun lançará a campanha durante a Festa, expondo em lugar de destaque o painel que a representa. A idéia é conscientizar a todas as religiões da necessidade de respeito e dedicação a sustentabilidade de nossas matas.

Serviço:

Data dia 20/12/2009

Às 17:30 hrs

Endereço R. Almirante Marques,284- Bela Vista

Telefone: 11 32538950