quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

PORTUGAL INAUGURA PRIMEIRA FÁBRICA DE RECICLAGEM DE CORTIÇA

"O intuito é reutilizar as cerca de 300 mil rolhas que, anualmente, são deitadas fora.
Santa Maria da Feira, vai inaugurar, hoje, a primeira unidade mundial de reciclagem. O evento vai ser conduzido pelo secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

Segundo Francisco Carvalho, da Amorim Natural Cork, a unidade vai reciclar rolhas usadas em produtos aglomerados, tais como, isolamentos, juntas de dilatação, pavimentos ou revestimentos para aviões e caiaques.

Vão ser entregues nas instalações da Corticeira Amorim, em Mozelo, cerca de 12 toneladas de rolhas de cortiça.

A iniciativa "Green Cork" iniciou em Junho de 2008, com a colocação de contentores para a recolha de rolhas de cortiça, "O Rolhinhas", nos hipermercados Continente, e posteriormente, estendeu o projecto a alguns hotéis, restaurantes, bares e centros comerciais.

Hélder Spínola, da associação ambientalista, Quercus, refere que, este, é um projecto-piloto em Portugal e que mais tarde será desenvolvido pelos outros países-membros da UE.

A Quercus também já estabeleceu contactos para que este plano possa ser servido nas escolas portuguesas.

Através da receita adquirida pela transformação das rolhas, vai desenvolver outro projecto, "a reflorestação das florestas com árvores autóctones, entre as quais o sobreiro", afirma Hélder Spínola."
Retirado de:

2 comentários:

Anónimo disse...

Caros leitores e empresarios,
Gostaria de deixar o meu comentario neste forum. Eu sou o Mario Coelho e fez em novembro de 2008, 10 anos que vivo em Amsterdam(Olanda). Atraves do Google encontrei o vosso site e gostaria de dizer-vos que uma fabrica para reciclar cortica pode ser bastante util e que me ajudou a chegar a idea para talvez voltar a trabalhar com CORTIÇA" Eu trabalhei muito tempo na CORTIÇA como afinador de maquinas e sabia trabalhar com qualquer tipo de maquina que fosse relacionada com esta materia. Alem disso era encarregado de uma fabrica de CORTIÇA em Valladolid (Espanha/1994)Gostaria imenso de saber mais sobre a vossa empresa e quem sabe fazer parte das seus servicos corticeiros atraves da Holland.
Sinceros cumprimentos,
Mario Coelho
Terca-feira 17 de fevereiro 2009
Amsterdam

JC disse...

Caro Mário,

Desde já muito grato pelo seu comentário em meu blog.
Este blogue pretende enunciar factos e factores que ajudem a protecção do meio ambiente e fomentar a paz. Assim como, demonstrar (após pesquisas na Internet, livros, etc), as várias soluções que existem para as actuais, visando sempre a protecção ambiental: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Não faço de todo parte desta empresa de reciclagem de cortiça em Portugal, mas sim (como disse atrás), enuncio várias iniciativas, promissoras, para a protecção ambiental. Embora, pense que será fácil encontrar -através da internet- o contacto desta empresa em Portugal. Já que as regras de construção de um blog não autorizam a venda nem promoção de qualquer produto.

Obrigado pela compreensão e por ter acedido a este blogue.
Até sempre
Qualquer dúvida não hesite em contactar de novo.