domingo, 10 de janeiro de 2010

BEM ESTAR

PLANTAS MILAGROSAS
Água quente e ervas secas são a solução para muitos problemas de saúde. Há infusões indicadas para artrites, varizes ou enfartamento – aqui se explica qual se deve beber

Dores menstruais - Cardomariano e milefólio

O milefólio, ou mil-em-rama, é uma planta aconselhada para as mulheres,uma vez que regula o sistema hormonal, aliviando dores menstruais e até os sintomas da síndrome pré-menstrual. O cardo mariano actua ao mesmo nível, mas porque «‘desbloqueia’ o fígado, um órgão muito associado às dores que surgem com a menstruação», explica Rita Margarida Antão, especialistaemplantas medicinais.

Digestivo - Alcaçuz

É uma das melhores plantas para resolver problemas digestivos. Tem a função de proteger as paredes do estômago de comidas picantes, gordurosas e pesadas, mas também acelera a digestão. É ainda ideal para problemas de enfartamento ou de sensação de azia, «porque neutraliza os ácidos no estômago».

Circulação - Gingko biloba e alecrim

Pessoas com pés e mãos frias podem beneficiar de uma infusão de gingko biloba, que ajuda o sangue a chegar às extremidades. Uma vez que estimula a circulação, é recomendado pelos especialistas para evitar derrames e varizes. O alecrim também é um estimulante da circulação, mas actua mais ao nível da fadiga. De manhã, a toma de uma infusão desta planta pode substituir o café.

Diurético - Urtiga

A medicina tradicional chinesa elege-a como a plantada Primavera, porque ajuda a eliminar as toxinas acumuladas durante o Inverno. Segundo os chineses, a estação das flores é também a estação do fígado e «a urtiga ajuda exactamente a limpar este órgão», explica a especialista emplantas medicinais. As proprieda desdiuréticas são-lhe também reconhecidas, «sem que ao depurar o sangue elimine os sais minerais». Pelo contrário, repõe-nos.

Calmante - Passiflora

A passiflora,ou flor de maracujá, é um óptimo relaxante e calmante. Compete com a valeriana no alívio de estados de ansiedade, mas tem avantagem de não criar adição. Por outro lado, enquanto a valeriana pode levar a um certo estado de apatia, a flor de maracujá limita-se a equilibrar o sistema nervoso. Uma infusão à base desta flor pode ser tomada por crianças muito activas.

francisca.seabra@sol.pt

Retirado de:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=159232

Sem comentários: