ADIRN, ICNB, Município de Torres Novas, Naturlink (24-10-2011)
Em 25 de Novembro de 2011 decorrerá em Torres Novas uma conferência onde será efetuada uma discussão alargada sobre a gestão e conservação de sistemas aquáticos não marinhos, sendo apresentado um conjunto excecional de experiências, estudos e projetos sobre o tema.
Os ecossistemas aquáticos dulçaquícolas e estuarinos são sistemas que possuem reconhecidamente uma importância-chave no território, proporcionando serviços essenciais e albergando uma diversidade biológica excecional. Apesar desta importância, estes sistemas estão frequentemente sujeitos a múltiplas ameaças e a uma gestão inadequada e parcelar, com consequências muito graves para as populações humanas e para a biodiversidade, muito para além da sua vizinhança imediata.
Neste contexto, e no âmbito do projecto internacional AARC – Atlantic Aquatic Resource Conservation, a ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, em parceria com o ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Munícipio de Torres Novas e a Naturlink, estão a organizar a conferência "Gestão e Conservação de Ecossistemas Aquáticos", no qual serão apresentados diversos estudos, experiências e projetos relativos ao ordenamento, ecologia e monitorização destes sistemas, discutindo as principais ameaças a que têm sido sujeitos, a sua reabilitação e gestão operacional. A conferência decorrerá no dia 25 de Novembro de 2011, no cineteatro Virgínia em Torres Novas.
Pretende-se que este evento seja não só muito útil e interessante para técnicos e investigadores que trabalham ou venham a trabalhar com sistemas aquáticos, bem como para autarcas, planeadores e gestores do território, empresários, professores e estudantes, chamando a atenção da opinião pública para a importância essencial destes ecossistemas, para os serviços que proporcionam e para as iniciativas que estão a ser desenvolvidas nesta área.
O Programa da Conferência é o seguinte:
08h30 - Recepção dos Participantes
10h00 - Sessão de Abertura
10h15 - "Gestão e conservação de Ecossistemas Aquáticos: os casos do Almonda e das Turfeiras de Altitude"
Paulo Pereira e Miguel Peixoto (Ideias Sustentáveis), Ernestino Maravalhas (Tagis), Paulo Monteiro (Quercus)
10h40 – "O contributo das Águas do Ribatejo para a despoluição do Almonda"
José António Moura de Campos (Águas do Ribatejo)
11h05 – "O Plano de Ordenamento da Reserva Natural do Paul do Boquilobo e a sua importância para a gestão da Área Protegida"
Fernando Faria Pereira (ICNB)
11h30 - Pausa para café
11h50 - "Estratégia de gestão e conservação da maior lagoa natural da Península Ibérica: desafios e oportunidades"
Célia Laranjeira, (Câmara Municipal de Águeda)
12h15 - "Restauração e reabilitação de linhas de água – o espaço da Engenharia Natural"
João Paulo Almeida Fernandes (Universidade de Évora)
12h40 - "Restauro da integridade ecológica das populações de salmonídeos nos rios do sudoeste de Inglaterra: remoção de obstáculos, engenharia de rios e novas passagens para peixes"
Adrian Dowding, (Westcountry Rivers Trust)
13h20 - Almoço livre
15h00 – "Peixes migradores em Portugal: crónica de um fim anunciado"
Pedro Raposo de Almeida (Departamento de Biologia da Universidade de Évora e Centro de Oceanografia)
15h25 - "Reprodução em cativeiro como ferramenta para a preservação de espécies criticamente ameaçadas de peixes de água doce"
Carla Sousa Santos (Centro de Biociências do ISPA)
15h50 - "Boas e más notícias: gestão das lagoas temporárias de Longueira-Almograve para a conservação do Cágado-de-carapaça-estriada versus o colapso da comunidade de anfíbios do Paul do Boquilobo"
Pedro Segurado (Centro de Estudos Florestais do ISA), Dário Cardador, Alexandrina Pipa e Paulo Lucas (Quercus)
16h15 - Pausa para café
16h35 - "Reintrodução da Águia-pesqueira Pandion haliaetus em Portugal"
Luís Palma, Andreia Dias, João Ferreira, Marco Mirinha e Pedro Beja (CIBIO)
17h00 – "Utilização sustentável das zonas húmidas através do Ecoturismo”
Maria João Pereira, Joaquim Reis e Sofia Lourenço (Natuga)
17h25 - Conclusões e encerramento dos trabalhos
Para além das comunicações a apresentar pelos oradores convidados, os participantes que o desejarem poderão apresentar um resumo dos seus trabalhos realizados sobre este tema através de posters (dimensões máximas 70x90 cm). O conteúdo dos posters não será sujeito a peritagem por parte da organização, sendo da inteira responsabilidade dos autores.
O custo das inscrições é de 25 euros para estudantes de grau académico igual ou inferior a mestrado (que deverão enviar cópia de comprovativo actualizado quando do envio da ficha de inscrição e respectivo pagamento) e de 40 euros para os restantes participantes (os valores indicados já incluem o IVA). O pagamento deverá ser efectuado através de envio de cheque ou vale postal emitido à ordem da Naturlink, ou através de transferência bancária para a conta de NIB 004551204022238160594 (com envio do comprovativo de transferência por e-mail, fax ou correio).
As inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 11 de Novembro de 2011, preenchendo e enviando a Ficha de Inscrição que poderá descarregar aqui.
O secretariado da Conferência é garantido pela Naturlink e os respectivos contactos são os seguintes:
Naturlink
Rua Robalo Gouveia, 1-1º A
1900-392 Lisboa
Telefone: 217991100
Fax: 217991119
E-mail: naturlink@naturlink.pt
Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=44846&bl=1
Sem comentários:
Enviar um comentário