08. Agosto 2010 - 10:29
No Brasil, o Programa Benchmarking é reconhecido como uma das mais importantes referências de método para a identificação e compartilhamento de práticas empresariais ambientalmente sustentáveis
Em sua oitava edição, o ranking tem como um dos destaques de seu “Top Ten” este ano a Firmenich, uma empresa de origem suíça que atua há 57 anos no Brasil.
Criado em 2003, como uma iniciativa independente, após uma pesquisa realizada por especialistas junto a 300 empresas brasileiras de origem ou instaladas no Brasil, o programa divulga a cada ano um ranking com as empresas que se destacaram por suas ações de responsabilidade socioambiental.
No dia 29 de julho, aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a cerimônia de premiação às empresas incluídas no Ranking Benchmarking 2010 – Os Melhores da Gestão Empresarial Brasileira. Em sua oitava edição, o ranking tem como um dos destaques de seu “Top Ten” este ano a Firmenich, uma empresa de origem suíça que atua há 57 anos no Brasil.
Citada por suas ações em busca de uma produção mais limpa, a Firmenich tem como principal foco de atuação a fabricação de aromas e sabores químicos para serem utilizados na produção de alimentos, bebidas, cosméticos e artigos de higiene doméstica. Este ano, o ranking foi elaborado por uma comissão técnica formada por 15 especialistas oriundos de seis países. Eles apresentaram seus pareceres sobre cada caso sem saber de qual empresa se tratava.
“As empresas selecionadas foram aquelas que, pela excelência de suas práticas de sustentabilidade, inovaram na preservação do meio ambiente natural e social, além de aumentar a competitividade da organização”, afirma uma nota divulgada pela organização do Programa Benchmarking, que em 2010 tem o apoio institucional de entidades como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o PNUMA e a Climate Natural Network, entre outras.
Supervisor técnico de Segurança da Firmenich no Brasil, Miguel Figueiredo explica a produção mais limpa da empresa como “a aplicação contínua de uma estratégia ambiental integrada e preventiva a processos, produtos e serviços, com a finalidade de aumentar a eficiência e reduzir os riscos aos seres humanos e ao meio ambiente”.
Figueiredo enumera as vantagens da opção pela responsabilidade socioambiental: “A produção mais limpa surge como uma das ferramentas de gestão ambiental, de fácil aplicação a qualquer segmento industrial e porte de empresa. É uma produção objetiva, rápida, eficiente, com resultados expressivos em curto e médio prazo, tornando-se uma vantagem competitiva para as organizações”, diz.
Cinco Etapas
As ações da Firmenich premiadas em 2010 com o sétimo lugar do Ranking Benchmarking aconteceram no setor de produção de aromas: “Foram restabelecidos, como piloto, procedimentos de limpeza em duas áreas. Isso resultou na redução do consumo de água total das áreas participantes, disponibilizando 264/h ano de produção, e também em significativos benefícios econômicos relacionados à economia na aquisição de água e no tratamento de efluentes”, afirma Figueiredo.
O processo de implementação do programa de produção mais limpa da Firmenich no Brasil teve cinco etapas. Nas duas primeiras etapas, foram feitos o diagnóstico da produção e o balanço do material disponível. A terceira etapa é descrita pela empresa como uma fase de síntese, englobando “a geração, categorização e a priorização das opções” de produção e também a elaboração de um plano de ação. A quarta etapa é a implementação do plano propriamente dita, e a quinta e última etapa é a avaliação desta implementação.
Tricampeã
Esta não é a primeira vez que a Firmenich é incluída no Ranking Benchmarking. Diretora de “Corporate Compliance” da empresa no Brasil, Luciana Castro ressalta que isso já aconteceu anteriormente por duas vezes: “Em 2006, obtivemos o quinto lugar com o case ‘Estabelecendo Metas e Quebrando Paradigmas’, que tratava da adaptação e do uso de ferramentas de qualidade na área de meio ambiente e, principalmente, da busca por tornar a otimização do desempenho ambiental também em uma oportunidade de redução de custos”, diz.
No ano passado, conta Luciana, a Firmenich foi citada em 22º lugar com o case “O Que é Essencial Dura Para Sempre”, que trazia o Programa de Gestão Responsável elaborado pela empresa e que teve como base a norma inglesa BS8900 – Diretrizes para a Gestão do Desenvolvimento Sustentável. A diretora comemora o “tricampeonato” no Ranking Benchmarking: “Acreditamos que a inclusão no ranking é um importante reconhecimento das boas práticas e da gestão responsável que a Firmenich e todas as empresas que participaram vêm adotando a cada ano, focadas no desenvolvimento sustentável e na competitividade do negócio”.
A Firmenich foi fundada em 1895, na Suíça, e sua sede mundial fica em Genebra. Considerada uma das três maiores empresas do mundo em seu ramo, atua em 50 países e emprega cerca de cinco mil funcionários. No Brasil desde 1953, a empresa de origem suíça tem sua unidade de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento instalados na cidade de Cotia, no interior de São Paulo. Segundo a direção da empresa, a Firmenich conta atualmente com 320 funcionários no país.
Maurício Thuswohl, swissinfo, Rio de Janeiro
Retirado de:
http://www.swissinfo.ch/por/economia/Um_aroma_suico_de_sustentabilidade_ambiental.html?cid=19952462
Sem comentários:
Enviar um comentário