sexta-feira, 21 de novembro de 2008

EU NÃO FAÇO LIXO

A prevenção na produção de resíduos

"A prevenção ocupa o lugar de topo na hierarquia europeia de gestão de resíduos, podendo assumir duas formas distintas: a prevenção quantitativa (redução da quantidade) ou a prevenção qualitativa (redução da perigosidade). A prevenção inclui os esforços de redução e reutilização e procura evitar a produção de resíduos. A prevenção diminui os custos de fabrico, tratamento e deposição, o consumo de recursos naturais e a emissão de gases de estufa.
Estando a Prevenção na base da Gestão de Resíduos, a LIPOR assumiu o compromisso de serem premissas, na gestão integrada de resíduos que desenvolve, três questões fundamentais: a alteração de processos para a eliminação dos resíduos na produção; a redução dos resíduos na fonte potenciada por mudanças de mentalidade e a reutilização dos produtos como forma de poupança.
No seguimento deste trabalho e assumindo na íntegra este compromisso, foram definidos um conjunto de princípios que regem toda a actuação e estratégia da LIPOR.
1. Assumir o desafio da SustentabilidadeTrabalhar, sempre, com o objectivo de manter o equilíbrio financeiro, proteger os recursos naturais e o Ambiente, não esquecendo a nossa responsabilidade para com a comunidade em que nos inserimos e os nossos colaboradores.
2. Apostar na prevençãoPromover a minimização da produção de resíduos, actuando junto dos nossos parceiros (comunidade, industria, comércio, ONG, poder político, …), tendo como objectivo a conservação da Natureza e de recursos e a redução dos impactos na Saúde Pública.
3. Estreitar relações com as partes interessadasContinuar a promover o bom relacionamento com os nossos parceiros, especialmente os cidadãos e os Municípios nossos associados, reconhecendo que o seu papel é preponderante para o sucesso de todo o nosso trabalho. Também as acções de benchmarking junto dos outros Sistemas de Gestão de Resíduos, com a troca de experiências são para nós uma necessidade assumida.
4. Encarar os resíduos como recursosAssumir de forma clara que a nossa abordagem na Gestão de Resíduos é realizada na óptica da Gestão de Recursos, encarando-os como tal, fazendo todos os esforços para a sua valorização mais adequada.
5. Definir e aplicar uma hierarquia para a Gestão de ResíduosTrabalhar para que o nosso sistema de Gestão de Resíduos siga as linhas de orientação da União Europeia. Neste sentido adoptamos a seguinte hierarquização: Prevenção; Reutilização; Reciclagem; Valorização Energética e Confinamento Técnico.
6. Ser uma organização auto-suficienteContinuar a ser auto-suficientes, assegurando os investimentos em infra-estruturas, recursos humanos qualificados e inovação, de modo a dar a melhor resposta às especificidades da Gestão de Resíduos.
7. Aplicar o princípio do Poluidor-Pagador e da Responsabilidade do ProdutorReunir esforços no sentido de junto das Câmaras Municipais nossas associadas, apelar à responsabilização dos produtores de resíduos e fazer reflectir os custos reais da Gestão de Resíduos nas tarifas a aplicar.

Mais informações em: www.lipor.pt "

NÃO PERCA TAMBÉM NESTE EXCELENTE SITE:
"10 Mandamentos da Prevenção"

Retirado de:
http://www.dreamer.pt/eunaofacolixo.com/

1 comentário:

residuos disse...

plan nacional de resíduos sólidos Brasil: www.redsolenergy.com / pnrs.pdf
Plantas Tratamento BASURA_CERO "
Uma alternativa para os problemas ambientais dos resíduos sólidos urbanos é a construção de estações de tratamento, os resíduos sólidos para produzir electricidade.
Em http://www.redsolenergy.com nós concepção e construção dos resíduos sólidos, eliminando assim o principal problema dos resíduos e na produção simultânea de eletricidade limpa e renovável. Nossas instalações e projetos para evitar que o ambiente emitem grandes quantidades de CO2, evitar problemas de resíduos, para eliminar focos da doença, a produção de electricidade limpa, renovável e criar empregos sustentáveis.
Nós trabalhamos na construção de fábricas na Europa e América.