sexta-feira, 21 de novembro de 2008

MARGARIDA

RUBRICA: EXEMPLOS DE VIDA
(Nova rubrica no blog projecto pegada verde)

"Nasceu a 1 de Abril de 1788 em Capriglio (Itália) e desde jovem foi uma grande trabalhadora. Não frequentou a escola, mas adquiriu uma grande sabedoria na oração.
Em 1812 casou com Francisco Bosco, um viúvo de 27 anos e com um filho de 3 anos. Em 1815 nasceu João Bosco. Passados dois anos, morreu-lhe o marido, vítima de uma pulmonia.
Margarida, apenas com 29 anos, e em tempos de carestia, ficou a única responsável por cuidar da sogra e dos seus três filhos. Enfrentou com fortaleza esta situação, graças à sua grande fé no amor de Deus.
Margarida foi uma mãe que, na educação dos filhos, conseguiu conjugar paternidade e maternidade, doçura e firmeza, vigilância e confiança, familiaridade e diálogo. Viu que João tinha vocação para ser padre. Por isso, acompanhou-o maternalmente até à ordem sacerdotal. Nesse dia, a recomendação materna: "VIVE POBREMENTE. O IMPORTANTE É SALVAR ALMAS".
Dom Bosco fundou em Turim a sua Obra para os rapazes pobres e abandonados. Margarida foi para lá ajudá-lo, fazendo do Oratório uma família. Passados dez anos, no dia 25 de Novembro de 1856, partiu para o Céu.
No ano de 2006 foi declarada Venerável: Margarida, a mãe de Dom Bosco, é modelo de vida sobretudo para as mães.

Pedrosa Ferreira"

Retirado de:
Cavaleiro da Imaculada, Ano 48, N.º 896, Novembro de 2008 (Versão imprensa-Publicação periódica mensal)

Sem comentários: