quinta-feira, 29 de julho de 2010

“EMPIRE STATE BUILDING”

ASPIRA A SER MODELO NOVA-IORQUINO DE EDIFÍCIO "VERDE"
Filipa Alves (27-07-10)

A renovação do edifício mais alto de Nova Iorque inclui um “makeover energético” que permitirá reduzir em 40% o seu consumo de energia, o que resultará numa redução da sua pegada carbónica em cerca de 100 000 toneladas ao longo dos próximos 15 anos.Quando foi construído em 1931 o “Empire State Building” marcou a diferença do topo dos seus 443m de altura, ao tornar-se o edifício mais alto da cidade de Nova Iorque, título que perdeu em 1972 quando foram construídas as Torres Gémeas do World Trade Centre, cuja destruição resultaria na restituição do atributo ao “dono” original.

Na actualidade, o “Empire State Building” está prestes a receber obras de renovação que têm como objectivo torná-lo novamente um marco arquitectónico da cidade e que incluem um “makeover energético” que o transformará no modelo nova-iorquino de edifício “verde”.

A remodelação terá um custo global de 550 milhões de dólares americanos, 13 milhões dos quais serão utilizados para reduzir o consumo energético do edifício em 40%, o que resultará numa redução da sua pegada carbónica em cerca de 100 000 mil toneladas, o equivalente a retirar da estrada 20 000 veículos.

Estas obras incluirão alterações estruturais como a substituição das suas 6514 janelas por um revestimento mais eficiente em termos energéticos, a criação da maior rede sem fios de um edifício que permitirá controlar o funcionamento de válvulas e extractores de forma centralizada, bem como a criação de um sistema “inteligente” de circulação do ar que permitirá limitar as flutuações de temperatura.

A “cereja no topo do bolo” é a criação de um sistema de monitorização minuto a minuto dos gastos energéticos de cada uma das 300 empresas alojadas no edifício. Para além de estabelecer uma comparação com os resultados da performance energética dos vizinhos e empresas da concorrência este sistema, acessível online, sugerirá melhorias.

Apesar das óbvias vantagens para o ambiente a verdadeira razão de ser da renovação energética do “Empire State Building” é económica, visto que permitirá poupar anualmente 4 milhões de dólares em contas de electricidade pagando o investimento inicial necessário em apenas 3 anos.

Fonte: www.guardian.co.uk

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=22299&bl=1

Sem comentários: