quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CHUVA DE ESTRELAS CADENTES

ILUMINA O CÉU DE AGOSTO
Filipa Alves (12-08-09)

Hoje, 12 de Agosto, terá lugar a fase mais intensa da chuva de meteoritos que ocorre todos os anos em Agosto conhecida como Lágrimas de São Lourenço ou Chuva de Estrelas de Perseides, mais facilmente observável no Hemisfério Norte.

A Chuva de Estrelas de Perseides, denominada de acordo com a constelação na qual parece ter origem - Perseus - não é mais que o resultado do atrito quando fragmentos do cometa Swift-Tuttle entram na atmosfera, o que aumenta a sua temperatura tornando-os incandescentes.
Os mais antigos relatos da ocorrência desta chuva de meteoritos datam de há 2000 anos, quando foi observado na China, mas até ao séc. XIX não se relacionou esta chuva de estrelas com a actividade de um cometa. O cometa em causa - Switft –Tuttle - demora 130 anos a dar a volta ao sol e foi visto pela última vez na Terra em 1992.

A Chuva de Estrelas de Perseides é um fenómeno observável todos os anos, e é muito popular por ocorrer numa época do ano em que há muitas actividades ao ar livre, pelo que se torna mais facilmente observável. O espectáculo das Lágrimas de São Lourenço terá o seu pico hoje, 12 de Agosto, às 17h, hora de Portugal Continental.

Para ser testemunha desta chuva de estrelas cadentes no seu auge é aconselhável deslocar-se para uma zona pouco iluminada. Neste ano de 2009, Ano Internacional da Astronomia, está agendada no Município de Fronteira, uma actividade de observação no âmbito do programa Astronomia no Verão.

Fontes: Europa Press, El País, JN, astronomia2009.org

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=7711&bl=1

Sem comentários: