quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DESCOBERTO NOVO MÉTODO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA LIMPA A PARTIR DE ÁGUA SALGADA

Filipa Alves (05-08-09)

Misturando água salgada com água doce num recipiente com eléctrodos de carbono é possível produzir energia limpa. Trata-se de uma ideia que pode servir de base a uma nova tecnologia de obtenção de energia renovável se se conseguir concretizar a grande escala.

O conceito de utilização de água salgada para produzir energia não é novo mas a maioria dos métodos existentes usam membranas cuja manutenção se tem revelado extremamente dispendiosa. Porém, Doriano Brogioli da Universidade de Milano-Bicocca, em Itália, desenvolveu um novo método com menos custos.

O autor compara o novo mecanismo ao inverso de um processo de dessalinização, em que é consumida electricidade para separar os iões de sal da água do mar. Neste caso, a combinação de água doce e salgada gera electricidade quando os iões se difundem através da água.

O processo passa por duas fases. Inicialmente, a água salgada é bombeada para o interior de um recipiente com dois eléctrodos de carbono com carga. Os iões de sal – iões positivos de sódio e iões negativos de cloreto – são atraídos para a superfície de um dos eléctrodos de carbono, dependendo da sua carga. Em seguida, bombeia-se água doce para dentro do mesmo recipiente e os iões difundem-se da superfície dos eléctrodos misturando-se na água doce, criando-se energia no processo.

Segundo Yuri Gogotsi , cientista de materiais da Universidade de Drexel na Pensilvânia (EUA), trata-se de uma ideia viável, mas que “ainda está nas primeiras etapas de desenvolvimento”, sendo necessária mais investigação para “levá-la a um ponto em que pode ser concretizada… num aparelho de grandes dimensões que possa processar um fluxo de água com [vários] metros cúbicos”.

Fonte: Science News

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=7545&bl=1

Sem comentários: