sexta-feira, 21 de agosto de 2009

OS CAMINHOS DO PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA

21 de Agosto de 2009, 11:15

Todos os anos perto de 130 mil pessoas visitam a maior zona verde pública de Vila Nova de Gaia. O Parque Biológico estende-se por 35 hectares com centenas de espécies de animais e plantas em estado selvagem. Um passeio por quase três quilómetros que pode durar mais ou menos consoante a vontade e a sorte de observar esquilos, raposas, gamos, corvos e muitos outros animais.
A função principal do Parque Biológico é a educação ambiental, como explicou Nuno Oliveira, presidente do conselho de administração. O Parque foi o primeiro centro permanente de educação ambiental no país e hoje já tem outros equipamentos, como um centro de recuperação de animais selvagens, uma biblioteca, um parque de autocaravanas, uma clínica veterinária e uma hospedaria. Sendo uma pequena reserva natural em espaço urbano, mais de 40 espécies de aves nidificam no parque, o espaço funciona também como um memorial do passado agro-rural da região. É visitado, anualmente, por cerca de 130 mil pessoas.

Parques de Gaia custam cinco mil euros por dia

Até 2010, Vila Nova de Gaia queria atingir a meta de seis metros quadrados de espaço verde público por habitante. Para tal será necessário investir em mais zonas verdes e reforçar as existentes. Os quatro parques públicos do concelho custam "mil contos por dia", diz Nuno Oliveira, director do Parque Biológico.
Retirado de:

Sem comentários: