sexta-feira, 13 de março de 2009

É IMPORTANTE ALTERAR OS COMPORTAMENTOS

Problemas do Planeta debatidos em Coimbra

É importante alterar os comportamentos

Coordenadora do Comité Português salienta que os mais velhos têm um papel fundamental na transmissão de valores. A coordenadora do Comité Português para o Ano Internacional do Planeta Terra, Maria Helena Henriques, defendeu, em Coimbra, o 'aliciamento dos jovens', para alterar os comportamentos em prol de uma gestão sustentável dos recursos do Planeta.
'As gerações vindouras pagarão uma factura muito alta. É importante que essas gerações sejam já aliciadas para alterar comportamentos. Mas não se alteram comportamentos se não se compreender a necessidade de os alterar', sublinhou Maria Helena Henriques.
A responsável e docente da Universidade de Coimbra (UC) sustentou que mudar comportamentos e atitudes para o futuro passa por incutir nos jovens a ideia de que eles vão ser os protagonistas do futuro. Na sua perspectiva, compete aos mais velhos, os que têm mais conhecimentos, transmitir-lhes esses valores e conhecimentos, porque não se podem transmitir valores se não se compreender a razão de ser desses valores.
'É fundamental para um planeta mais saudável, seguro e próspero, que todos os cidadãos se envolvam em comportamentos sustentáveis, mas para tal necessitam de conhecimentos na área das ciências da terra, e é isto que este congresso procura promover', a docente do Departamento de Ciências da Terra da UC, entidade organizadora do IV Congresso dos Jovens Geocientistas, que começou ontem e encerra hoje.
Com a ajuda dos professores, quer da universidade, quer das instituições do ensino básico e secundário, 'é fundamental despertar curiosidade nos jovens para aprenderem mais da dinâmica do planeta e de formas saudáveis de interagir com ele', O Departamento de Ciências da Terra da UC tem vindo anualmente a lançar o desafio às escolas e vai acompanhando o processo, apoiando-as nos aspectos científicos na fase de elaboração das comunicações dos alunos ao congresso.
Congresso de Geocientistas.
Papel dos jovens é importante para o futuro do Planeta.

Retirado de:
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

Sem comentários: