quarta-feira, 11 de março de 2009

GESTÃO SUSTENTÁVEL DE FLORESTAS TEM POTENCIAL PARA CRIAR 10 MILHÕES DE EMPREGOS

da France Presse, em Roma
A gestão sustentável das florestas poderia gerar 10 milhões de "empregos verdes", indicou nesta terça-feira em Roma a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

"Enquanto cada vez mais empregos são perdidos por causa da atual desaceleração econômica, a gestão sustentável das florestas poderia ser uma forma de criar milhões de postos de trabalho, ajudando a reduzir a pobreza e melhorar o meio ambiente", defendeu Jan Heino, diretor geral adjunto do Departamento Florestal da FAO.
"Como as árvores e as florestas são essenciais para a retenção do carbono, esse investimento pode resultar em uma contribuição muito importante para o esforço da população em se adaptar às mudanças climáticas", afirmou.

"Alguns países, como os Estados Unidos e a República da Coreia, por exemplo, incluíram o setor florestal em seus planos para estimular a economia", explicou a FAO, que propõe a criação de empregos no setor agroflorestal, cultivos silvestres e gestão de incêndios.

Na Índia, o reflorestamento é um elemento importante para garantir o emprego rural, destacou a agência.

A entidade estimou ainda que uma melhor gestão florestal e novas plantações de árvores poderiam reduzir de forma significativa a tendência à redução da cobertura verde, ajudando a diminuir as emissões de carbono.

A gestão sustentável das florestas será debatida durante a Semana Florestal Mundial, que acontecerá na sede central da FAO, em Roma, de 16 a 20 de Março.
Retirado de:

Sem comentários: