quinta-feira, 12 de março de 2009

TRANFORMA-TE EM AGENTE SECRETO DEFENSOR DO AMBIENTE NUMA BANDA DESENHADA

Publicado: 2008-04-16
As crianças podem agora aprender a proteger o ambiente enquanto perseguem os seus malfeitores no novo website Eco-Agentes da Agência Europeia do Ambiente, disponível em 24 línguas.

O website Eco-Agentes convida as crianças dos 9 aos 14 anos a participar em histórias de banda desenhada enquanto “eco-agentes secretos”. Em cada história, cinco heróis dos Países Baixos, Finlândia, Polónia, Turquia e Grécia são enviados numa missão especial, por exemplo, infiltrar uma “estação eólica” nos Países Baixos, que dissimula uma instalação de extracção de gás natural. Após criar um ficheiro pessoal, o novo agente integra o grupo de agentes permanentes nas histórias de banda desenhada. Cada missão inclui jogos em que as crianças vão ganhando pontos obtendo, no final, uma pontuação geral.

Estão já em linha histórias sobre a temática das alterações climáticas e da qualidade da água. Seguir-se-ão histórias sobre um estilo de vida sustentável, a biodiversidade e a qualidade do ar.
Página do professor
A cada temática corresponde um jogo de pergunta-resposta. Se as respostas estão correctas, são apresentadas informações adicionais sobre o tema tratado; se as respostas estão incorrectas, são apresentadas sugestões e o jogador é convidado a tentar novamente. Os jogos de pergunta-resposta podem também ser descarregados e usados na sala de aula.
Os professores têm ainda acesso a outro material educativo, bem como a uma lista de websites no respectivo país, com informações mais pormenorizadas sobre temas ambientais.

Apresentação do website aos futuros “eco-agentes”
A Agência Europeia do Ambiente apresentará o website dos Eco-Agentes no “SciFest 2008”, um festival de ciência e tecnologia dedicado aos adolescentes, a realizar nos dias 16-19 de Abril em Joensuu, Finlândia.
Retirado de:

Sem comentários: