segunda-feira, 12 de abril de 2010

LANÇADA CAMPANHA NATURSAPO

CAMPANHA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DE ANFÍBIOS

Rui Borralho - Naturlink (12-04-10)

Uma parceria de entidades coordenada pelo portal Naturlink/Sapo lançou uma campanha de cidadania que pretende contribuir significativamente para a conservação dos anfíbios da nossa fauna, através de um conjunto de acções que envolvem intervenções no terreno, difusão alargada de informação e sensibilização ambiental.

O portal Naturlink, enquanto canal ambiental do portal Sapo.pt, está a organizar a campanha de cidadania ambiental NaturSAPO – Campanha Nacional de Conservação de Anfíbios, a qual se insere na iniciativa internacional 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade. A campanha beneficia do apoio institucional e operacional da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e do ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, e da parceria técnica e científica do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (responsável pela Coordenação Científica), da ERENA – Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais, do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da APENA – Associação Portuguesa de Engenharia Natural, e da SPH – Sociedade Portuguesa de Herpetologia. A acrescer a esta parceria, a campanha é apoiada por um conjunto crescente de instituições privadas, a quem agradecemos e a cuja lista e links poderá aceder nesta página. e no final deste artigo.

Os anfíbios são particularmente sensíveis a alterações do meio e as suas populações têm vindo a regredir a um ritmo preocupante em todo o planeta, devido a um conjunto alargado de ameaças. Nos últimos 20 anos crê-se que se terão extinguido 168 espécies de anfíbios a nível mundial, um número alarmante que se prevê que continue a aumentar nas próximas décadas. Apesar de ainda não se ter extinguido nenhuma espécie de anfíbio em Portugal, o panorama nacional não é animador, estando ameaçados pela destruição de habitat e desaparecimento de zonas húmidas para urbanização, monoculturas florestais exóticas, barragens e infra-estruturas viárias, poluição de rios e ribeiras, introdução de espécies exóticas, perseguição directa.

Neste contexto, a NaturSAPO envolve a realização um conjunto de acções destinadas a contribuir significativamente para a conservação dos anfíbios da fauna portuguesa, através (1) da implementação de acções de conservação no terreno [gestão e conservação de habitats de anfíbios], (2) da realização de iniciativas didácticas destinadas a diferentes públicos [educação e sensibilização], e (3) através da difusão de actualidade noticiosa regular sobre este grupo faunístico tão frequentemente esquecido [comunicação]. As componentes de comunicação e sensibilização ambiental desenrolar-se-ão pelo menos até ao final de 2010 e as acções de conservação no terreno decorrerão pelo menos durante um período de 5 a 10 anos, consoante os locais.

Neste momento, a parceria NaturSAPO já conseguiu reunir os apoios necessários para realizar as seguintes acções:
  • Estabelecimento de um conjunto de seis micro-reservas em diferentes locais de Portugal, que compreendem áreas com lagoas temporárias e troços de ribeiras com particular interesse para a conservação de anfíbios. Para tal, estão a ser estabelecidos acordos com os seus proprietários de modo a garantir que num período mínimo de 5 a 10 anos (consoante os casos) estas áreas sejam geridas de forma a beneficiar as populações de anfíbios, sendo efectuado durante este período o acompanhamento e amostragem das suas populações pela parceria NaturSAPO. Esperamos alargar o número de reservas a estabelecer e estamos a procurar obter os apoios necessários para atingir esse fim.
  • Implementação de acções de recuperação de linhas de água degradadas, empregando técnicas de Engenharia Natural e melhorando o habitat para os anfíbios. Até ao momento garantimos os apoios necessários para a recuperação de dois troços de linhas de água.
  • Organização da conferência internacional “Ecologia e Conservação de Anfíbios”, que decorrerá no dia 30 de Abril de 2010 (Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios – “Save the Frogs Day”) no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, onde será apresentado um conjunto excepcional de trabalhos nacionais e internacionais sobre este tema.
  • Organização da exposição “Anfíbios – uma pata na Água e outra na Terra”, que decorre de 5 de Abril a 15 de Maio de 2010 na Casa Andersen, no Jardim Botânico do Porto, e mostra de forma lúdica e interactiva o mundo desconhecido destes animais misteriosos, e o modo como sapos, rãs, relas, salamandras e tritões vivem entre o meio aquático e o meio terrestres ao longo das suas vidas.
  • Realização de um conjunto de acções pedagógicas, enquadradas num plano de educação ambiental sobre a importância dos anfíbios, direccionado para as escolas do ensino básico e secundário. Este plano incluirá a produção de conteúdos didácticos e jogos educativos distribuídos on-line e em CD-Rom, visitas a charcos para observação da sua biodiversidade, campanha de adopção de charcos designada “o charco da minha escola”, apresentações em escolas realizadas por técnicos e investigadores que trabalham com anfíbios, entre outras iniciativas.
  • Produção e actualização do canal NaturSAPO no portal Naturlink/Sapo. Trata-se de um canal internet onde são disponibilizados conteúdos lúdicos e técnicos sobre a ecologia e conservação de anfíbios e onde são divulgadas em permanência as diferentes iniciativas enquadradas nesta campanha e os seus resultados.
  • Realização de uma campanha de comunicação que incluirá a produção e divulgação sistemática de actualidade noticiosa sobre a conservação dos anfíbios e sobre a sua importância directa e indirecta no nosso dia-a-dia, quase sempre desconhecida da grande maioria de nós. Tal implicará a publicação regular de notícias, artigos e entrevistas não só no canal NaturSAPO, mas também nas homepages do portal Naturlink e do portal Sapo, bem como noutros canais do Sapo.pt. Adicionalmente será promovida a divulgação e publicação desta informação num leque alargado de órgãos de comunicação social.
Em suma, através destas acções as entidades envolvidas na Campanha NaturSAPO pretendem contribuir de forma objectiva para a conservação dos anfíbios da nossa fauna, informando, sensibilizando e agindo no terreno. Trata-se de uma iniciativa concebida, organizada e executada por uma parceria que acredita que a sociedade civil pode fazer a diferença e contribuir decisivamente para a conservação da biodiversidade. Se qualquer entidade desejar apoiar esta iniciativa juntando-se a esta parceria, ou se pretender divulgar outras acções de conservação de anfíbios que já estão a ser implementadas recorrendo aos meios de comunicação da campanha, teremos muito gosto, e todo o interesse, em receber essa informação e em analisar as melhores forma de cooperação. Agradecemos o contacto através do endereço de correio electrónico naturlink@naturlink.pt .

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=80&cid=17882&bl=1

Sem comentários: