quarta-feira, 7 de abril de 2010

NASCERAM EM SILVES

AS DUAS PRIMEIRAS CRIAS PORTUGUESAS DE LINCE-IBÉRICO EM CATIVEIRO
Filipa Alves (07-04-10)

A fêmea fundadora, em Outubro do ano passado, do grupo reprodutor alojado no Centro Nacional de Reprodução do lince-ibérico deu à luz duas crias no passado domingo de Páscoa. Os partos decorreram sem incidentes e a mãe exibe “dedicação e tranquilidade” em relação à sua ninhada.
Depois de, no início de Março, os projectos de conservação do lince-ibérico terem sofrido um revés com a morte de vários indivíduos em cativeiro devido uma infecção renal que se veio a revelar afectar também uma parte significativa dos restantes animais que integram o projecto bem como dos animais das populações selvagens, a Páscoa trouxe boas-novas.

Com efeito, no passado domingo nasceram no Centro Nacional de Reprodução do lince-ibérico em Silves, as primeiras crias do projecto português de Conservação da espécie.

A mãe é Azahar, a fundadora da colónia do centro de Silves, proveniente do Zoobotánico de Jerez de la Frontera - onde nunca tinha conseguido procriar possivelmente devido ao stress associado à vida num centro urbano - e o pai é Drago, que chegou a Portugal vindo do centro de reprodução de La Olivilla.

Segundo fonte do Ministério do Ambiente, os partos de Azahar decorreram sem incidentes e as crias são “robustas e activas” sendo alvo de “dedicação e tranquilidade” por parte da mãe que, embora inexperiente, tem exibido o comportamento maternal correcto.

Durante estas primeiras semanas a monitorização do desenvolvimento das crias decorrerá exclusivamente através das câmaras de videovigilância instaladas nos recintos. Se tudo correr como previsto será apenas na 3ª ou 4ª semana de vida que a equipa do centro de reprodução de Silves terá o primeiro contacto com as crias para avaliar o estado físico dos animais e determinar o seu sexo.

Os nascimentos em Portugal somam-se aos nascimentos nos centros de reprodução do projecto espanhol de Conservação Ex-situ do felino mais ameaçado do mundo, totalizando 9 crias nascidas na actual época de reprodução em cativeiro.

A par do sucesso da reprodução em cativeiro do lince é também notícia o sucesso das primeiras reintroduções de linces em Guadalmellato (Córdova), que tiveram início no ano passado – pelo menos uma das 3 fêmeas está prenhe e uma outra já estabeleceu contacto com a população de Andújar, um dos objectivos das acções de reintrodução.

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=17677&bl=1

Sem comentários: