quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

MOHAMMAD YUNUS

PRÉMIO NOBEL DA PAZ 2006 (E PORQUE NÃO DA ECONOMIA?)
Mohammad Yunus, 66 anos, professor universitário de Economia, e o Grameen Bank (que significa Banco das Aldeias e é conhecido pelo Banco dos Pobres), que fundou em 1976, no Bangladesh, foram distinguidos com o Prémio Nobel da Paz 2006 pelo trabalho no desenvolvimento de oportunidades económicas e sociais entre os mais pobres, através de programas inovadores, como o microcrédito.


O Grameen Bank é um banco ao contrário. Que empresta dinheiro a quem não tem bens nem dá garantias de pagamento, que prefere as mulheres como clientes e que faz questão de se certificar de que a pessoa é pobre, antes de decidir um crédito. Um microcrédito para ser mais preciso. O microcrédito é, assim, um instrumento de combate à pobreza e exclusão social, que valoriza a capacidade de iniciativa na criação de condições de desenvolvimento de pequenos negócios, permitindo a plena inserção no mundo do trabalho.

O Comité Nobel justificou a escolha de Muhammad Yunus e do seu banco para Nobel da Paz de 2006, pelo facto de estes terem mostradp «que mesmo o mais pobre dos pobres pode trabalhar no sentido do seu próprio desenvolvimento».”O microcrédito tem feito muito pela paz no mundo, porque reduz as tensões sociais e confere toda a dignidade aos mais pobres do planeta e torna-os actores do seu futuro e não dependentes", disse Wemans, da ANDC.Em Portugal, a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) criada em 1999 já ajudou a criar cerca de 630 empresas e 700 postos de trabalho.

Retirado de:
http://2dedosprosaepoesia.blogs.sapo.pt/arquivo/1049121.html

Sem comentários: