domingo, 17 de maio de 2009

ESTOCOLMO ELEITA A PRIMEIRA "CAPITAL VERDE EUROPEIA"

Ambiente - 03-03-2009 - 17:19

O projecto "Capital Verde Europeia" foi lançado pela Comissão Europeia com o objectivo de distinguir anualmente uma cidade europeia pelo seu desempenho ambiental. Estocolmo será a primeira "Capital Verde Europeia" em 2010, seguida de Hamburgo, em 2011. Em entrevista exclusiva, dois eurodeputados suecos falaram-nos da importância do prémio e do seu significado para a capital da Suécia.

Qual o objectivo da "Capital Verde Europeia"?
"É um prémio importante pois permite distinguir iniciativas amigas do ambiente e sensibilizar todos os países europeus para as iniciativas tomadas por outras cidades", Inger Segelström, eurodeputada sueca (Grupo Socialista).

"Mais de metade da população mundial vive em cidades, pelo que é muito importante conhecer exemplos de boa compatibilização entre urbanismo e desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, além de premiar uma cidade, o projecto deverá igualmente inspirar outras cidades", Christofer Fjellner, eurodeputado sueco (Grupo do Partido Popular Europeu e dos Democratas Europeus)

Por que é que a cidade seleccionada foi Estocolmo?
"A limpeza da água na cidade de Estocolmo e a imposição de portagens aos veículos para evitar os congestionamentos na cidade foram medidas muito bem sucedidas", Inger Segelström.

"É importante reconhecer que as nossas cidades não são apenas compostas pelos edifícios, infra-estruturas e pessoas que nelas habitam, mas também pelo ambiente envolvente. Estocolmo conseguiu fazê-lo integrando os aspectos ambientais em todas as medidas tomadas pela administração", Christofer Fjellner.

O que irá mudar em Estocolmo com este prémio?
"Continuaremos a tomar novas iniciativas amigas do ambiente e a trabalhar no sentido de proporcionar uma cidade mais verde à próxima geração", Inger Segelström.

"Espero sinceramente que a verdadeira preocupação dos habitantes de Estocolmo seja o ambiente e não tanto o prémio, apesar da sua importância. Quando atingimos o topo queremos permanecer no topo e, para que isso seja possível, não podemos diminuir o nível de exigência",

Christofer Fjellner.
REF. : 20090302STO50551

- 905 da electricidade é fornecida pelas energias renováveis.
- Prédios de 8 andares construídos em madeira (as casas passaram do vulgar betão à madeira)
- Janelas com painéis fotovoltáicos
- Visores onde se pode observar quando tomamos um banho quanto gastamos (em água e em €)
- Uso dos recursos de forma mais eficiente

CIDADE QUE JÁ RECEBEU VÁRIOS PRÉMIOS NA ÁREA DA SUSTENTABILIDADE

Outros excelentes exemplos na Suécia:

Cidade de Malmö:
Conhecido por seus extensos parques e áreas verdes, a cidade de Malmö, terceira maior cidade da Suécia, é um modelo de desenvolvimento urbano sustentável. Com o objetivo de tornar a cidade uma “ekostaden” (eco-cidade), vários bairros já foram transformados usando design inovador com alternativas sustentáveis. O incentivo ao uso da bicicleta e o extenso sistema de transporte público torna a cidade ainda mais verde.
- Telhados verdes para gestão das águas (isolamento contra o calor e o frio)
- 70 blocos criados para idosos e pessoas com fraca mobilidade
- Malmö planeia produzir (em 6 anos) energia sustentável, para toda a sua cidade, através de 2 centrais eólicas e outras energias renovavéis

Retirado de:
http://www.europarl.europa.eu/news/public/story_page/064-50583-061-03-10-911-20090302STO50551-2009-02-03-2009/default_pt.htm

Sem comentários: