sexta-feira, 22 de maio de 2009

INAUGURAÇÃO DO CENTRO NACIONAL DE REPRODUÇÃO DO LINCE-IBÉRICO

O Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico (CNRLI) é hoje inaugurado no Município de Silves, numa cerimónia presidida pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. O CNRLI, no âmbito do Plano de Acção de Conservação do Lince-Ibérico, deverá manter animais reprodutores em cativeiro com o propósito de reintroduzir a espécie no território nacional.
A Águas do Algarve inaugura o Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico numa cerimónia presidida pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.
O Município de Silves acolhe o Centro que visa introduzir a espécie em território português.
A inauguração do Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico (CNRLI), no Município de Silves, é assinalado hoje com o descerramento da placa da nova infra-estrutura, numa cerimónia que conta com a presença do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia; do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa; da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Isabel Soares; do Presidente do Conselho de Administração da Águas do Algarve, Joaquim Marques Ferreira; do Presidente do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), Tito Rosa; e do Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal, Pedro Cunha Serra, entre outras individualidades.
Simultaneamente à inauguração do CNRLI a Águas do Algarve cede a utilização total ao ICNB, nomeadamente, para assegurar a gestão directa do Centro de Reprodução em Portugal, em exclusivo para reprodução do lince-ibérico e para integrar a rede ibérica de centros de reprodução em cativeiro, ficando o ICNB autorizado a praticar todos os actos necessários e convenientes para garantir esta obrigação.
O Plano de Acção para a Conservação do Lince-Ibérico (Lynx pardinus), levado a cabo pelo ICNB, tem como objectivo final viabilizar a conservação da espécie em território nacional. Prevê acções a desenvolver entre 2008 e 2012, incluindo as de conservação in situ e ex situ, indo ao encontro das medidas preconizadas pelos governos de Portugal e Espanha para garantir a sobrevivência da espécie, uma das mais ameaçadas do mundo.
O programa de conservação do lince-ibérico implica manter cerca de 60 reprodutores em cativeiro, que serão emparelhados de forma a evitar fenómenos endogâmicos, e preparar animais nascidos em cativeiro para reintrodução a partir de 2010.
O CNRLI é um projecto desenvolvido pela Águas do Algarve, com o apoio do Comité de Cria em Cativeiro para o Lince-Ibérico e do ICNB, como parte de um vasto programa de medidas de minimização, compensação e sobrecompensação ambiental da barragem de Odelouca, onde se integram várias componentes, tais como galerias ribeirinhas, a avifauna, a ictiofauna e o lince- ibérico.
Retirado de:

Sem comentários: