segunda-feira, 25 de maio de 2009

LOMBRICOMPOSTAGEM DOMÉSTICA

A matéria fermentável pode ser utilizada para fazer lombricompostagem, ou seja, compostagem dentro de uma caixa com minhocas. Esta actividade pode ser realizada na escola, uma vez que a caixa de minhocas pode ser colocada em qualquer local arejado. Ou seja, que não seja muito quente no Verão nem muito frio no Inverno.
Material necessário
- 1 caixa com cerca de 60 cm de lado e 30 cm de altura. Pode ser utilizada uma caixa de madeira ou plástico que tenha buracos com 1 cm de diâmetro, separados entre si alguns centímetros;
- Tijolos, pedaços de madeira, para assentar a caixa;
- Um tabuleiro ou um prato para pôr debaixo da caixa para evitar sujar o chão;
- Jornal;
- Duas mão-cheias de terra;
- Um saco de lixo em plástico;
- Cerca de meio quilo de minhocas vermelhas (aproximadamente 1000 minhocas), que podem ser compradas num viveiro ou numa loja que venda iscos.
Procedimento
A) Como montar a caixa
- Cortar o jornal às tiras com cerca de 2-3 cm de largura e molhá-las até ficarem empapadas;
- Colocar o jornal na caixa (podes por todo o papel que quiseres);
- Juntar uma mão-cheia de terra e misturar com o jornal;
- Colocar as minhocas na caixa;
- Cortar um bocado do saco de lixo vazio que deve ser rectângular e um pouco mais pequeno que a caixa das minhocas;
- Pôr o rectângulo de plástico por cima da camada de jornais na caixa, para manter a caixa húmida e para que as minhocas não apanhem muita luz.
B) Alimentação das minhocas
Na primeira vez devem juntar-se apenas algumas mãos-cheias de restos de comida. Depois não se deve mexer na caixa durante uma ou duas semanas antes de se dar mais comida, para que as minhocas se habituem à sua casa. Para dar comida levanta-se o saco de plástico, coloca-se a comida e tapa-se com 6 ou 7 cm de papel de jornal e volta-se a pôr o plástico.

Às minhocas pode ser dado qualquer tipo tipo de restos de vegetais tais como alface, repolho, e também restos de determinadas comidas, tais como esparguete, côdeas de pão, e outros, mas não restos de carne ou ossos. A comida deve ser toda cortada em pedaços pequenos. A quantidade de comida a ser fornecida às minhocas deve ser aumentada gradualmente. Ao fim de algumas semanas tem-se húmus que pode ser utilizado no jardim ou em vasos.
Retirado de:

1 comentário:

Anónimo disse...

Adhere to the actions to jailbreak the iPad with spirit.
The higher limit of over $400 is truly wonderful in situation the situation of the set is alright.
JailbreakMe works with the iOS three.1.2 or later on.

Also visit my website - download apptrackr