quinta-feira, 28 de maio de 2009

EXEMPLOS DE VIDA:

Junho/2008
MARTIN LUTHER KING
“Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a viver juntos”.
Pastor norte-americano, Prêmio Nobel da Paz de 1964, Martin Luther King (1929-1968) foi um dos principais líderes do movimento americano pelos direitos civis e um defensor da resistência não-violenta contra a opressão racial. Lutou por um tratamento igualitário e contribuiu para a melhoria da situação da comunidade negra, mediante protestos pacíficos e discursos enérgicos sobre a necessidade do fim da desigualdade racial.
Retirado de:

POLUENTES ORGÂNICOS PERSISTENTES

OS 12 MAIS INDESEJÁVEIS
Cláudia Fulgêncio

Os poluentes orgânicos persistentes (POPs) têm vindo a merecer cada vez mais a atenção da comunidade internacional. Numa primeira fase, as medidas de controlo definidas pela ONU incidem sobre 12 destes compostos químicos.

A comunidade internacional tem vindo a assumir uma preocupação crescente quanto ao controle dos poluentes orgânicos persistentes (POPs). E não é caso para menos – as suas características tornam-nos uma ameaça à saúde mundial.
A 11 de Dezembro de 2000, foi concluído, em Joanesburgo, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), um tratado que define um conjunto de medidas sobre a produção, importação, exportação, uso e eliminação deste produtos.
Mas o que são, afinal, os POPs?
Os POPs são compostos orgânicos que resistem à degradação química, fotolítica e biológica, de origem essencialmente antropogénica, nomeadamente associada ao fabrico e utilização de compostos químicos. Outros compostos, como as dioxinas e furanos, são formados, involuntariamente, a partir de processos de combustão.São compostos que possuem baixa solubilidade na água, mas alta solubilidade nos lípidos, o que tem como principal consequência a sua acumulação nos tecidos adiposos. Esta característica, aliada à sua persistência (intervalo de tempo que um composto é capaz de permanecer no ambiente antes de ser degradado noutros compostos mais simples), potencia a sua perigosidade ao nível da cadeia alimentar, e consequentemente, os riscos de exposição dos consumidores de topo, como é o caso do homem. A sua semi-volatilidade favorece o seu aparecimento em fase gasosa e a sua adsorção em partículas atmosféricas, o que facilita o transporte aéreo por longas distâncias.
Os POPs podem ser encontrados em todo o mundo, mesmo em regiões onde nunca foram fabricados ou manipulados. Alguns deles foram sujeitos a restrições, mas a sua utilização é ainda comum em muitos países. Factores como custos elevados e fraca divulgação têm contribuído para que as alternativas existentes não tenham ainda uma utilização generalizada.
Efeitos na saúde
Tal como muitos outros poluentes, é por vezes muito difícil atribuir directamente a responsabilidade de uma doença a um composto classificado como POP. Este facto é ainda agravado pelo facto de, na maior parte das vezes, os POPs não estarem presentes como um único composto, mas em associações.
Os seres humanos podem ser expostos aos POPs através da alimentação, de acidentes e através da poluição ambiental. A exposição ocupacional ou acidental a alguns POPs revela-se muito preocupante para a saúde humana. Algumas actividades de alto risco englobam a agricultura e a manipulação de resíduos perigosos. Por outro lado, deficientes condições de trabalho, falta de formação e a utilização de equipamento inadequado, são aspectos que fazem com que o risco de exposição dos trabalhadores da indústria química seja elevado.
Nos últimos anos, têm vindo a registar-se casos de exposição a POPs, que têm resultado num grande número de doenças e mortes. Um exemplo, é o caso da exposição ao hexaclorobenzeno na Turquia, que entrou na cadeia alimentar humana, provocando várias doenças do foro urinário e neurológico, para além da cirrose hepática.
Outro exemplo é o acidente de Seveso, na Itália, com a libertação de elevados teores de dioxinas, que tiveram como consequência um aumento considerável no cloroacne (doença de pele) na região.
Os 12 POPs prioritários
De acordo com o decidido em Joanesburgo, as medidas de controlo dos POPs incidem, numa primeira fase, numa lista de 12 compostos químicos, agrupados em três categorias. A lista inclui oito pesticidas (aldrina, clordano, DDT, dieldrina, endrina, heptacloro, mirex e toxafeno), dois químicos industriais (PCBs e hexaclorobenzeno, este também usado como pesticida) e dois subprodutos involuntários de processos industriais de combustão (dioxinas e furanos).
. Aldrina
A aldrina, preparada pela primeira vez no final dos anos 40, é um pesticida utilizado no controlo de insectos rastejantes, como térmitas, bichos da madeira e gafanhotos. Tem vindo a ser amplamente utilizado na protecção de colheitas de milho e batatas, assim como na protecção de estruturas de madeira contra a destruição provocada por térmitas.
A aldrina é rapidamente metabolizada, tanto pelas plantas, como pelos animais. Devido à sua persistência e hidrofobicidade, a aldrina bioconcentra-se principalmente através dos respectivos produtos de conversão. Os lacticínios e as carnes são as principais portas de entrada destes compostos nos seres humanos. Alguns sinais e sintomas de intoxicação provocada por aldrina incluem dores de cabeça, tonturas, náuseas, vómitos, espasmos e convulsões. A exposição ocupacional à aldrina, conjuntamente com a dieldrina e endrina, está intimamente ligada a aumentos das taxas de cancro do fígado.
. Clordano
Este composto é um insecticida de contacto, que tem vindo a ser utilizado em colheitas agrícolas e no combate às térmitas.
Como é rapidamente absorvido através da pele, e provou-se em laboratório que causa lesões no fígado em animais, julgando-se ainda poder causar cancro, o seu uso tem vindo a ser banido em muitos países. Entre os efeitos sobre a saúde, contam-se ainda desordens comportamentais nas crianças, quando a exposição ocorre antes do nascimento ou nos primeiros anos de vida, danos no sistemas endócrino, nervoso e digestivo. A exposição humana pode ocorrer pelo consumo de peixe contaminado, em casas que o utilizaram para combate às térmitas, e através do sangue e do leite da mãe, no caso dos bebés. No ambiente poderá ser encontrado em partículas na coluna de água, sedimentos, solos e atmosfera, podendo ser transportado pela chuva, neve e poeiras.
. DDT
O DDT foi primeiramente preparado em 1874 e veio a constituir, como insecticida, uma importante arma para a redução, a nível mundial, da malária e de outras doenças transmitidas por mosquitos.
Este composto e os seus metabolitos têm vindo a ser detectados nos alimentos, em várias regiões do globo, sendo esta a forma mais corrente de exposição para a população em geral. O DDT já foi também detectado no leite materno, que constitui, igualmente, uma via capaz de provocar graves efeitos nas crianças. Outros efeitos incluem disfunções do sistema imunitário, nervoso e reprodutivo, lesões no fígado, sendo ainda considerado um potencial agente carcinogénico.
É um composto persistente, que pode demorar mais de 15 anos a degradar-se no ambiente, podendo encontrar-se no solo, na água e na atmosfera. Apesar de dezenas de países já o terem banido, ou restringido o seu uso, ficou decidido em Joanesburgo que o DDT vai poder continuar a ser utilizado em países em desenvolvimento, para combater a malária.
. Dieldrina
A dieldrina tem vindo a ser utilizada na agricultura, como forma de controlo de pragas de insectos, nomeadamente, nas culturas de algodão, milho e citrinos.
Os lacticínios, o peixe e a carne constituem vias de entrada deste composto na cadeia alimentar do homem, bem como o leite materno. Os seus efeitos incluem o aumento das taxas de cancro de fígado, a debilitação do sistema imunitário e reprodutor, podendo, ainda, aumentar a mortalidade infantil e causar malformações dos fetos.
. Endrina
A endrina é um insecticida utilizado fundamentalmente em colheitas agrícolas de algodão e grãos.
A alimentação é a maior fonte de exposição a este composto, que aumenta as taxas de cancro de fígado.
. Heptacloro
O heptacloro é um insecticida de contacto, usado primeiramente no combate a insectos e térmitas. Tem vindo a ser utilizado também no controlo de insectos do algodão, gafanhotos e no combate à malária.
A alimentação é principal via de exposição a este composto. Apesar de não existir informação sobre intoxicações no homem, o heptcloro é responsável por sintomas nos animais, que englobam tremores, convulsões e lesões no fígado.
. Mirex
Trata-se de um insecticida com pouca actividade de contacto, que tem vindo a ser utilizado no combate a insectos rastejantes.
Possui um tempo médio de vida superior a 10 anos, sendo apontado como causador provável de cancro em humanos. Outros efeitos incluem lesões no aparelho digestivo, nos olhos, tiróide, sistemas nervoso e reprodutor. O consumo de carne e peixe é a maior fonte de exposição a este composto, referindo-se ainda a inalação e o leite materno como outras formas de entrada no organismo humano.
. Toxafeno
Este composto é um insecticida utilizado nas colheitas de algodão, cereais e vegetais.
A forma principal de exposição para a população é a alimentação. No entanto, a transmissão através do sangue e do leite materno pode provocar graves efeitos nas crianças. Pode ainda causar cancro, danos nos sistemas imunitário e nervoso e nos pulmões.
. Bifenilos policlorados (PCBs)
Os PCBs comportam misturas complexas de bifenilos, com diversos graus de cloração. Existem mais de 200 isómeros que entram em misturas comerciais. Introduzidos no comércio em 1929 pelos EUA, só três décadas depois um investigador sueco se deu conta da sua elevada acumulação nos organismos vivos. Em 1970, intoxicações graves nas fábricas de produção levaram o Japão a suspender o seu fabrico. Apesar disso, em 1977 praticamente todos os países da Europa começaram a produzi-los, comercializando-os sob vários nomes.
As propriedades químicas que os caracterizam facilitam-lhe uma grande aplicação: fluidos dieléctricos, líquidos isolantes, condensadores, transmissores de calor, lubrificantes, plastificantes de tintas, vernizes, colas, lacas, ceras, lâmpadas fluorescentes, papel químico e de imprensa, adjuvantes de pesticidas, entre outros.
De toda esta produção, 20% é destruída por incineração, 10% evapora-se e 55% é abandonada sobre a forma de lixo. Por este motivo, os PCB's encontram-se de forma quase sistemática nas águas continentais e oceânicas e, por conseguinte, nos géneros alimentícios: carne, leite, manteiga, ovos, peixe e derivados destes.
. Hexaclorobenzeno (HCB)
Este composto é um fungicida que foi introduzido na década de 40, para tratamento de sementes. É também um subproduto do fabrico de diversos químicos.
Os efeitos do HCB fazem-se sentir ao nível de lesões na pele, ossos, células sanguíneas, rins, sistema imunitário, nervoso e endócrino, deficiente desenvolvimento dos fetos, cancro e mesmo morte. A exposição ao HCB pode ocorrer durante a gravidez, através do sangue materno, através do leite durante o aleitamento, pelo consumo de carne contaminada e por inalação.
. Dioxinas e furanos
As dioxinas e furanos são involuntariamente originados como sub-produtos, essencialmente em processo de combustão de resíduos. Correspondem a dois grandes grupos de substâncias, com propriedades e estruturas químicas similares, que podem ter um a oito átomos de cloro.
Os efeitos provocados pela exposição humana a estes compostos incluem o cloroacne, alterações do foro psicológico, depressões, hepatites e outros problemas de fígado, e anormal produção de determinadas enzimas. As dioxinas são capazes de provocar cancro e disfunções ao nível imunológico e reprodutivo.
A alimentação é a maior porta de entrada destes compostos na população.
Retirado de:

segunda-feira, 25 de maio de 2009

LOMBRICOMPOSTAGEM DOMÉSTICA

A matéria fermentável pode ser utilizada para fazer lombricompostagem, ou seja, compostagem dentro de uma caixa com minhocas. Esta actividade pode ser realizada na escola, uma vez que a caixa de minhocas pode ser colocada em qualquer local arejado. Ou seja, que não seja muito quente no Verão nem muito frio no Inverno.
Material necessário
- 1 caixa com cerca de 60 cm de lado e 30 cm de altura. Pode ser utilizada uma caixa de madeira ou plástico que tenha buracos com 1 cm de diâmetro, separados entre si alguns centímetros;
- Tijolos, pedaços de madeira, para assentar a caixa;
- Um tabuleiro ou um prato para pôr debaixo da caixa para evitar sujar o chão;
- Jornal;
- Duas mão-cheias de terra;
- Um saco de lixo em plástico;
- Cerca de meio quilo de minhocas vermelhas (aproximadamente 1000 minhocas), que podem ser compradas num viveiro ou numa loja que venda iscos.
Procedimento
A) Como montar a caixa
- Cortar o jornal às tiras com cerca de 2-3 cm de largura e molhá-las até ficarem empapadas;
- Colocar o jornal na caixa (podes por todo o papel que quiseres);
- Juntar uma mão-cheia de terra e misturar com o jornal;
- Colocar as minhocas na caixa;
- Cortar um bocado do saco de lixo vazio que deve ser rectângular e um pouco mais pequeno que a caixa das minhocas;
- Pôr o rectângulo de plástico por cima da camada de jornais na caixa, para manter a caixa húmida e para que as minhocas não apanhem muita luz.
B) Alimentação das minhocas
Na primeira vez devem juntar-se apenas algumas mãos-cheias de restos de comida. Depois não se deve mexer na caixa durante uma ou duas semanas antes de se dar mais comida, para que as minhocas se habituem à sua casa. Para dar comida levanta-se o saco de plástico, coloca-se a comida e tapa-se com 6 ou 7 cm de papel de jornal e volta-se a pôr o plástico.

Às minhocas pode ser dado qualquer tipo tipo de restos de vegetais tais como alface, repolho, e também restos de determinadas comidas, tais como esparguete, côdeas de pão, e outros, mas não restos de carne ou ossos. A comida deve ser toda cortada em pedaços pequenos. A quantidade de comida a ser fornecida às minhocas deve ser aumentada gradualmente. Ao fim de algumas semanas tem-se húmus que pode ser utilizado no jardim ou em vasos.
Retirado de:

sexta-feira, 22 de maio de 2009

"CONSPIRAÇÃO" :-) ESPIRITUAL

Obs.: Autor desconhecido
Na superfície da Terra, exactamente agora, há guerra e violência e tudo parece feio, desconexo, morto e morno, triste. No entanto, algo muito diferente e silencioso, calmo e oculto está acontecendo, pois certas pessoas estão sendo chamadas por uma LUZ MAIS ELEVADA. Uma revolução silenciosa está se instalando de dentro para fora, e de baixo para cima. É uma operação global. Uma CONSPIRAÇÃO UNIVERSAL.
Há células dessa operação em cada nação do Planeta. Vocês não vão vê-las pela TV e nem ler sobre elas nos jornais. Nem ouvir suas palavras nos rádios.
Elas não buscam a glória. Não usam uniformes, tampouco. Chegam de diversas formas e tamanhos diferentes. Têm costumes e cores diferentes.
A maioria trabalha anonimamente. Silenciosamente trabalham fora de cena. Em cada cultura do mundo. Nas grandes e pequenas cidades, em suas montanhas e vales. Nas fazendas, vilas, tribos e até em remotas ilhas.
Você talvez cruze com essas pessoas nas ruas, e nem as perceba... Seguem disfarçadas. Ficam atrás da cena. E não se importam com quem ganha os louros do resultado, e sim, que se realize o trabalho, que se conclua a obra.
De vez em quando eles se encontram pelas ruas. Trocam olhares de reconhecimento e seguem seus caminhos, nem sempre fáceis, mas sempre iluminados.
Durante o dia muitos se disfarçam em seus empregos normais. Mas à noite, por detrás das aparências, o verdadeiro trabalho se inicia. Alguns os chamam de Exército da Consciência.
Lentamente estão construindo um mundo novo, novas nações, redes múltiplas de amor e solidariedade, estabelecidas sem fronteiras, sem moeda, sem comércio, mas plenas de outros valores, ricas de verdades verdadeiras, , límpidas, transparentes, singelas.
Com o poder de seus corações e mentes, seguem com alegria e paixão, inteligentemente, e armadas de compaixão e do mais puro discernimento.
Os comandos que as governam chegam da Inteligência Espiritual Central, plantada no Coração Maior de cada um.
Estão jogando bombas suaves de amor sem que ninguém note. São poemas, abraços, músicas, fotos, filmes, palavras carinhosas, meditações e preces, danças e também activismo social e ecológico participativos, sites e blogs, ou comunidades nas montanhas, em todos os continentes, além de ciências e tecnologias mágicas, tudo no meio de actos de bondade plantados aqui e acolá, por todos os lugares...
Logo serão vistos voando, silenciosamente, como anjos de gaia (outro nome da mãe terra), acudindo o mundo, recolhendo os desabrigados, saciando a fome, curando as feridas, e encaminhando todos e cada um, para o futuro.
Expressam-se de uma forma única e pessoal, valendo-se de seus talentos e dons, para além dos eventuais diplomas, cargos e funções. São eles mesmos a mudança que querem ver no mundo. Essa é a força que move seus tão singelos como também heróicos corações.
Sabem elas que essa é a única forma de conseguir realizar a transformação. Sabem elas que no silêncio e humildade eles têm o poder de todos os oceanos juntos.
O trabalho que realizam parece lento e meticuloso, como na formação das montanhas, mas definitivo.
Sabem eles todos que o AMOR será a religião do Século 21.
Sem pré-requisitos de grau de educação. Sem requisitar um conhecimento excepcional para sua compreensão, porque nasce da inteligência do coração, escondida pela eternidade no pulso evolucionário de toda criatura humana, da Terra ou de alhures, desse ou de outros mundos, espaços e dimensões.
Seja você também a mudança que quer ver acontecer no mundo. Ninguém pode fazer esse trabalho por você. Eles, silenciosamente, estão recrutando mais e mais pessoas. Eu fui recrutado. Ela também foi recrutada. Talvez você se junte a nós. Ou talvez já tenha se unido a nós.
Todos são bem-vindos.
A porta está aberta.

INAUGURAÇÃO DO CENTRO NACIONAL DE REPRODUÇÃO DO LINCE-IBÉRICO

O Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico (CNRLI) é hoje inaugurado no Município de Silves, numa cerimónia presidida pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. O CNRLI, no âmbito do Plano de Acção de Conservação do Lince-Ibérico, deverá manter animais reprodutores em cativeiro com o propósito de reintroduzir a espécie no território nacional.
A Águas do Algarve inaugura o Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico numa cerimónia presidida pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.
O Município de Silves acolhe o Centro que visa introduzir a espécie em território português.
A inauguração do Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico (CNRLI), no Município de Silves, é assinalado hoje com o descerramento da placa da nova infra-estrutura, numa cerimónia que conta com a presença do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia; do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa; da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Isabel Soares; do Presidente do Conselho de Administração da Águas do Algarve, Joaquim Marques Ferreira; do Presidente do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), Tito Rosa; e do Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal, Pedro Cunha Serra, entre outras individualidades.
Simultaneamente à inauguração do CNRLI a Águas do Algarve cede a utilização total ao ICNB, nomeadamente, para assegurar a gestão directa do Centro de Reprodução em Portugal, em exclusivo para reprodução do lince-ibérico e para integrar a rede ibérica de centros de reprodução em cativeiro, ficando o ICNB autorizado a praticar todos os actos necessários e convenientes para garantir esta obrigação.
O Plano de Acção para a Conservação do Lince-Ibérico (Lynx pardinus), levado a cabo pelo ICNB, tem como objectivo final viabilizar a conservação da espécie em território nacional. Prevê acções a desenvolver entre 2008 e 2012, incluindo as de conservação in situ e ex situ, indo ao encontro das medidas preconizadas pelos governos de Portugal e Espanha para garantir a sobrevivência da espécie, uma das mais ameaçadas do mundo.
O programa de conservação do lince-ibérico implica manter cerca de 60 reprodutores em cativeiro, que serão emparelhados de forma a evitar fenómenos endogâmicos, e preparar animais nascidos em cativeiro para reintrodução a partir de 2010.
O CNRLI é um projecto desenvolvido pela Águas do Algarve, com o apoio do Comité de Cria em Cativeiro para o Lince-Ibérico e do ICNB, como parte de um vasto programa de medidas de minimização, compensação e sobrecompensação ambiental da barragem de Odelouca, onde se integram várias componentes, tais como galerias ribeirinhas, a avifauna, a ictiofauna e o lince- ibérico.
Retirado de:

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A BIBLIA - A IMPORTÂNCIA DA SUA LEITURA

Você sabia que a Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo?
E que é o livro mais impresso em todo o mundo?
E o mais traduzido no planeta?
Você já leu a Bíblia toda?
Não? Lhe dá sono?
Você sabia que a Bíblia nos ensina muita coisa?
A Bíblia é como um testamento que herdarmos e nos ensina sobre amor e sabedoria. Ensina que você ame e respeite seu próximo e também pede que seu próximo te ame e te respeite... Não é a maior lição de amor?
Você já leu quantos livro na sua vida?
10... 50... 100... mais?
E ainda não leu a Bíblia toda?
É como um testamento deixado para todos, e uma grande multidão morre sem nem sequer ler esse testamento. Não porque não teve oportunidade mas, porque ignorou estes ensinamentos. Você gostaria de continuar fazendo parte dessa multidão?
Não tem curiosidade de saber e interpretar por si mesmo o que está escrito?
Se você tivesse um parente que lhe deixasse uma herança, mas para tomar posse você tivesse que ler e entender o testamento deixado por esse parente, você o ignoraria e o deixaria misturado às traças e à poeira de sua estante?
Ou... pelo contrário, o leria com atenção para ter o entendimento completo de seus direitos a fim de reclamá-los?
Ou se não o entendesse, de bom gosto, até pagaria um advogado para ensiná-lo tudo sobre aquele testamento e herdar os bens que ele lhe autorga?
E a Bíblia?
É menos importante do que esse testamento do exemplo?
Você não entende a Bíblia?
Chame alguém que entenda e com prazer essa pessoa irá lhe ensinar; porque ela já leu e conhece a Bíblia, aprendeu a amar o próximo e sabe que ensinar sobre a herança que HaShem deixou. Esse é o maior ato de amor!
É semelhante ao bombeiro que arrisca sua vida para salvar a vida do próximo desconhecido que está em perigo... e não cobra nada....

Plano de leitura da Bíblia em um ano

Retirado de:
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=biblia&page=Biblia.htm

segunda-feira, 18 de maio de 2009

FAÇA XIXI NO BANHO!

A proposta inusitada aparece na nova campanha da Fundação SOS Mata Atlântica. O objetivo é mostrar que, ao fazer xixi no banho, as pessoas economizam água e contribuem para a preservação do ambiente.

Segundo a ONG, uma descarga evitada por dia resulta na economia de 4.380 litros de água potável por ano.

A SOS Mata Atlântica sabe que a maioria das pessoas pode considerar a ideia nojenta.
Porém, argumenta que a prática não provoca doenças. E só alerta para que as pessoas lembrem de fazer xixi logo no começo do banho.
"Uma informação importante para aqueles que têm dúvida se é uma prática higiênica: o xixi é composto 95% de água e 5% de outras substâncias como uréia e sal", diz a fundação.
Até agora, uma pesquisa informal no site da campanha (www.xixinobanho.org.br) mostra que 75% dos que responderam são adeptos da sugestão.
A campanha foi criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi para divulgar a 5ª edição do Viva a Mata, que acontece entre 22 e 24 de maio, no parque Ibirapuera, em São Paulo.
"Em período de crise financeira, em que se ouve muito ‘não’ para tudo, este ano quisemos levar o ‘sim’ para o cotidiano das pessoas, incentivando que todos façam xixi no banho. O meio ambiente agradece a quantidade de água poupada em cada descarga, que chega a 12 litros", afirma o diretor de mobilização da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani.
E aí, quem vai aderir? (AFRA BALAZINA)
Escrito por Equipe do Laboratório às 19h23
Retirado de:

domingo, 17 de maio de 2009

ESTOCOLMO ELEITA A PRIMEIRA "CAPITAL VERDE EUROPEIA"

Ambiente - 03-03-2009 - 17:19

O projecto "Capital Verde Europeia" foi lançado pela Comissão Europeia com o objectivo de distinguir anualmente uma cidade europeia pelo seu desempenho ambiental. Estocolmo será a primeira "Capital Verde Europeia" em 2010, seguida de Hamburgo, em 2011. Em entrevista exclusiva, dois eurodeputados suecos falaram-nos da importância do prémio e do seu significado para a capital da Suécia.

Qual o objectivo da "Capital Verde Europeia"?
"É um prémio importante pois permite distinguir iniciativas amigas do ambiente e sensibilizar todos os países europeus para as iniciativas tomadas por outras cidades", Inger Segelström, eurodeputada sueca (Grupo Socialista).

"Mais de metade da população mundial vive em cidades, pelo que é muito importante conhecer exemplos de boa compatibilização entre urbanismo e desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, além de premiar uma cidade, o projecto deverá igualmente inspirar outras cidades", Christofer Fjellner, eurodeputado sueco (Grupo do Partido Popular Europeu e dos Democratas Europeus)

Por que é que a cidade seleccionada foi Estocolmo?
"A limpeza da água na cidade de Estocolmo e a imposição de portagens aos veículos para evitar os congestionamentos na cidade foram medidas muito bem sucedidas", Inger Segelström.

"É importante reconhecer que as nossas cidades não são apenas compostas pelos edifícios, infra-estruturas e pessoas que nelas habitam, mas também pelo ambiente envolvente. Estocolmo conseguiu fazê-lo integrando os aspectos ambientais em todas as medidas tomadas pela administração", Christofer Fjellner.

O que irá mudar em Estocolmo com este prémio?
"Continuaremos a tomar novas iniciativas amigas do ambiente e a trabalhar no sentido de proporcionar uma cidade mais verde à próxima geração", Inger Segelström.

"Espero sinceramente que a verdadeira preocupação dos habitantes de Estocolmo seja o ambiente e não tanto o prémio, apesar da sua importância. Quando atingimos o topo queremos permanecer no topo e, para que isso seja possível, não podemos diminuir o nível de exigência",

Christofer Fjellner.
REF. : 20090302STO50551

- 905 da electricidade é fornecida pelas energias renováveis.
- Prédios de 8 andares construídos em madeira (as casas passaram do vulgar betão à madeira)
- Janelas com painéis fotovoltáicos
- Visores onde se pode observar quando tomamos um banho quanto gastamos (em água e em €)
- Uso dos recursos de forma mais eficiente

CIDADE QUE JÁ RECEBEU VÁRIOS PRÉMIOS NA ÁREA DA SUSTENTABILIDADE

Outros excelentes exemplos na Suécia:

Cidade de Malmö:
Conhecido por seus extensos parques e áreas verdes, a cidade de Malmö, terceira maior cidade da Suécia, é um modelo de desenvolvimento urbano sustentável. Com o objetivo de tornar a cidade uma “ekostaden” (eco-cidade), vários bairros já foram transformados usando design inovador com alternativas sustentáveis. O incentivo ao uso da bicicleta e o extenso sistema de transporte público torna a cidade ainda mais verde.
- Telhados verdes para gestão das águas (isolamento contra o calor e o frio)
- 70 blocos criados para idosos e pessoas com fraca mobilidade
- Malmö planeia produzir (em 6 anos) energia sustentável, para toda a sua cidade, através de 2 centrais eólicas e outras energias renovavéis

Retirado de:
http://www.europarl.europa.eu/news/public/story_page/064-50583-061-03-10-911-20090302STO50551-2009-02-03-2009/default_pt.htm

quinta-feira, 14 de maio de 2009

RUBRICA: Grandes Personalidades

SIMÃO TOCO, O PROFETA ANGOLANO
1.
Simão Toco nasceu em Fevereiro de 1918, no norte de Angola, em Quisadi quibango e é considerado um profeta africano. Iniciado muito jovem no culto baptista, numa linha de pensamento próxima de Simão Kimbangu. Ele funda um movimento religioso inicialmente denominado “Kitawala” e que persegui-a sobretudo o poder colonial Belga no Congo, onde vivia pouco antes da independência deste.
Fundação da igreja tocoísta, ocorre em 25 de julho de 1949 e o que assinala o nascimento deste movimento, é a narrativa da descida do Espírito Santo sobre Simão Toco e seus companheiros, numa noite de oração, quando estes começaram a tremer, falar em línguas desconhecidas e citar passagem da Bíblia, notadamente Actos I e II.
Uma vez presos e deportados pelo regime belga e entregues ao governo Português, em 1950, o movimento tocoísta adquiriu uma nova dimensão. Simão Toco e seus aderentes foram espalhados por diversas partes do território angolano, no intuito português de enfraquecer o movimento. Todavia, este espalhamento (que incluiu sucessivas transferências de Simão Toco para várias regiões do país) resultou na disseminação da doutrina tocoísta, tornando o movimento trans – étnico e nacional e não apenas de carácter bakongo/angolano.
As características da doutrina tocoísta eram basicamente a de recusa do regime colonial, sem no entanto estabelecer uma ruptura a nível político com este regime, adoptando uma postura de obediência às autoridades e de dedicação ao trabalho e aos estudos, com ênfase no aprendizagem da língua portuguesa. A separação (espiritual) operada pelo grupo religioso do “mundo dos brancos” foi acompanhada do rompimento com alguns valores tradicionais, sobretudo relacionados às autoridades tradicionais.
Esta atitude indica a vontade de alheamento do grupo religioso tanto do sistema burocrático colonial (mundo dos brancos) como do sistema “costumeiro” (poder tradicional).
Neste caso, a importância dada às mulheres na hierarquia da igreja, a proibição da poligamia e a adopção de algumas regras de vestimenta (à ocidental), corte de cabelo e uso de símbolos de identificação indicam esta posição refractária ao sistema tradicional e de criação de um grupo à parte.
De acordo com alguns relatos, Simão Toco, seria portador de alguns poderes sobrenaturais, o que teria motivado o Papa João XXIII a enviar um emissário para se encontrar com ele em 1962. Outro facto referido, seria a afirmação nos anos 80 de João Paulo II, de que “Cristo é Africano e vive no norte de Angola”
Simão Toco morre na noite de 31 de Dezembro a 1 de Janeiro de 1984.
É de referir a implantação do movimento tocoísta no Japão.
Para saber mais ler: "Simão Toco - A Trajectória de um Homem de Paz" editor: Editorial Nzila
2.
Durante o período em que ele foi deportado para a nona vez durante a sua estada em Luanda, Pope John XXIII Vaticano enviou dois emissários para Luanda para satisfazer Simao Toko e dar-lhe uma mensagem pessoal.
Um dos dois emissários adoeceu após a sua chegada em Luanda e teve que ser hospitalizado, o outro foi recebido por Simao Toko, e ele disse: "Eu sou um emissário do Papa João XXJII, que encarregou-me pessoalmente para lhe pedir um pergunta: "Quem és tu?" ». . Isto foi em 1962 (dois anos após o prazo que o Vaticano teria tido a divulgar o terceiro segredo de Fátima).
Simão Toko e respondeu:
"Estou surpreso que alguém tão alto como o Papa está interessada em mim para apontar-lhe uma viagem de 8.000 km, só para me encontrar.
A resposta que deveria dar ao seu mestre está na Bíblia, Mateus XJ, 2-6.
Olhemos para o que está nesta passagem de Mateus: "E João de prisão ouviram as obras de Cristo, ele enviou os seus discípulos, dizendo: Você é quem vem?, Ou se esperar outro? "Jesus respondeu-lhes:" Vão dizer que ouve João e você ver: os cegos ver, os coxos andam, leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos sobem, os pobres são evangelizada. E maravilhoso que eu não escandalise. » "
[A Bíblia, Novo Testamento - Bibliothèque de la Pléiade, MTT. XI, 2-6] XI, 2-6]
2.

terça-feira, 12 de maio de 2009

RUBRICA - CURIOSIDADES:

"CHIPS NOS CARROS PÕEM EM CAUSA 2 MIL POSTOS DE TRABALHO"

"Cada dispositivo custa 10 euros

Cada chip vai custar cerca de 10 euros e as despesas ficam a cargo do condutor."

Alguns comentários de onde foi retirado artigo:

Porque razão não colocaram meu anterior comentário?| 2008-10-21 / 17:15 | Por: lula:

"Hum? Sim, anda tudo ceguinho, anestesiado e seduzido. A mim ninguém coloca chips em lado nenhum, contra minha vontade. Nem que tenha de faze a minha vidinha a pé. Depois, pouco faltará que nos queiram colocar chips no corpo. Aliás, já o fizeram em ensaios. Os animais já foram testados. E não há povo que se revolte, pois anda anestesiado com os seus problemas. Ah e com a crise a bombardear todos os dias, para ofuscar a Reralidade Oculta das sociedades secretas."

Retirado de:
http://diario.iol.pt/sociedade/chips-automoveis-matricula-portagens-portugaldiario/1004474-4071.html

UNIÃO ESTUDA REDUZIR PARQUE DO ITATIAIA, NO RIO

AFRA BALAZINA
enviada especial da Folha de S.Paulo a Itatiaia (RJ)
11/05/2009 - 07h49

O primeiro parque nacional do Brasil --o Itatiaia, no Rio de Janeiro-- pode ter sua área reduzida caso a proposta lançada por um grupo de proprietários de casas na região seja aceita. A decisão cabe ao governo federal. Se a sugestão for aceita, o parque de 30 mil hectares pode perder 1.300 hectares --uma porcentagem pequena, mas que concentra boa parte das belezas naturais que atraem cientistas e turistas ao local.

A decisão não deve demorar a sair. O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, realizou um estudo técnico sobre a questão fundiária na região, problema que atormenta governos desde a criação do parque, em 1937. O conteúdo do documento, ainda não divulgado, será apresentado ao ministro Carlos Minc para que ele determine o que deve ser feito.
Existem 80 terrenos particulares com casas dentro do parque (além de terrenos sem construções) e mais cinco hotéis. Donos de casas de veraneio, moradores da área e proprietários dos hotéis solicitam que a maior parte do local conhecido como parte baixa do parque, ao sul, deixe de integrar a unidade de conservação.

Eles pedem que 1.300 hectares sejam cortados da área, que possui, 1.510 hectares. Pela proposta, a parte baixa se tornaria "monumento natural" tipo de unidade de conservação mais permissiva, que pode abrigar propriedades particulares.
Quando o parque foi criado, havia moradores na área, que pertencia a um ex-núcleo colonial. Os habitantes não foram indenizados e, por isso, continuaram por ali. O problema se agravou com o tempo, já que foram feitas mais construções após a fundação do parque, e terrenos foram divididos irregularmente. Até hoje se vê a venda de casas no local, assim como o aluguel de residências.

A parte baixa recebeu no ano passado 75 mil visitantes. É na parte alta do Itatiaia que fica uma de suas mais famosas atrações, o pico das Agulhas Negras, mas na parte baixa também existem locais muito procurados pelos turistas, como a cachoeira Véu de Noiva, com 40 metros de altura.

A biodiversidade também é rica na parte em disputa. Recentemente, por exemplo, foi descoberta ali uma nova espécie de besouro (Babelis leo). Na região também há animais difíceis de avistar, como a onça-parda, e o muriqui, maior macaco das Américas, criticamente ameaçado de extinção. Se o parque for reduzido, até mesmo sua sede histórica e sua pedra fundamental serão excluídos da unidade de conservação.
Proposta "nefasta"
A proposta de redução do Itatiaia foi atacada por ONGs e ambientalistas, dentre os quais a senadora e ex-ministra Marina Silva (PT). Para ela, propostas como essa são "nefastas" e abrem precedentes para questionamentos em outras unidades de conservação.

A senadora afirma que o parque é importante por ser o mais antigo do país e por estar numa região que já sofreu muito com a pressão sobre a mata atlântica. Ela defende que seja mantida a área do parque e seja feita a desapropriação das áreas particulares, com indenizações para aqueles que tiverem direito.

Clarismundo Benfica, chefe da Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, concorda com ela. O parque, ressalta, ajuda a proteger a água que é consumida na região, que não precisa ser tratada. E, em sua opinião, quem mora dentro do parque é privilegiado pois se beneficia da conservação da beleza natural local e de um esquema de segurança 24 horas bancado pela União.
A Folha apurou que o estudo do ICMBio seria apresentado na semana passada ao ministro numa reunião que acabou sendo desmarcada. Procurado, Minc disse por meio de sua assessoria de imprensa que só vai se manifestar após ter acesso ao relatório. A Folha também tentou ouvir na semana passada o ICMBio, sem sucesso.

Retirado de:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u563548.shtml

segunda-feira, 11 de maio de 2009

WORKSHOP DANÇA DA DAKINI

Com Inma Vicente, bailarina em Barcelona, aluna de Tulku Lama Lobsang, no próximo dia 21 de Maio das 20h30 às 23h00 no Hotel Tryp Solmélia (rotunda da EXPONOR), para partilhar o ensinamento a Dança da Dakini
Este Workshop propõe a dança com a Dakini a bailarina do espaço, que está além da classificação do género, inspirado na sabedoria e ensinamentos Tibetanos de Energia Feminina.
A Dakini vive plena de amor e compaixão movendo-se livre num oceano de sabedoria.
A Inma Vicente Professora de dança, Bailarina profissional de Dança Contemporânea e Improvisada.
Desde há mais de dez anos combina a sua experiência como professora de dança e técnicas corporais.
Informação fornecida por evento

sexta-feira, 8 de maio de 2009

COMO FAZER UMA RECICLAGEM EFICIENTE

Ambiente
Por Sara Felizardo

Recicla-se cada vez mais em Portugal, segundo números da Sociedade Ponto Verde. O director-geral Luís Veiga Martins relaciona a tendência com «as campanhas de sensibilização, uma maior sensibilidade dos cidadãos e o aumento de ecopontos». No entanto, ainda há quem não saiba reciclar.
Apesar dos portugueses reciclarem cada vez mais de ano para ano, nem sempre os cidadãos sabem como o fazer. Por isso, nunca é demais recordar que tipo de materiais pode ir para cada contentor.
De acordo com a DECO, no contentor amarelo, devem ser colocadas embalagens de plástico, como garrafas e garrafões, sacos de plástico, garrafas de iogurte, garrafas de óleo alimentar; embalagens de aço e alumínio, como latas de bebidas e de conserva e tabuleiros de alumínio; e embalagens de cartão para líquidos alimentares, como pacotes de sumo, leite e vinho (desde que escorridos).
Contudo, não se deve colocar embalagens de plástico que tenham contido gorduras, como por exemplo, embalagens de margarina, manteiga, banha e cosmética gordurosa; embalagens de plástico que tenham contido produtos tóxicos ou perigosos, por exemplo, combustíveis e óleo de motor, pesticidas.
Também segundo a DECO, no contentor devem ser colocadas caixas de cartão liso e canelado, caixas de cereais, de sapatos e invólucros de cartão, sacos e papel de embalagem de embrulho, jornais, revistas e papel de escrita.
Mas, para o contentor azul não devem ir embalagens e papéis que tenham servido para produtos orgânicos ou com gorduras; fraldas, guardanapos, lenços e toalhetes; papeis metalizados, embalagens de produtos tóxicos e perigosos e loiça de papel.
Por fim, no contentor verde devem ser colocadas garrafas de vinho, refrigerantes ou cerveja, boiões e frascos. Mas, não deve colocar objectos em cerâmica e porcelana, objectos em cristal, materiais de construção e vidros especiais, como os provenientes de pára-brisas, janelas, lâmpadas, espelhos, vidros com rede de arame e pirex.
Depois dos conteúdos dos contentores serem recolhidos, os materiais são encaminhados para centrais de triagem. Os contentores verde e azul apenas contêm, à partida, vidro e papel/cartão, respectivamente. Assim, os materiais aí recolhidos são armazenados ou enfardados, e depois transportados para recicladores.
Já o contentor amarelo alberga dois materiais diferentes - os plásticos e os metais (ferrosos e alumínio). Por essa mesma razão, nos centros de triagem, estas embalagens são separadas através de processos manuais e mecânicos.
Depois da triagem, são compactadas e enfardadas, para serem recicladas em empresas autorizadas. Posteriormente, os materiais tratados são usados como matéria-prima no fabrico de novos produtos.

Retirado de:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=134318

segunda-feira, 4 de maio de 2009

CONSTRUÇÃO VERDE ESTÁ A CATIVAR PROMOTORES

Elisabete Soares
04/05/09 12:53

São ainda pouco mais de uma dúzia de projectos mas o impacto é positivo.

"Um dia todos os edifícios serão verdes". A frase surge em jeito de desafio no site da Adene - entidade que gere o Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios. Pretende convencer os construtores e promotores de que o cumprimento das normas de certificação energética é apenas um primeiro passo para a construção verde e sustentável. Embora se contem ainda pelos dedos, a verdade é que já há projectos de construção verde em Portugal. São pouco mais de uma dúzia mas estão a servir como bons exemplos para a maioria dos promotores nacionais que continuam a cumprir as regras da certificação energética apenas nos mínimos exigidos.

Num questionário enviado a um conjunto de empresas ligadas ao imobiliário com a pergunta "conhece algum projecto que melhor responda às exigências da construção sustentável?", as respostas ditaram em uníssono o vencedor: o edifício de escritórios Natura Towers, em Lisboa, promovido pela MSF, parte reservada à futura sede da construtora. José Fortunato, presidente da MSF Tur- Im., esclarece que o empreendimento, em fase de conclusão na zona de Telheiras Norte, é "constituído por um dupla fachada, em que uma delas apresenta um revestimento vegetal, que permite uma plantação xerófita e autóctone, um sistema de rega gota a gota integrado nos painéis da fachada, obtido através da captação e reutilização de águas pluviais". Embora a dupla fachada resulte numa perda de área de construção, permite no futuro poupanças no aquecimento, que serão reflectidas no custo do condomínio e da exploração. José Fortunato esclarece que o custo adicional, com a construção dos dois edifícios que constituem a Natura Towers, é de 20%. Mas a poupança futura em energia pode atingir os 70%.

Mas há outros projectos de habitação residencial e turística, nomeadamente em Óbidos, que fazem desta autarquia a que mais tem contribuído para a construção sustentável. Trata-se dos projectos turísticos "Bom Sucesso", promovido pela Acordo SGPS, "Casas dos Arcos", do grupo Lena, e "Royal Óbidos", promovido em parceria entre os irlandeses da Oceânico e a MSF. Este último que resultou já no estabelecimento de um protocolo com a autarquia que obriga à utilização das regras e técnicas da construção sustentável. Há outros projectos de habitação que são referenciados no mercado como apostas bem conseguidas na construção sustentável. É o caso do "Pátio das Camélias", um empreendimento da Habitâmega, em Penafiel, e o ‘resort' "Quinta do Lorde", em Ponta de São Lourenço, na Madeira, promovido pela sociedade Quinta do Lorde.

Um factor diferenciador
Embora a generalidade dos promotores procurem apenas cumprir a legislação obrigatória, quer por falta de informação, quer por questões económicas, existem no entanto alguns que utilizam a construção sustentável, como factor de diferenciação do respectivo produto", considera Alberto Cabral, director da Invescon, consultora associada da Worx.

Custo adicional de 30% mas poupança de energia atinge os 70%
O custo adicional com a construção verde é estimado pelos promotores em valores que rondam entre os 20% a 30%. Contudo a poupança a nível energético será muito significativa. Os especialistas apontam para valores que rondam entre os 40%, mas que podem atingir os 70%, nos projectos mais sofisticados. Em Portugal continua a existir, da parte dos consumidores, alguma desconfiança em relação às vantagens da construção verde, devido à falta de informação. Contudo nos mercados internacionais o ambiente é já uma prioridade, o que leva os promotores de turismo residencial a avançaram para a construção verde.
Retirado de: