quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

AROUCA

UNESCO decide em Abril integração do geoparque na rede europeia

Arouca, 11 Fev (Lusa) - A decisão de Arouca passar a integrar a Rede Europeia de Geoparques deverá ser conhecida no final de Abril mas os peritos da UNESCO, que visitaram o município, acreditam no "sucesso global" do projecto.

"Saímos daqui com uma apreciação muito boa e, nesse sentido, a nossa análise só pode ser positiva", disse hoje à Lusa o grego Ilias Valiakos, da equipa de peritos da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que hoje procedeu à avaliação dos locais classificados.

O Geoparque Arouca aguarda desde 26 de Agosto de 2008 - ano em que formalizou a candidatura - a integração na Rede Europeia de Geoparques, estrutura que tem a validação da UNESCO.
O único projecto português com "certificação global" atribuída é o Geoparque Naturtejo, que une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

"Estão reunidas as condições para que Arouca seja o segundo geoparque existente em Portugal a figurar na rede europeia", sublinhou o italiano Maurizio Burlando, o outro especialista da UNESCO que esta semana se deslocou a Arouca.

Os dois peritos tomaram contacto com as iniciativas já em curso, designadamente a abertura do projecto ao meio escolar através da dinamização dos programas educativos.

O Geoparque Arouca tem como principais destaques as trilobites da "Pedreira do Valério", em Canelas, e as pedras "Parideiras", da aldeia da Castanheira, ocorrências únicas no mundo. Desde a sua abertura, em Junho de 2006, recebeu mais de 20 mil visitantes.

Segundo o coordenador científico do projecto, Artur Sá, "a afluência cresce a cada dia que passa"."Há reservas para visitas de escolas de todo o país marcadas até Maio", disse.

Na diversidade dos "geos-sítios" do Geoparque Arouca destacam-se também a Frecha da Mizarela, as pedras "Boroas" e as "Marmitas de Gigante".

O Centro de Interpretação Geológica de Canelas - a "âncora" deste geoparque - fica localizado numa exploração de ardósias, uma decisão que resultou da sensibilidade dos responsáveis da empresa ("Valério & Figueiredo, Lda.") que comunicaram à comunidade científica os primeiros achados.

Criada a 09 de Junho de 2008, a Associação Geoparque Arouca é a entidade gestora do projecto, que se estende por uma área de 329 quilómetros quadrados, correspondendo a todo o território deste concelho do Norte do distrito de Aveiro.

Sem comentários: