quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

QUINZE ECOFAMÍLIAS PARTICIPAM EM “BIG BROTHER” DOS CONSUMOS DE ÁGUA

Escrito por Ana Margalho

Águas de Coimbra e Quercus desenvolvem projecto de sensibilização para a gestão racional da água Dez famílias da Quinta da Portela, mais outras cinco residentes em zona de vivendas da cidade (ainda por definir) vão estar sujeitas a um autêntico “big brother” dos seus consumos de água.
Quantas vezes utilizam o autoclismo?
Quanto tempo estão no duche?
Quantas vezes põem a máquina de lavar roupa a trabalhar?
São apenas algumas das questões que verão respondidas através de um sistema de telecontagem, disponibilizado pela Águas de Coimbra (AC), que dará informações precisas, quase em tempo real, da forma como gastam água em suas casas.
Perceber como é que utilizam este bem estes 15 agregados familiares de Coimbra é apenas uma vertente do projecto Ecocasa, promovido em parceria pela AC e a Quercus, que tem como principal objectivo sensibilizar os consumidores para uma gestão racional da água a nível doméstico.
«Os portugueses são dos mais sensíveis da União Europeia em relação às questões ambientais, mas não tomam as acções mais amigas do ambiente», lamentou Francisco Ferreira, vice-presidente da Quercus, que esteve ontem no Museu da Água, em Coimbra, para apresentar o projecto, já a ser desenvolvido no Algarve e em Mafra com outras ecofamílias seleccionadas mas que, pela primeira vez, utiliza em Coimbra um sistema de telemetria, desenvolvido pela empresa ISA.
«Coimbra vem acrescentar este valor», adiantou o dirigente daquela associação ambientalista, que pretende fazer das famílias seleccionadas uma espécie de “motores” de uma consciência colectiva de poupança que se pretende que venha a existir no concelho e na região Centro ao fim de dois anos, altura em que termina o projecto Ecocasa.
Boas práticas multiplicadas
Para já, será precisamente o equipamento de telecontagem a fazer o seu papel. Durante alguns meses fará uma leitura dos consumos das 15 famílias de cinco em cinco minutos, disponibilizando depois as informações obtidas, em sistema informático, à AC e à Quercus, que fará uma acompanhamento e avaliação dos consumos para, de forma personalizada, poder encontrar junto de cada uma das famílias as melhores técnicas de poupança de água.
O projecto vai mais longe e envia, através da rede móvel, a mesma informação aos próprios consumidores que, por este meio, têm uma «forma inovadora e participada de saber como são os seus consumos diários e perceber como poderão fazer a gestão dos mesmos», afirmou Francisco Ferreira. Neste primeiro ano do projecto, a Quercus dará uma ajuda nesta matéria, recomendando a cada família as melhores formas de poupança de água.
«No fundo, estamos a fazer o mesmo que aquelas pessoas que apontam diariamente onde gastam o dinheiro para depois perceberem como e onde poderão poupar», explicou Jorge Temido, presidente do Conselho de Administração da AC, adiantando que a parceria com a Quercus funcionou como uma mais-valia para o projecto-piloto de telecontagem que aquela empresa municipal já pretendia implementar no concelho desde o ano passado.
À medição dos consumos de cinco em cinco minutos junta-se, com a Quercus, a vantagem de cada família perceber onde gastou e o que pode fazer para evitar gastar no futuro, explicou o responsável. «Percebemos como a pessoa utiliza a água e aconselhamo-la para uma gestão racional da mesma», acrescentou Francisco Ferreira, deixando claro que, no final do primeiro ano do projecto, a ideia é que «as boas práticas e os exemplos conseguidos com as ecofamílias sejam multiplicados por muitas mais».
Assim, o segundo ano do Ecocasa servirá para utilizar as informações e os dados obtidos com os 15 agregados familiares e dá-los a conhecer à Comunicação Social, em sessões em escolas, em seminários e em conferências científicas onde o consumo doméstico de água será o tema central. «Funcionarão como um exemplo a seguir sobre os benefícios de uma boa gestão da água em casa», continuou o ambientalista, recordando que, para além da possibilidade de seca, em tempo de crise é sempre importante «conhecer bons conselhos para se poupar no uso deste bem».
Para quem queira saber mais pormenores sobre o projecto Ecocasa, que envolve também o consumo de energia - e com «bons resultados», como adiantou Francisco Ferreira – poderá visitar o sítio www.ecocasa.org ou pedir informações para o mail: info@ecocasa.org.
Retirado de:

Sem comentários: