quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

RECICLAGEM ORGÂNICA

ZERO RESÍDUOS PORTUGAL

Os resíduos constituem o reverso da medalha, cada vez mais visível, da actual sociedade de consumo. O aumento extraordinário da quantidade de resíduos produzida por cada português nas últimas décadas resulta sobretudo do acentuado crescimento dos níveis de consumo a que o país tem assistido.
A estratégia da União Europeia em matéria de resíduos estabelece uma hierarquia preferencial das opções de gestão, tendo em vista assegurar a eficiência na utilização de recursos naturais e a minimização dos impactes ambientais negativos associados aos resíduos (incluindo emissões atmosféricas, efluentes e ocupação do solo).
Recolha selectiva de resíduos orgânicos
O sucesso da reciclagem orgânica da matéria biodegradável reside essencialmente na correcta separação desse resíduos na fonte uma vez que, muito embora possam ser separados a posteriori, tal esforço implica um processo mais complexo e um produto final mais contaminado. A separação na fonte com recolha selectiva associada constituem assim o caminho para o cumprimento de normas exigentes de qualidade do composto e à sua correspondente venda como adubo natural na agricultura, com todos os benefícios ambientais e económicos daí decorrentes.
Estratégia comunitária e nacional
Directiva Aterros
A Directiva 1999/31/CE, relativa aos aterros sanitários, tem como objectivo a garantia elevados padrões de qualidade na eliminação final de resíduos sólidos urbanos dentro da União Europeia. Pretende também estimular a abaixamento significativo da deposição de resíduos biodegradáveis em aterro, nomeadamente através da compostagem e digestão anaeróbia da fracção orgânica e da reciclagem de papel/cartão. A Directiva estabelece metas claras (tabela ao lado) e prevê medidas prioritárias de promoção da triagem e tratamento alternativos. Pretende-se assim minimizar os elevados impactos ambientais derivados da presença nos aterros destes tipos de resíduos e ainda manter em circulação recursos naturais valiosos.
Situação Actual em Portugal
A gestão nacional da fracção orgânica dos RSU reveste-se de grande importância, quer pela quantidade, quer pelos impactes ambientais negativos associados ao seu descarte em aterro (emissão de gases com efeito de estufa, emissão de odores desagradáveis e libertação de lixiviados, entre outros).
Consulte o directório de entidades com intervenção na área da reciclagem orgânica
Neste directório poderá encontrar centenas de contactos em múltiplas áreas, incluindo centros de investigação, autarquias, empresas, escolas, entre outras entidades. Consulte-o aqui.
Consulte a nossa base de dados bibliográfica sobre resíduos orgânicos - 437 entradas!
O Portal Zero Resíduos tem uma base de dados bibliográfica bastante completa com 437 entradas. Nesta pode encontrar tudo o que são públicações sobre compostagem, digestão anaeróbica e recolha selectiva de resíduos orgânicos. Não deixe de a consultar aqui.
Retirado de:

Sem comentários: