sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

XIV OLIMPÍADAS DO AMBIENTE JUNTAM 38600 ALUNOS

De 563 escolas básicas e secundárias de todos os distritos e ilhas do país, o maior número de sempre de escolas inscritas

A 2ª eliminatória decorrerá no próximo dia 3 de Março.
As Olimpíadas do Ambiente, um dos mais ambiciosos projectos de educação ambiental a nível nacional, tiveram, no presente ano lectivo, uma das maiores participações de sempre (o número de alunos inscritos aumentou 86% face ao valor do ano anterior). Esta iniciativa envolve todos os anos dezenas de milhares de alunos de todos os distritos de Portugal, incluindo as Regiões Autónomas. A 2ª eliminatória está agendada para o próximo dia 3 de Março.
A 1ª eliminatória da 14ª edição das Olimpíadas do Ambiente (OA), projecto desenvolvido pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP-ESB), decorreu no passado dia 8 de Janeiro, onde participaram 38600 alunos de escolas básicas e secundárias de todos os distritos e ilhas do país.
Nesta primeira fase, as XIV Olimpíadas do Ambiente contaram com quase 29500 alunos do 7º ao 9º ano do ensino básico, dos quais 2366 passaram à fase seguinte. Do ensino secundário, participaram cerca de 9100 alunos, dos quais 1374 foram apurados para a 2ª eliminatória, a realizar a 3 de Março nas escolas participantes. Esta segunda fase consiste na realização de um teste escrito com questões de escolha múltipla e duas perguntas de desenvolvimento.
A final nacional terá lugar de 1 a 3 de Maio de 2009, na Área Metropolitana do Porto. Aguardam-se ainda respostas de algumas autarquias para definir o programa definitivo.
O objectivo das OA é incentivar o interesse pela temática ambiental. Pela primeira vez, as OA têm duas novas modalidades de participação: ”Ambiente e Cidadania”, no âmbito da qual os professores foram desafiados a apresentar as acções (com reflexo no Ambiente) que idealizaram e promoveram na comunidade escolar, e “Ambiente e Arte”, na qual as escolas foram desafiadas a criar graficamente a imagem da próxima edição das Olimpíadas do Ambiente (2009-2010).
As OA são uma iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, do Zoomarine e da Quercus, contando ainda este ano com o apoio da Motohealth – Segway, da Lipor e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.
Entretanto, a Comissão Organizadora já está a preparar a 15ª Edição das Olimpíadas do Ambiente, que poderá vir a decorrer nos Açores, em Maio de 2010. Como é tradicional, esta iniciativa depende de parcerias estratégicas (com entidades públicas e privadas), pelo que os promotores, convictos do contínuo mérito e crescimento das Olimpíadas do Ambiente, já iniciaram esforços com vista à participação de mecenas que apostem nos mesmos valores desta iniciativa: a cidadania em prol da educação ambiental e da conservação da natureza.
Para mais informações sobre este projecto poderá consultar o site oficial das Olimpíadas do Ambiente www.esb.ucp.pt/olimpiadas

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

А вообще, не зря blogonews называется местом сбора всего самого интересного. [URL=http://blogonews.net]Интересное онлайн[/URL] - безусловно верное название для этого сайта.