sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

XIV OLIMPÍADAS DO AMBIENTE JUNTAM 38600 ALUNOS

De 563 escolas básicas e secundárias de todos os distritos e ilhas do país, o maior número de sempre de escolas inscritas

A 2ª eliminatória decorrerá no próximo dia 3 de Março.
As Olimpíadas do Ambiente, um dos mais ambiciosos projectos de educação ambiental a nível nacional, tiveram, no presente ano lectivo, uma das maiores participações de sempre (o número de alunos inscritos aumentou 86% face ao valor do ano anterior). Esta iniciativa envolve todos os anos dezenas de milhares de alunos de todos os distritos de Portugal, incluindo as Regiões Autónomas. A 2ª eliminatória está agendada para o próximo dia 3 de Março.
A 1ª eliminatória da 14ª edição das Olimpíadas do Ambiente (OA), projecto desenvolvido pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP-ESB), decorreu no passado dia 8 de Janeiro, onde participaram 38600 alunos de escolas básicas e secundárias de todos os distritos e ilhas do país.
Nesta primeira fase, as XIV Olimpíadas do Ambiente contaram com quase 29500 alunos do 7º ao 9º ano do ensino básico, dos quais 2366 passaram à fase seguinte. Do ensino secundário, participaram cerca de 9100 alunos, dos quais 1374 foram apurados para a 2ª eliminatória, a realizar a 3 de Março nas escolas participantes. Esta segunda fase consiste na realização de um teste escrito com questões de escolha múltipla e duas perguntas de desenvolvimento.
A final nacional terá lugar de 1 a 3 de Maio de 2009, na Área Metropolitana do Porto. Aguardam-se ainda respostas de algumas autarquias para definir o programa definitivo.
O objectivo das OA é incentivar o interesse pela temática ambiental. Pela primeira vez, as OA têm duas novas modalidades de participação: ”Ambiente e Cidadania”, no âmbito da qual os professores foram desafiados a apresentar as acções (com reflexo no Ambiente) que idealizaram e promoveram na comunidade escolar, e “Ambiente e Arte”, na qual as escolas foram desafiadas a criar graficamente a imagem da próxima edição das Olimpíadas do Ambiente (2009-2010).
As OA são uma iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, do Zoomarine e da Quercus, contando ainda este ano com o apoio da Motohealth – Segway, da Lipor e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.
Entretanto, a Comissão Organizadora já está a preparar a 15ª Edição das Olimpíadas do Ambiente, que poderá vir a decorrer nos Açores, em Maio de 2010. Como é tradicional, esta iniciativa depende de parcerias estratégicas (com entidades públicas e privadas), pelo que os promotores, convictos do contínuo mérito e crescimento das Olimpíadas do Ambiente, já iniciaram esforços com vista à participação de mecenas que apostem nos mesmos valores desta iniciativa: a cidadania em prol da educação ambiental e da conservação da natureza.
Para mais informações sobre este projecto poderá consultar o site oficial das Olimpíadas do Ambiente www.esb.ucp.pt/olimpiadas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O BEM E O MAL

Um velho índio Cherokee, sentado ao pé do fogo, explicava ao neto sobre a batalha entre o Bem e o Mal que se trava dentro das criaturas.
Dizia:
"Neto, existem dentro de nós dois lobos permanentemente lutando um com o outro.
Um é o Mal.
É a raiva, a inveja, as lamentações, a culpa, a arrogância, a auto-piedade, o ressentimento, as mentiras, o orgulho falso, o egoísmo."
"O outro lobo é o Bem.
É a alegria, a paz, o amor, a esperança, a serenidade, a generosidade, a verdade, a compaixão e a fé.”
O neto pensou por alguns minutos e então perguntou:
“Qual dos lobos vence?”
E o velho Cherokee respondeu:
“Aquele que você alimentar”.

POLUIÇÃO REDUZ NASCIMENTO DE HOMENS

CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo
23/12/2008 - 09h22

A poluição atmosférica, a fuligem da queima da cana-de-açúcar e o uso de agrotóxicos nas lavouras têm reduzido o número de nascimentos de bebês do sexo masculino, indicam estudos da USP e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A hipótese é que as substâncias químicas --chamadas de desreguladores endócrinos-- presentes nesses poluentes alterem o mecanismo de regulação do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas e inibam a fabricação de espermatozóides que carregam o cromossomo Y (que determina o sexo masculino).
Diversos estudos na Europa e nos EUA vêm relatando que, além da tendência de declínio na proporção de homens, a exposição ambiental às substâncias químicas pode contribuir para um maior surgimento de cânceres hormônio-dependentes, redução da fertilidade e malformações congênitas.

Uma análise publicada em outubro passado na revista científica francesa "Gynécologie Obstétrique & Fertilité" diz que há 15 anos diversos estudos epidemiológicos têm demonstrado possíveis associações entre o câncer de mama e os pesticidas que levam na composição desreguladores endócrinos.
No Brasil, ao menos dois trabalhos de pesquisadores da USP mostram que quanto maior o número de partículas suspensas na atmosfera, menor a quantidade de meninos nascidos em regiões de São Paulo.Foram avaliados o nível de poluição medido em 15 estações da Cetesb e o número de nascimentos registrados em cartórios da capital paulista.

Segundo o patologista Paulo Saldiva, pesquisador do Laboratório de Poluição da USP, entre a área menos poluída e a com maior índice de poluição atmosférica, a diferença da proporção de nascimento de bebês do sexo masculino foi de 1%- 51,7% e 50,7%, respectivamente, com 1.180 meninos a menos na área mais poluída. A análise foi feita entre 2001 e 2003.
"Sempre nascem mais homens do que mulheres [numa proporção média de 51% e 49%] porque a mortalidade masculina é maior. Porém, a proporção de homens vem caindo conforme o nível de poluição da região", diz Saldiva.

Segundo o urologista Jorge Hallak, outro autor do estudo, estudos mostram que o cromossomo Y, que define o sexo masculino, é muito sensível à exposição de agentes químicos presentes na atmosfera. "Há uma morte maior da linhagem germinativa que carrega o Y."

Em trabalho experimental, Hallak observou que ratos expostos à poluição ejaculam menos espermatozóides. "A poluição afeta a qualidade e a quantidade de sêmen."

Em Março, o urologista apresentará em congresso em Roma um estudo inédito feito no interior de São Paulo em que demonstra que as cidades onde há maior queima de cana-de-açúcar --monitorada por satélites-- também têm redução do nascimento masculino.
Agrotóxicos

Nas regiões agrícolas do Paraná, o declínio do nascimento de homens é atribuído aos agrotóxicos, segundo estudo da biomédica e pesquisadora da Fiocruz Gerusa Gibson. A análise foi realizada entre 1994 e 2004, com base nos registros do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O município de Jardim Olinda, no noroeste paranaense, registrou a menor proporção de nascimentos de homens no período analisado. Em 1994, teve uma taxa de 62,5% e, dez anos depois, o índice de nascimentos de meninos caiu para 26%.

Segundo Gibson, os agrotóxicos atuam como desreguladores endócrinos porque, entre os mecanismos de ação, têm estrutura molecular semelhante à de hormônios naturais.

Alguns autores, como o inglês Willian H. James, sugerem que não se pode atribuir a responsabilidade pelo declínio na proporção de nascimento masculino só à poluição ambiental, uma vez que não se sabe como seria tal proporção na ausência dessas partículas poluentes.

Retirado de:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u482598.shtml

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

BIOMASSA

28-12-2008
Dossier: Biomassa


Introdução
A palavra biomassa explica quase imediatamente o seu significado: massa biológica. E do que falamos quando nos referimos a biomassa: “todos os materiais orgânicos não fósseis que contém energia química intrínseca”. Porquê energia química? Todos nos lembramos de aprender na escola o que significa a fotosíntese:
CO2 + H2O + luz + clorofila = CH2O + O2
As plantas ao receberem luz, água e dióxido de carbono produzem conjuntamente com a clorofila (substância vegetal) hidratos de carbono e oxigénio (durante a noite, na ausência de luz passa-se um processo inverso, em que as plantas consomem oxigénio e libertam dióxido de carbono). Sendo assim os materiais orgânicos não fósseis que contenham carbono no seu interior são considerados biomassa: vegetação terrestre e marinha, árvores, resíduos florestais e agrícolas, resíduos urbanos e alguns industriais, esgotos sólidos e dejectos animais (estrume).
Energia renovável?
Antes de responder a esta pergunta, necessitamos de perceber qual a quantidade de energia que existe na biomassa. Seguindo o raciocínio anterior, a quantidade de carbono dará essa quantificação. Por cada mole (grama) de carbono fixado, cerca de 470 KJ são absorvidos. Que parte dessa energia provém do Sol? No máximo cerca de 8 a 15%, no entanto na maioria dos casos não passa de 1%. Se está a começar a ter dúvidas que a biomassa seja um recurso energético interessante, pense na quantidade de lixo que faz por ano, bem como na quantidade de resíduos florestais, na quantidade de estrume produzido pela criação de animais para abate e por último nas extensões dos campos agrícolas. É bastante!
Estima-se que o recurso biomassa passível de ser utilizado seja cerca de 100 vezes maior que as necessidades energéticas mundiais!
Respondendo então à questão: a biomassa é um recurso renovável se o seu consumo não for superior à sua reposição. Pense numa floresta e vá retirando árvores a um ritmo maior do que as repõe, o recurso não é renovável. Se por outro lado o consumo da matéria florestal, que liberta CO2 for acompanhado de replantação de nova matéria florestal, o CO2 libertado vai ser absorvido no crescimento da árvore, encerrando o ciclo do CO2, sem aumentar a sua concentração na atmosfera.
Este raciocínio aplicado aos resíduos urbanos, esgotos sólidos, estrume e alguns resíduos industriais não é válido, a não ser que a utilização dessa biomassa seja feita em conjunto com a florestação, o que não é o caso nas cidades, mas pode ser numa quinta. Qual a solução utilizada? A digestão anaeróbia, sem oxigénio, dos resíduos orgânicos liberta um gás – biogás – rico em metano, que pode ser convertido em metanol ou usado nessa forma. Neste caso temos um gás proveniente de um recurso não reutilizável e com potencial energético de substituir gases provenientes de compostos fósseis (em algumas aplicações) como o gás natural. No caso do estrume, o biogás é libertado imediatamente para a atmosfera, sendo aconselhável o seu armazenamento, evitando assim o aumento de GEE (gases de efeito estufa) na atmosfera.
Para acabar este tema, deve-se falar no etanol, que pode ser obtido a partir da fermentação de algumas culturas agrícolas como o milho e nos bio-diesel, provenientes do girassol – óleo de girassol, beterraba – óleo de colza e outros, que podem funcionar como aditivos à gasolina normal, sem prejudicar o motor e contribuindo para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis.
Tecnologias energéticas
Sem querer repetir o que apresentamos no nosso site referente à biomassa e às suas aplicações, abordaremos muito sucintamente o que existe já como passível de ser utilizado:
- recursos vegetais para aquecimento e produção de energia em regime combinado como lenha e resíduos florestais como as pinhas. Os peletes são pequenos concentrados de madeira, altamente energéticos, que podem ser usados a nível residencial para aquecimento central e de água sanitárias, como apoio ao solar, por exemplo. Esta solução é já comercializada na Alemanha, Suíça e Áustria (pelo menos).
- centrais de compostagem (digestão anaeróbia) – instaladas em aterros para a produção de biogás, podendo este ser usado na produção de electricidade por um processo semelhante ao da cogeração com gás natural. O aterro tem de ser tapado, devidamente isolado e com pequenas “chaminés” onde o biogás é recolhido. Em Portugal estava projectada uma central deste tipo como projecto piloto na Valorsul (desconhecemos o estado actual do projecto).
- biodigestores associados a locais de criação de animais para abate para aproveitamento de biogás, sendo este transformado na sua forma líquida, passível de ser usado como combustível. Este caso é de excepcional utilidade, porque os dejectos animais não precisam de sofrer digestões anaeróbias para produzir biogás. A libertação deste gás directamente para a atmosfera implica a libertação de metano, o que é ainda pior que o CO2.
- culturas energéticas como complemento agrícola – (óleo de) girassol, colza (beterraba), soja, milho (etanol) entre outras. Esta possibilidade garante ao agricultor um segundo retorno financeiro para além do agrícola e pode mesmo salvar o ano quando em termos agrícolas a colheita for de fraco rendimento. Foi bastante utilizado no Brasil, levando mesmo à inversão deste conceito com péssimas consequências. O equilíbrio é sempre a chave do sucesso!
Panorama nacional
Não temos boas notícias, infelizmente! Pouco ou nada tem sido feito a nível local e regional para implementar soluções integradas com base nos recursos e necessidades próprias de cada região. A questão dos resíduos urbanos tem sido muito discutida nos meios de comunicação, mas ouviu-se apenas falar na co-incineração, tendo sido referido a reciclagem muito marginalmente. A co-incineração deve ser vista como último passo, depois da reciclagem e da eventual produção de biogás. Lembremo-nos que não temos nenhum recurso fóssil endógeno, mas produzimos toneladas de lixo por ano. A co-incineração é útil, mas deve ser encarada como parte de uma estratégia e não como a estratégia.
Possivelmente o único aparente avanço foi o concurso de 15 centrais de produção de energia eléctrica com base na Biomassa.
A nível das suiniculturas, vacarias, aviários e outras explorações de animais para abate, existem um grande número de biodigestores, mas ainda com pouco ou nenhum enquadramento geral dentro da política energética nacional. Refira-se ainda que os efluentes provenientes de um biodigestor são estrume de muito melhor qualidade que o estrume inicial.
A lenha, que representa cerca de 6% do total de fontes de energia primária a nível nacional, pensa-se ter na realidade um peso de 12%, já que muito do abate florestal é feito fora dos circuitos comerciais. Os peletes circulam no nosso mercado, mas a solução híbrida peletes/solar ou peletes/gás não é usada e mais uma vez tratam-se ainda de tecnologias marginais e mal conhecidas pelo comum cidadão português.
Estamos a falar de um recurso abundante no nosso país, que se devidamente utilizado, geraria empregos, resolveria parte do problema dos resíduos urbanos, valorizando-os, e diminuiria a nossa dependência de combustíveis fósseis.
Bibliografia
www.bera1.org (Biomass Energy Research Assiciation)- www.energyquest.ca.gov- Collares Pereira, Manuel – 1998, Energias renováveis, a opção inadiável. SPES – Sociedade Portuguesa de Energia Solar.PER

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

EMPREGOS AMIGOS DO AMBIENTE

Green Jobs
Produção e serviços «amigos do ambiente» são negócios lucrativos

Os green jobs estão no caminho certo. As funções, tarefas e trabalhos que têm um impacto significativo na preservação e recuperação da qualidade ambiental, também apelidados green jobs, são cada vez mais numerosos e lucrativos. Este sucesso é sintomático de uma nova economia mais direccionada para a poupança, para a eficácia na utilização de recursos e para a valorização das competências. A tese é defendida pela ILO (Organização Internacional do Trabalho) no seu último relatório «Green Jobs».
Publicado por:

Liliana Marujo Data: 17 de Fevereiro de 2009

Actualmente, o mercado de fornecimento de produtos e serviços «verdes» vale mil biliões de euros e valerá 2200 biliões dentro de 12 anos, segundo o relatório. Apenas no sector das energias renováveis, trabalham cerca de 2,3 milhões de pessoas. A ILO garante ainda que o número de empregos e funções com elevado impacto na preservação ambiental, bem como o valor financeiro dos respectivos mercados, deverá crescer significativamente nos próximos tempos. A necessidade de combater as alterações climáticas, criar e promover energias renováveis e ainda a necessidade reutilizar os recursos são essenciais para o desenvolvimento de uma economia sustentável. Aqui deixamos uma retrospectiva do estado da arte dos green jobs em cada um dos sectores. Neste âmbito, a investigação e desenvolvimento é muito importante. Países como a Alemanha, o Japão, a China, o Brasil e os Estados Unidos são os mais activos no I&D. O aumento do interesse económico na criação e comercialização de energias renováveis vai fazer com que os níveis de emprego nesta área aumentem significativamente: a energia eólica deverá empregar 2,1 milhões de pessoas e a energia solar cerca de 6,3 milhões até 2030. Cerca de 12 milhões novos postos de trabalho na agricultura e indústria relacionada com bio combustíveis serão criados, segundo o relatório da ILO.

Energias renováveis

Actualmente, o sector da produção e difusão de energias renováveis é o que mais postos de trabalho cria e o que deverá crescer mais nos próximos tempos. No total, são cerca de 2,3 milhões trabalhadores a desempenhar funções neste sector.

Sector da Construção
Apesar de ser difícil definir quais as funções, tarefas ou postos de trabalho dentro do sector da construção que possam ser consideradas «verdes», a ILO tentou perceber de que forma o sector tem evoluído em termos mundiais. Os green jobs no sector da construção passam pelo desenvolvimento de edifícios e dos seus componentes (sistema de ventilação, aquecimento de água, equipamento de escritório) energeticamente eficientes, bem como a requalificação de equipamentos mais antigos. Os empregos daqui decorrentes podem ser: arquitectos, projectistas, designers, engenheiros, gestores de projecto com competências na área da eficiência energética e que desenvolvam trabalhos «verdes». A necessidade de aumentar a capacidade de produção de energia por parte dos edifícios e a sua eficácia no uso da energia, são factores determinantes na criação de postos de trabalho.

No entanto, este tipo de funções requer recursos humanos com elevadas qualificações. O relatório da ILO prevê que, com a requalificação da indústria de construção na UE e nos Estados Unidos – tornando-a mais eficiente energeticamente – seria possível criar dois milhões novos postos de trabalho. Para cumprir à risca o objectivo da ETUC (European Trade Union Confederation) de reduzir em 75 por cento as emissões de Co2 para a atmosfera até 2030, deverão ser criados 3,5 milhões novos postos de trabalho.

Sector do Transporte
Este é o maior consumidor de energias fósseis e um dos principais contribuidores para o aquecimento global. Apesar de, no ramo da aviação, já se destacarem importantes avanços na eficiência energética, estes tornam-se insignificantes face à a rápida expansão do negócio. Para conseguir um impacto significativo é preciso continuar promover medidas relativas aos veículos de transporte terrestre.

Actualmente, as unidades de negócio da indústria automóvel destinadas à produção de carros «verde» têm cerca de 25 mil funcionários. Se queremos ver o aumento deste número, é importante definir estratégias baseadas no encurtamento de distâncias, que possa potenciar a utilização de outros tipos de transporte: a pé, de bicicleta ou transportes públicos.

Um dos sistemas que será capaz de criar um maior número de postos de trabalho nos transportes «verdes» deverá ser o «Rapid Bus Transit». Estão a ser desenvolvidos nas principais metrópoles do mundo inteiro, mas para isso será necessário requalificar os sistemas energéticos dos autocarros – o que é outra excelente oportunidade para a criação de postos de trabalho. A requalificação e fabrico de autocarros que funcionem com base em CNG (compressed natural gás) ou em sistemas eléctricos e híbridos são tarefas capazes de criar um elevado número de novos postos de trabalho e já estão a ser levados a cabo em países como a Índia, a China e o Paquistão.

Em Nova Deli, por exemplo, a introdução de 6100 autocarros baseados em sistemas e CNG vai criar 18 mil novos postos de trabalho, de acordo com o relatório da ILO.

Indústria e Reciclagem
As indústrias de extracção e produção de matérias-primas como o aço, alumínio e pasta de papel consomem muita energia e é complicado criar postos de trabalho que se possam chamar «verdes». No entanto, com o aumento da eficiência dos materiais e do uso da energia, bem como da reciclagem de materiais, é possível aumentar o número de funcionários e reduzir o impacto destas indústrias, de acordo com o estudo.

O caso do aço é sintomático. A produção de aço na China representa já 38 por cento da produção mundial. Apesar de terem sido conseguidos alguns resultados, a China fica muito atrás da Coreia do Sul, do Japão e da Europa de Leste no que diz respeito à eficiência energética na produção de aço. A reciclagem de aço poupa cerca de 40 a 75 por cento da energia necessária para extrair a tratar aço.

Uma das boas noticias relaciona-se com a recuperação e re-processamento de resíduos, que neste momento emprega cerca de 2700 pessoas nos Estados Unidos. O estudo compara estes níveis de produtividade com os restantes países e conclui que, se todos fizessem o mesmo, poderiam ser criados no total cerca e 25 mil novos postos de trabalho.

De acordo com a ILO, tornar a indústria do aço mais «verde» e mais competitiva contribuirá de forma activa para a retenção de trabalhadores. Atravessando neste momento uma fase de redução de número de trabalhadores, a introdução de medidas de a criação de postos de trabalho verdes nesta indústria iria obrigar à retenção de trabalhadores. «A iniciativa ULCOS (Ultra-Low Co2 Steelmaking) da União Europeia é um dos projectos que vai obrigar a indústria a adaptar-se e a tornar-se cada vez mais amiga do ambiente», lembra o estudo. Para o fazerem, as empresas precisam de trabalhadores.

O mesmo de passa com a indústria do alumínio. O estudo atesta que está no bom caminho, no entanto ainda há muito por fazer. A chamada produção secundária de alumínio (a separação do alumínio dos compostos através da electricidade) já representa cerca de 22 por cento de toda a produção de alumínio mundial. Este tipo de produção emprega actualmente 13 mil pessoas no Japão, mais de 10 mil na Europa e perto de seis mil nos Estados Unidos.

O caso da indústria do cimento é mais grave. Sendo a responsável por cerca de cinco por cento dos gases com efeitos de estufa emitidos para a atmosfera, não tem conseguido fazer com que os progressos na redução consigam ter impacto face ao aumento da produção e do consumo.

As três principais produtoras de cimento – a Cemex, a LaFarge e a Holcim – já se comprometeram a baixar o consumo de energia em 20 a 25 por cento nos próximos dez anos. O governo chinês também já começou a regulamentar sobre a energia usada no sector, o que deverá começar a ter impacto na criação de novos postos de trabalho. No entanto, o número de postos de trabalho que serão criados não será assim tão significativo, porque irão requerer elevada qualificação, de acordo com o estudo.

O cenário é mais animador no que diz respeito à produção de papel. A criação e aplicação de regras claras por parte dos governos da Alemanha, Japão e Coreia do Sul estão a desencadear um número elevado de programas de reciclagem. Esta é a forma mais eficiente e rápida de criar green jobs, de acordo com o estudo da ILO. Em 2000, existiam cerca de 9 765 postos de trabalho na área do re-processamento de papel, cerca de cinco mil na reciclagem e 1600 na ordenação apenas no Reino Unido. O Banco Mundial estima que em 2002 existissem cerca de mais de 28 mil postos de trabalho na área da reciclagem no Brasil. A Agência de Protecção Ambiental norte-americana estima que mais de 150 mil pessoas estejam empregadas na indústria da reciclagem do papel. A reciclagem de diversos materiais – que não o papel – também parece estar a ganhar cada vez mais importância no mercado de trabalho mundial, de acordo com o estudo ILO.

A organização acredita que são muitos os postos de trabalho associados à recolha e, recuperação, ordenação e processamento de materiais para reciclagem, no entanto os números são difíceis de contabilizar. Os dados relativos à China são de longe os mais concretos. Estima-se que cerca de 1,3 milhões de pessoas desempenham funções no sistema de recolha de lixo ou de materiais recicláveis. O número de indivíduos envolvidos em todo o processo de reciclagem, reutilização e nova fabricação ascende aos 10 milhões. No Brasil, estima-se que meio milhão de pessoas estejam directamente envolvidas nas funções do processo de reciclagem. O número ascende a um milhão quando nos referimos os Estados Unidos.

Em muitos dos países desenvolvidos em que a reciclagem é já uma realidade, muitos dos trabalhos associados à recolha e separação de materiais são pouco valorizados e considerados «sujos». «São trabalhos que visam em primeiro lugar a venda dos matérias separados, do que propriamente a reciclagem per si», diz o relatório.

Alimentação, agricultura e florestação
O futuro dos green jobs nos sectores da agricultura e alimentação é incerto porque vai depender da intervenção do Estado. Em 2006, cerca de 36,1 por cento da população mundial vivia da agricultura. A diminuição face à percentagem de 44,4 relativa ao ano de 1995 não foi assim tão significativa. Estes valores manter-se-ão elevados no futuro, o que significa que as politicas de eficiência ambiental no sector da agricultura terão um impacto enorme no número de green jobs de todo o mundo.

O sector das florestas, que inclui tratamento, plantação e manutenção, é também marcado por um cenário negro, no que diz respeito aos green jobs. As regras e o debate em torno da reflorestação e da manutenção das florestas mundiais tem conseguido exercer alguma pressão. O IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change – definiu algumas medidas para tornar o tratamento e gestão de florestas mais amigo do ambiente: redução da desflorestação e da degradação florestal; conservação das florestas mais importantes; reflorestação e ainda gestão sustentável das florestas. Estas permitem melhorar o impacto dos trabalhos na preservação ambiental e ainda criar ainda mais postos de trabalho nas florestas. O mesmo acontece com os padrões determinados pela Sustainable Forestry Management Certification, que estão a ter um papel cada vez mais importante nesta matéria, fornecendo receitas de impostos adicionais, melhoria nas condições de trabalho e ainda conformidade com os contratos de trabalho. No entanto, alerta o estudo, há que ainda agir no tipo de trabalho realizado nas florestas, já que tende a ser muito mal pago e sazonal. A ILO considera que as medidas tomadas até agora nos diferentes sectores estão a ter resultados benéficos, mas alerta para a necessidade do aumento de pressão por parte dos governos e organizações regulamentares.
Retirado de:

sábado, 21 de fevereiro de 2009

REINO UNIDO LANÇA PROGRAMA PARA RECICLAR FRALDAS DESCARTÁVEIS

da BBC
20/02/2009 - 12h08

Várias cidades britânicas poderão adotar um esquema para reciclar milhares de toneladas de fraldas descartáveis usadas, transformando-as em produtos que vão de telhas a capacetes para ciclistas. O metano extraído das fraldas é transformado em gás, usado para a geração de energia.

A primeira usina, em Birmigham, deverá entrar em operações em meados de 2010, e estão em discussão planos para outras instalações do tipo nas cidades de Manchester, Liverpool e Londres até 2014.

A usina de Birmigham, que custa o equivalente a US$ 17 milhões, deverá processar 36 mil toneladas de fraldas descartáveis por ano, de acordo com sua operadora, a empresa canadense Knowaste.

As fraldas contém plásticos, fibras, celulose e polímeros absorventes e, de cada tonelada de fraldas reciclada, podem ser extraídos 400 quilos de celulose e 145 metros cúbicos de gás, segundo a Knowaste.

Os bebês usam em média mais de 3.600 fraldas até que aprendem a usar o banheiro. Estima-se que um total de 800 mil toneladas de fraldas por ano --usadas por bebês e pessoas com incontinência-- acabam em aterros sanitários no Reino Unido. Nesses locais, as fraldas podem levar até 500 anos para se decompor, segundo a Knowaste.

A empresa ressalta que os produtos criados a partir da reciclagem são seguros de usar. As fraldas que entrarem na usina serão retalhadas e lavadas. A polpa resultante será tratada quimicamente para que sejam desativados o gel absorvente e para a remoção do plástico. A Knowaste já abriu usinas semelhantes no Canadá e na Holanda.

Retirado de:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u507182.shtml

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

MARCHA MUNDIAL PELA PAZ E A NÃO VIOLÊNCIA

Por quê?
Porque a fome no mundo pode ser resolvida com 10% do que se gasta em armamento. Podemos imaginar como seria, se 30 ou 50% fossem destinados para melhorar a vida das pessoas, em vez de serem aplicados em destruição?
Porque eliminar as guerras e a violência significa sair definitivamente da pré-história humana e dar um passo gigante no caminho evolutivo de nossa espécie.

Porque nos acompanha nessa inspiração a força das vozes de tantas gerações anteriores que sofreram as conseqüências das guerras e cujo eco continua se escutando hoje em todos os lugares onde continuam deixando seu fúnebre rastro de mortos, desaparecidos, inválidos, refugiados e deslocados.

Porque um “mundo sem guerras” é uma proposta que abre o futuro e deseja se concretizar em cada canto do planeta, onde o diálogo vá substituindo a violência.É chegado o momento de fazer ouvir a voz dos sem-voz! Milhões de seres humanos pedem por necessidade que se acabe com as guerras e a violência.
Podemos conseguir isso, unindo todas as forças do pacifismo e da não-violência ativa do mundo.

Quando?
Começará na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro de 2009, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Não-Violência”. Terminará na Cordilheira dos Andes (Punta de Vacas, Aconcágua, Argentina), em 2 de janeiro de 2010.

Durará 90 dias, três longos meses de viagem. Passará por todos os climas e estações, desde o verão tórrido de zonas tropicais e desertos, até o inverno siberiano.

Quem participa?
A marcha é uma iniciativa do “Mundo sem Guerras”, uma organização internacional que trabalha há 15 anos no campo do pacifismo e da não-violência.

No entanto, a Marcha Mundial será construída por todos. Está aberta à participação de toda pessoa, organização, coletivo, grupo, partido político, empresa, etc., que compartilhe a sensibilidade deste projeto. Portanto, não se trata de algo fechado, e sim de um percurso que irá se enriquecendo graças às atividades que se coloquem em marcha conforme as diversas iniciativas.

Por isso, convidamos para a participação ativa: que cada um contribua com sua criatividade, à medida que a Marcha passe por cada lugar, em uma convergência de múltiplas atividades com capacidade para tudo aquilo que a imaginação seja capaz de conceber.
Os canais de participação são múltiplos, destacando a participação virtual na MM, através da Internet.

É uma marcha das pessoas e para as pessoas, que pretende chegar à maioria da população mundial. Por isso, convocam-se todos os meios de comunicação para que difundam esta volta ao mundo pela Paz e pela Não-Violência.

O que será feito?
Em sua passagem pelas cidades, serão realizados todos os tipos de fóruns, encontros, festivais, conferências e eventos (esportivos, culturais, sociais, musicais, artísticos, educativos, etc.) que irão sendo organizados à medida que surjam iniciativas em cada lugar.
No momento, já contamos com centenas de projetos que pessoas e organizações colocaram em marcha.

Para quê?
Para denunciar a perigosa situação mundial que está nos levando à guerra com armamento nuclear - um beco sem saída e a maior catástrofe humana da história.

Para dar voz à maioria dos cidadãos do mundo que não estão a favor das guerras nem da corrida armamentista. Todos nós sofremos as conseqüências da manipulação de uns poucos, porque não nos unimos para dar um sinal. É chegada a hora de que cada um demonstre sua postura, seu rechaço. Une teu sinal ao de muitos outros e tua voz terá que ser escutada!

Para conseguir:
- o desaparecimento das armas nucleares;
- a redução progressiva e proporcional de armamentos;
- a assinatura de tratados de não-agressão entre países, a renúncia dos governos a
utilizar as guerras como meio para resolver conflitos.
Para evidenciar outras diversas formas de violência (econômica, racial, sexual, religiosa), escondidas ou disfarçadas pelos que as provocam e para proporcionar àqueles que a sofrem uma maneira de se fazer escutar.

Para, da mesma maneira que aconteceu com a ecologia, criar uma consciência global da necessidade de uma verdadeira Paz e de repúdio a todo tipo de violência.

PF DIVULGUEM ESTA INFORMAÇÃO PELOS VOSSOS CONTACTOS.
Obrigado a todos.

Retirado de:
http://www.marchamundial.org/

ONU E CIENTISTAS PLANEJAM PROJETO INTERNACIONAL DE BIODIVERSIDADE

19/02/2009 - 14h59
da France Presse, em Nairóbi

Os cientistas pretendem criar um mecanismo internacional especializado em biodiversidade para serem ouvidos pelas autoridades que tomam decisões nesta área, como o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC). No entanto, alguns países, como o Brasil, estão relutantes devido à preocupação em proteger a soberania.

A ONU decidiu, mesmo assim, ir adiante: o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), anunciou nesta quinta-feira (19), em Nairóbi, sua decisão de organizar uma reunião intergovernamental dedicada a este assunto "o mais rápido possível em 2009."
Atualmente, não existe nenhum mecanismo de análise sobre a erosão da biodiversidade no mundo. O ministro francês do Desenvolvimento Sustentável, Jean-Louis Borloo, defendeu o projeto em Nairóbi.

"Claro, existem problemas de soberania, mas precisamos encontrar soluções", disse.

Mas países como o Brasil ou a Colômbia, que possuem uma fauna e uma flora de uma riqueza excepcional, manifestaram suas reticências. Outros países, como a China, questionam a necessidade de adotar uma nova ferramenta, mas já existem diversas convenções internacionais, como a Convenção sobre a Diversidade Biológica.

"Eles não querem que nós nos intrometamos no que acontece no país deles", disse Maxime Thibon, especialista da Fundação Francesa para a Biodiversidade, presente em Nairóbi.

Contrariamente ao clima, que é um fenômeno global, a erosão da biodiversidade é localizada.

Mas com a complexidade das questões, a comunidade científica responsável por este assunto é muito fragmentada e, de repente, não consegue se fazer ouvir pelas autoridades políticas, que são as que tomam as decisões.

O Brasil se defende de querer conter o projeto: "Nós não somos nada contra", afirmou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em Nairóbi. Ele deseja no entanto que este futuro mecanismo seja colocado sob tutela da CBD, o que dificultaria o processo, segundo os defensores desta Ipbes.
Os EUA se interessaram pela ideia, afirmou Daniel Reifsnyder, chefe da delegação americana na capital queniana.
O ano de 2010 é o limite para o comprometimento internacional para desacelerar a erosão da biodiversidade.
Retirado de:

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

GRANDES PERSONALIDADES NA CONSTRUÇÃO DA PAZ E NA DEFESA DO AMBIENTE E DIREITOS HUMANOS - II

Bono Vox
12:14 Sábado, 13 de Dez de 2008

Vocalista dos U2 e activista pelos direitos humanos, foi eleito ontem em Paris 'Homem pela Paz 2008' por personalidades laureadas com o Nobel da Paz.
O músico irlandês foi distinguido pela luta contra a pobreza e a Sida, pelo empenho no pagamento da dívida dos países africanos mais pobres por parte dos Estados mais ricos e pela defesa dos direitos humanos.
A entrega do galardão a Bono decorreu no final de um encontro de cinco individualidades distinguidas com o Nobel da Paz, entre os quais Lech Walesa, John Hume, Frederik de Klerk, que assinalaram ainda os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos.
No discurso de agradecimento, Bono afirmou que este prémio "é um reconhecimento muito importante" e é o que mais se aproxima de um prémio Nobel para quem é uma "estrela rock".
Em 2007, este mesmo prémio foi atribuído aos actores George Clooney e Don Cheadle, pelo trabalho em prol da paz no Darfur, Sudão.
Retirado de:


CADELA É ARMA CONTRA EXTINÇÃO DE TIGRES NO CAMBOJA

17/02/2009 - 11h24
da Folha Online

Maggie tem uma missão muito especial.
A cadela de seis anos da raça braco alemão de pelo duro desembarcou no Camboja para ajudar a preservar o tigre da região, cuja população passou de 100 mil para menos de 5.000 no último século.
A tarefa de Maggie, que foi treinada na Rússia, é rastrear os animais por meio de seus dejetos na área de conservação de biodiversidade de Seima, uma das maiores do país, com 3.000 quilômetros quadrados, informa a agência Associated Press.
A ideia de utilizar cães surgiu após o sistema de monitoramento por câmeras e as pesquisas em campo falharem.

O número de tigres no país foi drasticamente reduzido devido à caça e à ocupação de seu habitat por seres humanos.

Maggie começa o trabalho na próxima semana. Até o final do ano, deve receber a companhia de outro cão, que dividirá a tarefa com ela.
Retirado de:

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ESPERANÇA

11/02/2009 - 08h46
Floresta amazônica poderá sobreviver ao aquecimento global, diz estudo

da Folha de S.Paulo

A floresta amazônica pode ser menos vulnerável ao aquecimento global do que se temia, porque muitas das projeções subestimam o volume de chuvas, de acordo com um estudo de cientistas do Reino Unido.
O grupo de pesquisadores afirma que Brasil e outros países na região precisam agir para evitar um ressecamento irreversível no leste da Amazônia --área mais ameaçada pela mudança do clima, pelo desmatamento e pelas queimadas.
"O regime de chuvas no leste amazônico deve mudar no século 21 num rumo que favoreça florestas sazonais em relação ao cerrado", escreveu o grupo em artigo na revista "PNAS".
As florestas sazonais têm estações secas e úmidas, enquanto a floresta tropical é permanentemente úmida. Essa mudança poderia favorecer espécies de árvores e animais diferentes das típicas regionais.

O novo estudo contrasta com projeções de que a floresta amazônica pode ser totalmente substituída por uma espécie de cerrado. O meteorologista Peter Cox previu num estudo, por exemplo, que o colapso da Amazônia poderia ocorrer em 2050. A pesquisa divulgada agora afirma que todos os 19 modelos climáticos globais subestimam as chuvas na maior floresta tropical do mundo. A conclusão se deu após uma comparação dos modelos com as observações do clima ao longo do século 20.

As planícies amazônicas têm uma precipitação média anual de 2.400 milímetros, segundo o estudo. E, mesmo com redução nas chuvas, a região ainda teria umidade suficiente para sustentar uma floresta.

Contudo, segundo José Marengo, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o novo estudo tem "bases fracas".
"Eles assumiram uma evaporação constante de 100 milímetros por mês. Por isso, não chegaram a um extremo. Mas, com as temperaturas mais quentes e o ar mais seco, a evaporação tende a aumentar", afirma. Segundo Marengo, a savanização ganha força quando há desequilíbrio entre evaporação e precipitação.

Queimadas
Os pesquisadores examinaram também estudos de campo sobre como a Amazônia poderia reagir ao ressecamento. O estudo diz que as florestas sazonais seriam mais resistentes a eventuais secas, porém mais vulneráveis a queimadas do que as matas atuais.
"A maneira fundamental de minimizar o risco de colapso da Amazônia é controlar a emissão de gases de efeito estufa no mundo, principalmente pela queima de combustíveis fósseis nos países desenvolvidos e na Ásia", afirmou Yadvinder Malhi, da Universidade de Oxford, que coordenou o estudo.

Com Reuters
Retirado de:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u502143.shtml

DÚVIDAS ÉTICAS

SERPENTINAS EM SPRAY POLUEM MAIS DO QUE AS DE PAPEL

A espuma condensada em lata de spray polui antes e depois do seu uso, segundo especialistas. Quando é produzida, a partir de combustíveis fósseis, emite CO2, explica o pesquisador do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) Marcio Nahuz.
Por mais que seja feita de celulose, a serpentina tradicional geralmente é composta de papel reciclado, o que poupa árvores, conforme Nahuz.
Segundo Márcia Guekezian, coordenadora do curso de química da Universidade Mackenzie, os solventes usados na composição do spray são outro inimigo: poluem o ar a cada aperto da válvula. "Algumas marcas importadas, piratas, têm até CFC (clorofluorcarboneto), muito nocivo à camada de ozônio e proibido por lei."

O problema continua também depois do baile. Após o uso, restam resíduos químicos no fundo da lata, o que impossibilita sua reciclagem, afirma a especialista.

Por seus efeitos nocivos, a serpentina "enlatada" foi proibida em cidades como Caraguatatuba (SP), Pedreira (SP) e Rio de Janeiro, lembra Geraldo Fontana, professor de engenharia química do centro universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Fontana adverte que, para ser reciclada, a serpentina de papel deve ser recolhida antes de misturar-se com água ou outras substâncias. Caso contrário, sua reutilização fica muito mais cara e o material pode parar em algum bueiro, piorando as enchentes típicas do período de verão.

Se os argumentos ecológicos não foram suficientes pra dar bandeira branca à espuma neste ano, o bolso talvez seja. O preço da serpentina de papel é bem mais baixo.

Retirado de:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u504606.shtml

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

VÓRTICE DE LIXO DO PACÍFICO

O barco GREENPEACE Esperanza atravessou um dos maiores vórtices de lixo do mundo, no meio do Oceano Pacífico.

Muitas vezes denominado o caixote de lixo do Norte do Pacífico, este vórtice é o epicentro de um sistema de correntes e ventos que cobrem a maioria do Norte do Pacífico. Tem-se tornado casa de uma substância familiar - PLÁSTICO. Todos os anos, cerca de 300 biliões de libras de plástico são produzidos no mundo, e apenas uma fracção é reciclada! Para onde vai o resto? A maioria acaba em valas, mas alguma encontra caminho até ao oceano. O plástico é conhecido pela sua resistência à degradação, por isso pode durar centenas de anos. Quando o plástico chega aos oceanos, eventualmente decompõe-se devido à acção do sol, vento, e correntes, em pequenas partes minúsculas que a vida selvagem confunde com comida. É um erro fácil de cometer.

EXPLICAÇÃO: VÓRTICE DE LIXO

O vórtice de lixo é uma das áreas de acumulação plástica mais estudadas dos nossos oceanos. No seu máximo a área pode ter o tamanho do Texas! É constituída por tudo, desde pequenos pedaços de plástico destruídos até grandes redes fantasmas perdidas pela indústria de pesca. Á medida que o lixo rodopia pelos oceanos do mundo até um vórtice como este, deixa um rasto de morte e destruição ao longo do caminho. O plástico é muitas vezes confundido com comida e tem sido descoberto dentro de vida marinha de todos os tamanhos, desde baleias até zooplâncton. Tem sido directamente acusado de causar a morte de uma enorme variedade de animais incluindo albatrozes e tartarugas marítimas. Enquanto lixo massivo, como as redes fantasmas, pode constituir uma armadilha e capturar milhares de criaturas. Também há preocupação que até os pedaços mais pequenos de plástico possam ser um problema, porque uma vez que o plástico muitas vezes acumula no aparelho digestivo, muitos animais acabam por sufocar. Outros morrem à fome por falta de nutrição apesar de terem o estômago cheio.

DE ONDE É QUE VEM TUDO ISSO?

Pensa-se que apenas uma pequena percentagem de lixo encontrado no mar foi aí originado. Então como é que o resto do lixo chega até ao mar? Vem de uma variedade de fontes, desde o lixo que vês na rua ao lixo industrial. Cada vez que chove, poluição de todos os tipos é escoada da terra, através de tempestades e rios, eventualmente alcançando o oceano. Uma vez aí, as qualidades duradouras do plástico significam que vai permanecer no ecossistema durante décadas (e potencialmente mais tempo), e à medida que mais lixo acumula, os nossos oceanos e seus habitantes encontram-se perante uma grave crise.


O QUE NOS PODEMOS FAZER:

Somos todos responsáveis por esta confusão, e vai ser preciso TODOS nós para que esta não piore ainda mais. È altura de repensarmos completamente como é que nós - como sociedade - usamos (ou abusamos) do plástico. Aqui estão algumas coisas que podemos fazer agora: - Cada vez que vires lixo, apanha-o e desfaz-te dele apropriadamente; - Reduz, Reusa e Recicla - Se antes ainda não tinhas ouvido falar, agora já sabes o que acontece quando não fazemos nada. Sê consciente de tudo aquilo que compras, e assegura-te de evitar produtos com embalagem excessiva, especialmente em produtos de curta duração; - Solicita mais e melhores facilidades de reciclagem na tua área; - Toma parte na limpeza de riachos, rios e praias locais - ou organiza tu mesmo uma! Embora isto não resolva o problema, elas são muito efectivas em chamar a atenção para os problemas maiores do mar; - Se vives perto do mar, ou de um rio que desagua nele, as tempestades estão provavelmente a levar lixo directamente para o mar. Torna-te consciente disto e muitas outras potenciais fontes de lixo marítimo na tua área. Solicita que sejam eliminadas; - Torna-te bem consciente da tua pegada ecológica. Encoraja mudança através das tuas decisões e não aceites o paradigma actual de uso e desperdício; - Não tragas dezenas de sacos de plástico cada vez que vais ao supermercado. Compra sacos verdes/ecológicos ou traz de pano de casa e evita trazer constantemente novos do supermercado!

TORNA-TE CONSCIENTE E SENSÍVEL PARA COM A TERRA, NOSSA CASA E MÃE...

Retirado de:
http://www.surfreport.pt/index.php/bestblog/VA-rtice-de-lixo....html

CLICA AQUI PARA VER COMO FUNCIONA UM VÓRTICE DE LIXO!!!

SEMÁFOROS DA MAIA FUNCIONAM COM O VENTO

2009-02-12 18:39
A Câmara da Maia anunciou hoje ter já instalado um sistema de energia eólica nos semáforos do concelho.

Segundo a autarquia, desde o início da semana que os semáforos do cruzamento de Frejufe na Via Diagonal, na Rua 5 de Outubro (Gueifães) e na Avenida Monforte (Folgosa) já estão dotados "deste sistema de duplo fornecimento de electricidade através de fontes de energia limpas e renováveis permitindo, também, uma importante poupança financeira".

A Maia é "o primeiro concelho do Norte fornecido por este sistema híbrido", acrescenta.
Retirado de:

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

QUINZE ECOFAMÍLIAS PARTICIPAM EM “BIG BROTHER” DOS CONSUMOS DE ÁGUA

Escrito por Ana Margalho

Águas de Coimbra e Quercus desenvolvem projecto de sensibilização para a gestão racional da água Dez famílias da Quinta da Portela, mais outras cinco residentes em zona de vivendas da cidade (ainda por definir) vão estar sujeitas a um autêntico “big brother” dos seus consumos de água.
Quantas vezes utilizam o autoclismo?
Quanto tempo estão no duche?
Quantas vezes põem a máquina de lavar roupa a trabalhar?
São apenas algumas das questões que verão respondidas através de um sistema de telecontagem, disponibilizado pela Águas de Coimbra (AC), que dará informações precisas, quase em tempo real, da forma como gastam água em suas casas.
Perceber como é que utilizam este bem estes 15 agregados familiares de Coimbra é apenas uma vertente do projecto Ecocasa, promovido em parceria pela AC e a Quercus, que tem como principal objectivo sensibilizar os consumidores para uma gestão racional da água a nível doméstico.
«Os portugueses são dos mais sensíveis da União Europeia em relação às questões ambientais, mas não tomam as acções mais amigas do ambiente», lamentou Francisco Ferreira, vice-presidente da Quercus, que esteve ontem no Museu da Água, em Coimbra, para apresentar o projecto, já a ser desenvolvido no Algarve e em Mafra com outras ecofamílias seleccionadas mas que, pela primeira vez, utiliza em Coimbra um sistema de telemetria, desenvolvido pela empresa ISA.
«Coimbra vem acrescentar este valor», adiantou o dirigente daquela associação ambientalista, que pretende fazer das famílias seleccionadas uma espécie de “motores” de uma consciência colectiva de poupança que se pretende que venha a existir no concelho e na região Centro ao fim de dois anos, altura em que termina o projecto Ecocasa.
Boas práticas multiplicadas
Para já, será precisamente o equipamento de telecontagem a fazer o seu papel. Durante alguns meses fará uma leitura dos consumos das 15 famílias de cinco em cinco minutos, disponibilizando depois as informações obtidas, em sistema informático, à AC e à Quercus, que fará uma acompanhamento e avaliação dos consumos para, de forma personalizada, poder encontrar junto de cada uma das famílias as melhores técnicas de poupança de água.
O projecto vai mais longe e envia, através da rede móvel, a mesma informação aos próprios consumidores que, por este meio, têm uma «forma inovadora e participada de saber como são os seus consumos diários e perceber como poderão fazer a gestão dos mesmos», afirmou Francisco Ferreira. Neste primeiro ano do projecto, a Quercus dará uma ajuda nesta matéria, recomendando a cada família as melhores formas de poupança de água.
«No fundo, estamos a fazer o mesmo que aquelas pessoas que apontam diariamente onde gastam o dinheiro para depois perceberem como e onde poderão poupar», explicou Jorge Temido, presidente do Conselho de Administração da AC, adiantando que a parceria com a Quercus funcionou como uma mais-valia para o projecto-piloto de telecontagem que aquela empresa municipal já pretendia implementar no concelho desde o ano passado.
À medição dos consumos de cinco em cinco minutos junta-se, com a Quercus, a vantagem de cada família perceber onde gastou e o que pode fazer para evitar gastar no futuro, explicou o responsável. «Percebemos como a pessoa utiliza a água e aconselhamo-la para uma gestão racional da mesma», acrescentou Francisco Ferreira, deixando claro que, no final do primeiro ano do projecto, a ideia é que «as boas práticas e os exemplos conseguidos com as ecofamílias sejam multiplicados por muitas mais».
Assim, o segundo ano do Ecocasa servirá para utilizar as informações e os dados obtidos com os 15 agregados familiares e dá-los a conhecer à Comunicação Social, em sessões em escolas, em seminários e em conferências científicas onde o consumo doméstico de água será o tema central. «Funcionarão como um exemplo a seguir sobre os benefícios de uma boa gestão da água em casa», continuou o ambientalista, recordando que, para além da possibilidade de seca, em tempo de crise é sempre importante «conhecer bons conselhos para se poupar no uso deste bem».
Para quem queira saber mais pormenores sobre o projecto Ecocasa, que envolve também o consumo de energia - e com «bons resultados», como adiantou Francisco Ferreira – poderá visitar o sítio www.ecocasa.org ou pedir informações para o mail: info@ecocasa.org.
Retirado de:

ENERGIA EÓLICA, A ENERGIA DO VENTO

UMA DAS ALTERNATIVAS

Por volta de 1850 cerca de 90% da força utilizada na indústria na Holanda era proveniente do vento. Mesmo com o avanço da utilização dos combustíveis fósseis ao longo deste século, a utilização da força do vento não caiu completamente.
Apostando em novos materiais mais resistentes e eficientes, os cientistas compararam a sua exploração com a de outras formas de produção de energia e concluíram que a energia eólica tinha de atingir uma verdadeira dimensão mundial. A crise do petróleo, a partir de 1970, deu-lhe uma grande ajuda para a exploração comercial em grande escala.

Actualmente para a instalação de um parque eólico é necessário uma área mínima de cem hectares num local não urbanizado. Apenas 2 a 3% dessa área é ocupada podendo o restante terreno ser utilizado para agricultura, pastagem e até floresta desde que as árvores não atinjam mais de 10 metros de altura.

Portugal tem, em termos de aproveitamento da energia eólica, um potencial médio em comparação com outros países da Europa mas mesmo assim é rentável a sua instalação.
No final do ano de 1997 estava instalada uma capacidade de produção, em todo o mundo, à volta de 7.400 Megawatts (MW) de energia eólica. Espera-se que a produção mundial, no final do século, ultrapasse os 10.000 MW.

A instalação de novos geradores e a produção de energia eólica continuam a aumentar todos os anos desde o seu início por volta de 1980. A produção mundial no ano de 1996 era suficiente para garantir o consumo doméstico de energia as cidades de Copenhaga, Amsterdão, Dublin e Zurique.

Na Dinamarca a produção de energia eólica já abastece 3,7% das necessidades da população e no estado de Schleswig-Holstein (na Alemanha), essa percentagem já atinge 10% .

Durante o ano de 1997 os maiores produtores mundiais eram os Estados Unidos da América, a Alemanha, a Dinamarca, a Holanda e a Grã-Bretanha. Outros países como a Espanha, o Brasil, a Índia e a Austrália já estão desenvolvendo os seus parques eólicos. Só na Alemanha já se produz mais de 2.000 MW de energia por ano tendo a sua capacidade ultrapassado a da Califórnia. Os maiores fabricantes deste equipamento estão na Alemanha e E.U.A. mas já começam também a surgir noutros países como a Espanha por exemplo.
Retirado de:

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

AROUCA

UNESCO decide em Abril integração do geoparque na rede europeia

Arouca, 11 Fev (Lusa) - A decisão de Arouca passar a integrar a Rede Europeia de Geoparques deverá ser conhecida no final de Abril mas os peritos da UNESCO, que visitaram o município, acreditam no "sucesso global" do projecto.

"Saímos daqui com uma apreciação muito boa e, nesse sentido, a nossa análise só pode ser positiva", disse hoje à Lusa o grego Ilias Valiakos, da equipa de peritos da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que hoje procedeu à avaliação dos locais classificados.

O Geoparque Arouca aguarda desde 26 de Agosto de 2008 - ano em que formalizou a candidatura - a integração na Rede Europeia de Geoparques, estrutura que tem a validação da UNESCO.
O único projecto português com "certificação global" atribuída é o Geoparque Naturtejo, que une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

"Estão reunidas as condições para que Arouca seja o segundo geoparque existente em Portugal a figurar na rede europeia", sublinhou o italiano Maurizio Burlando, o outro especialista da UNESCO que esta semana se deslocou a Arouca.

Os dois peritos tomaram contacto com as iniciativas já em curso, designadamente a abertura do projecto ao meio escolar através da dinamização dos programas educativos.

O Geoparque Arouca tem como principais destaques as trilobites da "Pedreira do Valério", em Canelas, e as pedras "Parideiras", da aldeia da Castanheira, ocorrências únicas no mundo. Desde a sua abertura, em Junho de 2006, recebeu mais de 20 mil visitantes.

Segundo o coordenador científico do projecto, Artur Sá, "a afluência cresce a cada dia que passa"."Há reservas para visitas de escolas de todo o país marcadas até Maio", disse.

Na diversidade dos "geos-sítios" do Geoparque Arouca destacam-se também a Frecha da Mizarela, as pedras "Boroas" e as "Marmitas de Gigante".

O Centro de Interpretação Geológica de Canelas - a "âncora" deste geoparque - fica localizado numa exploração de ardósias, uma decisão que resultou da sensibilidade dos responsáveis da empresa ("Valério & Figueiredo, Lda.") que comunicaram à comunidade científica os primeiros achados.

Criada a 09 de Junho de 2008, a Associação Geoparque Arouca é a entidade gestora do projecto, que se estende por uma área de 329 quilómetros quadrados, correspondendo a todo o território deste concelho do Norte do distrito de Aveiro.

RECICLAGEM ORGÂNICA

ZERO RESÍDUOS PORTUGAL

Os resíduos constituem o reverso da medalha, cada vez mais visível, da actual sociedade de consumo. O aumento extraordinário da quantidade de resíduos produzida por cada português nas últimas décadas resulta sobretudo do acentuado crescimento dos níveis de consumo a que o país tem assistido.
A estratégia da União Europeia em matéria de resíduos estabelece uma hierarquia preferencial das opções de gestão, tendo em vista assegurar a eficiência na utilização de recursos naturais e a minimização dos impactes ambientais negativos associados aos resíduos (incluindo emissões atmosféricas, efluentes e ocupação do solo).
Recolha selectiva de resíduos orgânicos
O sucesso da reciclagem orgânica da matéria biodegradável reside essencialmente na correcta separação desse resíduos na fonte uma vez que, muito embora possam ser separados a posteriori, tal esforço implica um processo mais complexo e um produto final mais contaminado. A separação na fonte com recolha selectiva associada constituem assim o caminho para o cumprimento de normas exigentes de qualidade do composto e à sua correspondente venda como adubo natural na agricultura, com todos os benefícios ambientais e económicos daí decorrentes.
Estratégia comunitária e nacional
Directiva Aterros
A Directiva 1999/31/CE, relativa aos aterros sanitários, tem como objectivo a garantia elevados padrões de qualidade na eliminação final de resíduos sólidos urbanos dentro da União Europeia. Pretende também estimular a abaixamento significativo da deposição de resíduos biodegradáveis em aterro, nomeadamente através da compostagem e digestão anaeróbia da fracção orgânica e da reciclagem de papel/cartão. A Directiva estabelece metas claras (tabela ao lado) e prevê medidas prioritárias de promoção da triagem e tratamento alternativos. Pretende-se assim minimizar os elevados impactos ambientais derivados da presença nos aterros destes tipos de resíduos e ainda manter em circulação recursos naturais valiosos.
Situação Actual em Portugal
A gestão nacional da fracção orgânica dos RSU reveste-se de grande importância, quer pela quantidade, quer pelos impactes ambientais negativos associados ao seu descarte em aterro (emissão de gases com efeito de estufa, emissão de odores desagradáveis e libertação de lixiviados, entre outros).
Consulte o directório de entidades com intervenção na área da reciclagem orgânica
Neste directório poderá encontrar centenas de contactos em múltiplas áreas, incluindo centros de investigação, autarquias, empresas, escolas, entre outras entidades. Consulte-o aqui.
Consulte a nossa base de dados bibliográfica sobre resíduos orgânicos - 437 entradas!
O Portal Zero Resíduos tem uma base de dados bibliográfica bastante completa com 437 entradas. Nesta pode encontrar tudo o que são públicações sobre compostagem, digestão anaeróbica e recolha selectiva de resíduos orgânicos. Não deixe de a consultar aqui.
Retirado de:

PRODUZA ADUBO ORGÂNICO EM CASA

- Compre duas caixas de 0,50 x 0,80 (do tamanho de uma caixa de carnes);

- Em uma das caixas coloque terra, que será utilizada para cobrir os alimentos e evitar mal-cheiro;

- A outra caixa, separe ao meio com uma divisória de maneira tal que possibilite a passagem de minhocas de um lado para o outro. Arranje algumas minhocas e coloque-as em um dos lados da caixa com um pouco de terra;

- Coloque o lixo orgânico da sua cozinha (cascas de fruta e restos de comida) no lado da caixa onde estão as minhocas e cubra com uma fina camada de terra; repita até que o lado da caixa esteja cheia;

- Então faça o mesmo com o outro lado;

- Quando o segunda lado da caixa estiver cheio, o primeiro já conterá humus, que servirá para adubar suas plantas;

- As minhocas alimentam-se do resíduo orgânico e produzem humus;

- Se você mora em apartamento, faça um acordo com o síndico para que ele libere um pequeno espaço no terreno para isso. Talvez você estimule os seus vizinhos a fazerem o mesmo, e terão adubo para o condomínio;

- O resíduo orgânico é um problema para as prefeituras, um custo para as comunidades e resulta em contaminação do solo, dos rios e risco para famílias que vivem dos lixões e aterros a céu aberto.
Site português também muito útil: http://www.confagri.pt/
Retirado de:

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

INDÚSTRIA PESQUEIRA VIOLA PADRÃO AMBIENTAL DA ONU

EDUARDO GERAQUE da Folha de S. Paulo
Quatro dos cinco países que mais capturam peixes em áreas costeiras no mundo --China, Peru, Japão e Chile-- receberam nota abaixo de 5,0 num estudo que avaliou o grau de adesão da pesca mundial a práticas pesqueiras sustentáveis.

O levantamento, que analisou os 53 países que mais pescam no mundo (e respondem por 96% do que é retirado dos oceanos), concluiu que todos têm gestão pesqueira reprovável.

"Nenhum país teve nota maior do que 6,0 [sobre máximo de 10,0]. Portanto, se fosse em uma escola, podemos dizer que todos estariam praticamente reprovados", diz Daniela Kalikoski, geógrafa da Universidade Federal do Rio Grande e uma das autoras do trabalho, feito sob coordenação da ONG WWF. "O estudo mostra quão crítica está a questão da política pesqueira mundial."

O ranking foi feito com base na adequação dos países ao Código de Conduta para a Pesca Responsável das Nações Unidas, e aponta que a pior prática de pesca do mundo é a da Coréia do Norte (nota 0,9), país de indústria pesqueira pequena.

Mas é quando se olha para as notas dos países que mais pescam que a situação para a biodiversidade marinha e para a segurança alimentar das populações ficam piores. A China, que comercializa 17,3% de tudo o que é pescado no mundo, aparece apenas em 22º lugar (nota 4,2) no ranking de responsabilidade. Dos cinco países que mais pescam no mundo, apenas os Estados Unidos tiveram uma nota "razoável": 5,8.

"Em termos gerais, as notas foram dadas com base nas práticas de conservação dos recursos, fiscalização das atividades pesqueiras e na gestão socioeconômica das atividades de pesca", escreveram os autores do estudo em um artigo complementar na revista "Nature".

Arrastão nacional

Segundo Kalikoski, que estuda bastante a situação do Brasil, o país está longe de ser um exemplo, com nota 3,3. O país, porém, não tem tanto peso no mercado de pesca. Em termos de qualidade de gestão, o Brasil ocupa a 29ª posição, segundo os dados usados no estudo, que são de 1999. "Mas a ordem entre os países não tem mudado muito desde então", afirma a pesquisadora, que tem monitorado esses índices.

No Brasil 80% dos recursos pesqueiros estão sendo superexplorados, diz a geógrafa. Ou seja, a retirada é muito maior do que a capacidade de reposição dos estoques. Sendo assim, em alguns anos ou décadas, vários grupos de peixes podem desaparecer do mercado brasileiro. Entre as grandes vítimas da pesca em águas nacionais estão os cações, por exemplo.

A pressão sobre o tubarão-azul, capturado pela modalidade de pesca conhecida como espinhel, é gigantesca.O pesquisador Jorge Kotas, do Cepsul (Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul), contabilizou a retirada de 35 mil indivíduos das águas do Sul do Brasil entre 1997 e 2005.

Essa espécie é uma das favoritas dos pescadores por ser fácil de apanhar e ter barbatanas enormes, produto com alto valor comercial hoje, bastante procurado pelos asiáticos. Só dessa espécie, 2 milhões de exemplares são retirados do Atlântico Sul todos os anos.

Kalikoski reconhece, porém, que o ranking possui algumas distorções, por ter levado em conta apenas a pesca em águas territoriais. O Japão, por exemplo, fiscaliza muito sua área costeira, mas não é tão rígido com navios japoneses que pescam em águas internacionais.

O estudo já indica que adotar certas medidas pode ser eficaz, diz a cientista. O código de conduta da ONU, por exemplo, que hoje é de adesão voluntária, deveria ser obrigatório. "Outra coisa, além de aumentar a fiscalização, é fazer o pescador artesanal participar mais das decisões sobre a pesca."
Retirado de:

CARTA DA TERRA

Adaptação para crianças

A Terra é a nossa casa:
- Nós vivemos num momento muito importante em que temos que conservar a Terra.
- Todos os povos do mundo formam uma grande família.
- Façamos a maravilhosa tarefa de RESPEITAR A NATUREZA e VIVER EM PAZ.

Somos parte de um grande Universo:
- Nesse Universo, o nosso planeta está cheio de vida, com muitas plantas, animais e pessoas.
- Nós dependemos da água, da terra, do ar e sentimos alegria por vivermos neste mundo.
- Existem pessoas que usam mal a água, a terra e o ar; e que fazem mal aos animais, às plantas e às outras pessoas.
- Infelizmente existem guerras, pessoas que têm fome, que não têm casa nem escola, que estão doentes sem terem médico ou remédio que as possa curar.

O que podemos fazer:
- Devemos colaborar para que todas as pessoas do mundo tenham o que necessitam para viver.
- Nós, as crianças, FAREMOS PEQUENOS ESFORÇOS DIÁRIOS para transformarmos as coisas más em coisas boas. Trataremos bem de todos e dividiremos melhor o que temos.
- Se ajudarmos e amarmos os outros, NÓS VIVEREMOS COM MUITO MAIS ALEGRIA E FELICIDADE.
- Nós pedimos também um esforço por parte dos adultos – nossos pais, professores, parentes e vizinhos – para que tudo isso possa acontecer.

RESPEITO E CUIDADO PARA COM OS SERES VIVOS


1. Conheça e respeite as pessoas, animais e plantas:
- Porque são seres vivos.
- Porque são necessários.
- Porque produzem coisas úteis e bonitas.

2. Trate bem as pessoas, animais e plantas:
- Porque são parte da natureza.
- Porque necessitam de proteção.
- Porque lhe fornecem meios para viver.

3. Ajude os seus companheiros e companheiras e ofereça-lhe a sua amizade:
- Porque eles precisam de si, da sua iniciativa e da sua amizade.
- Porque pode fazer muito por eles e por elas.
- Porque você quer compartilhar.


4. Você pode ajudar para que muita gente aprecie as coisas boas e bonitas:
- Porque respeita tudo o que tem vida.
- Porque deseja a alegria.
- Porque prepara um lugar para todas as crianças que ainda vão nascer.

NA VIDA TUDO ESTÁ INTERLIGADO

5. Admire como as plantas, animais e pessoas vivem:
- Não consinta que ninguém lhes faça mal.
- Peça que tenham proteção.
- Reclame por todos os seres: ar, água, sol e terra.

6. Conserve limpo o lugar onde vive:
- Mantenha a Terra limpa e economize água.
- Recolha as sobras.
- Procure manter todas as suas coisas em ordem.

7. Respeite sempre estas três coisas:
- A vida de todos os seres vivos.
- Os direitos de todas as pessoas.
- O bem-estar de todos.

8. Conheça e ame o lugar onde vive e compartilhe o que sabe:
- Sobre os seres vivos à sua volta.
- Sobre as pessoas de outros lugares, povos, nações e países.
- Sobre o que necessita para viver com saúde.

TODA A GENTE DEVE TER O QUE NECESSITA


9. Colabore para que não haja gente pobre:
- Todos devem ter o que necessitam para viver dignamente.
- Todas as crianças devem ir à escola.
- As pessoas necessitadas devem ser as mais ajudadas.

10. Ajude as pessoas, para que vivam melhor:
- As pessoas que têm mais devem ser as que mais ajudam.
- Deve desejar ter somente o que realmente necessita.
- Deve saber compartilhar o que tem.

11. Todos vocês, meninas e meninos, são igualmente importantes:
- Todas as crianças devem aprender e crescer juntas.
- Se uma criança estiver doente, deve receber os cuidados necessários.
- As mulheres têm os mesmos direitos que os homens.
- Todas as famílias serão protegidas.

12. Trabalhe sempre para que qualquer criança:
- Menino ou menina,
- De família rica ou pobre,
- Negra, branca ou de qualquer cor,
- Deste ou de outro país,
- Que fale a nossa língua ou não,
- Cristã, muçulmana, de qualquer outra religião ou mesmo as que não têm religião...
Tenha comida, casa, família, descanso, escola, amigos e amigas, brinquedos e alegria; e se estiverem doentes, médico e medicamentos.

NÃO À GUERRA, SIM À PAZ

13. Faça um esforço para que não existam brigas onde você vive:

- Informe-se sobre o modo de vida das pessoas de seu lugar, da sua comunidade ou cidade.
- Poderá dizer o que pensa e poderá encontrar-se com quem quizer.
- Todos devem cuidar do lugar à sua volta.

14. Estude, principalmente aquilo que o ajude a conviver com os outros:
- Deve estudar com interesse os assuntos que lhe ajudem a ser uma pessoa melhor.
- Os meios de comunicação, especialmente o rádio e a televisão, ajudar-lhe-ão a compreender as dificuldades e problemas que as pessoas ao redor do mundo enfrentam hoje em dia.
- Quanto melhor se educar, melhor saberá viver.

15. Cuide e ame as pessoas, animais e plantas:
- Em casa.
- Na escola.
- Na sua comunidade ou cidade.

16. Procure viver sempre em paz com toda a gente:
- É preciso que todos se entendam e se ajudem mutuamente.
- Homens e mulheres não farão guerra outra vez, nem produzirão mais armas.
- É preciso que reine a paz em todo o mundo.


RESUMINDO:
- Nós, os seres humanos, devemos conservar e melhorar o mundo onde vivemos. Por isso, devemos viver de uma maneira nova, usando as coisas boas que já temos hoje.
- Nós devemos conversar com todas as pessoas, de modo a aproveitarmos o que existe nas outras culturas e os inventos que já existem.
- As pessoas de outros países, línguas, costumes e religiões ajudam-nos Assim nós podemos conhecer novos modos de viver e de tratar outras pessoas.
- Empenhemo-nos em superar as situações difíceis.
- Se nos unirmos, nós melhoraremos muito o mundo, porque todos são úteis e podem ajudar.
- Que digam de nós:

“Eles querem viver de outra forma”. “Eles estão a empenhar-se em viver em paz” e “Eles sabem conservar a Terra”.

- A Carta da Terra diz o que devemos fazer para conservar o mundo:
- Respeitar a natureza e cumprir os direitos humanos,
- Providenciar para que todos tenham o que necessitam para viver,
- Viver sempre em paz.
- A Carta da Terra ajudará a conservarmos e melhorarmos o mundo em que vivemos.
- A Carta da Terra deve ser lei para todas as pessoas de todos os países e povos.
- A Carta da Terra foi escrita em 1992.

Depois disso tem sido melhorada e acrescentada com novos itens. Nós queremos que seja aprovada, aceite e colocada em prática por todos os países do mundo, todos os povos e nações.

Retirado de: http://74.125.77.132/search?q=cache:GJ8i9RY1RIAJ:www2.dce.ua.pt/caipi/DOCU/Carta%2520da%2520Terra%2520%255BPT%255D%2520Infantil%2520e%2520Juvenil.doc+a+Carta+da+Terra&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=4&gl=pt