terça-feira, 28 de julho de 2009

CELEBRA-SE HOJE O DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Filipa Alves (28-07-09)

O movimento ambientalista em Portugal iniciou-se com a criação da LPN, a 1ª organização não-governamental de Ambiente a nível ibérico e em 1998, por ocasião das comemorações dos 50 anos da associação, o Estado instituiu o Dia Nacional de Conservação da Natureza.

Os precursores do movimento ambientalista em Portugal foram as ideias proteccionistas dos anos 30, tendo a doutrina de conservação da Natureza surgido claramente nas Actas do 1º Congresso Nacional de Ciências Naturais que decorreu em 1941. No entanto, a criação em 1948 da Liga para a Protecção da Natureza, a 1ª organização não governamental de ambiente na Península Ibérica, que marcou a génese do activismo social em prol do Ambiente em território nacional, foi uma consequência directa do apelo literário de Sebastião da Gama ao fim da destruição da Mata do Solitário na Serra da Arrábida.

Desde então o movimento ambientalista tem vindo a ganhar adeptos, multiplicando-se e diversificando-se. Em 1998, ano em que a Liga para a Protecção da Natureza cumpriu 50 anos de luta pela Conservação da Natureza, foi definido o estatuto legal de Organização não-governamental de ambiente (DL 35/98 de 18 de Julho), substituindo o estatuto de Associação de Defesa do Ambiente. Por outro lado, em reconhecimento do contributo da LPN para a divulgação e preservação do património natural Nacional o Estado instituiu o dia 28 de Julho como Dia Nacional da Conservação da Natureza.

Actualmente, existe uma panóplia de organizações não-governamentais de ambiente um pouco por todo o país, partilhando princípios e actuando a diferentes níveis, desde o local até ao regional. Segundo dados do Registo de Nacional ONGAs e Equiparadas disponível no sítio da Agência portuguesa do Ambiente são 120 as entidades com o estatuto de organização não governamental de ambiente, que têm o direito de participar na definição da política e das grandes linhas de orientação legislativa em matéria de ambiente, contribuindo de forma importante para a preservação do património natural nacional.

Documentos Recomendados:
Biodiversidade : Importância dos conceitos e métodos de avaliação para as políticas de conservação da natureza
Os Fundos Comunitários e a Conservação dos Recursos Naturais - Os Montados e os Sobreirais do Sul de Portugal

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=7133&bl=1

Sem comentários: