segunda-feira, 27 de julho de 2009

LEOPARDO-DAS-NUVENS

AFINAL NÃO ESTÁ EXTINTO NO BANGLADESH
Filipa Alves (27-07-09)

Uma cria de leopardo-das-nuvens foi capturada por habitantes de uma aldeia, depois de ter sido avistada na companhia da mãe e de outra cria, o que indica que ainda existem animais em liberdade no Bangladesh, ao contrário do que se pensava.

A presença de leopardo-das-nuvens foi confirmada no Bangladesh 20 anos depois do último avistamento. Uma mãe e as suas duas crias foram observadas por habitantes locais enquanto se alimentavam de um macaco, tendo uma das crias sido capturada embora a mãe e a outra cria tenham conseguido fugir.

Os responsáveis pela captura pretendiam vender o animal mas sob a pressão dos conservacionistas acabaram por libertar a cria na floresta, não se sabendo no entanto se esta se terá reunido com a mãe.

A descoberta veio renovar as esperanças de que o leopardo-das-nuvens continue a habitar e a reproduzir-se nas zonas florestadas do Bangladesh pelo que os esforços de conservação da espécie devem ser retomados.

Segundo o Professor Anwarul Islam, do Wildlife Trust of Bangladesh, “Estamos encantados. Há muitos anos que pensávamos que o animal tinha desaparecido ou estava em processo de desaparecer. É bom saber que ainda estão presentes e que se estão a reproduzir”.

O leopardo-das-nuvens pode ser encontrado nas florestas da Sudeste Asiático, sendo considerado uma espécie vulnerável pelo UICN. Actualmente as ameaças incluem a desflorestação para venda da madeira e substituição por áreas agrícolas (nomeadamente plantações de palmeira para produção de óleo de palma) e a caça furtiva para o comércio de peles, ossos e carne. Desconhece-se qual a dimensão das populações selvagens porque se trata de uma espécie difícil de estudar mas sabe-se que apresenta uma tendência de declínio.

Fonte: Eco Worldly

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=7094&bl=1

Sem comentários: