domingo, 12 de julho de 2009

MASDAR

A PRIMEIRA CIDADE ECOLÓGICA DO PLANETA FAZ NOVAS ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

Filipa Alves (m/f)(10-07-09)

A Cidade de Masdar, modelo de cidade ecológica que está a ser construída perto de Abu Dhabi nos Emiratos Árabes Unidos, fez recentemente novas parcerias consolidando as bases que lhe permitem aspirar a ser a cidade do futuro.

A 30km de Abu Dhabi nos Emiratos Árabes Unidos e numa área de 6Km2 está a crescer uma nova cidade – a Cidade de Masdar – que irá acolher 50 000 habitantes. Mas não se trata apenas de mais uma cidade, mas sim de um Modelo de Cidade Ecológica, uma vez que dependerá apenas de energias renováveis, fará uso de técnicas sistemáticas de reciclagem, não produzirá praticamente resíduos e consumirá água em quantidades limitadas.

Trata-se de um projecto da Companhia Energia do Futuro de Abu Dhabi, uma subsidiária da Companhia de Desenvolvimento de Mubadala e que pretende ser uma “plataforma cooperativa para promover a procura de soluções para alguns dos problemas mais urgentes da humanidade: a segurança energética, as alterações climáticas e o desenvolvimento do conhecimento em sustentabilidade“ de acordo com a apresentação da iniciativa no respectivo site.

A 21 de Junho último, a Companhia Energia do Futuro de Abu Dhabi assinou um acordo de cooperação com a Fraunhofer Gesellschaft para levar a cabo investigação em cidades sustentáveis. O objectivo é construir um Centro de Investigação em Cidades Sustentáveis na Cidade de Masdar, à semelhança dos centros que a FG já possui na Europa, e que seria o primeiro de instituto do género no Médio-Oriente. Por outro lado e segundo Al Jaber, director da Iniciativa Masdar a colaboração com a Fraunhofer-Gesellschaft irá também assegurar que a Masdar terá um papel-chave no desenvolvimento do sector das energias renováveis de Abu Dhabi. A actividade do centro de investigação incidirá nas tecnologias essenciais para as cidades sustentáveis do futuro incluindo tecnologias relacionadas com a energia solar, a eficiência energética dos edifícios, os mecanismos de dessalinização e arrefecimento, e conceitos inteligentes de fornecimento de electricidade. O acordo prevê ainda a estreita colaboração com o Instituto de Ciência e Tecnologia de Masdar e outras instituições regionais para levar a cabo programas de investigação conjuntos que permitam a transferência de conhecimentos entre a Europa e o Golfo.

Por outro lado, recentemente foi anunciado que Masdar alojará a sede da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), agência intergovernamental constituída por 136 países. Será a primeira vez que uma grande organização internacional escolhe situar-se num país do Médio oriente, preterindo alternativas como a Alemanha, Áustria ou Dinarmarca, reconhecidos líderes em energias renováveis. Entre os argumentos que deram lugar à escolha de Masdar incluem-se facto de a localização em Masar permitir a constituição uma ponte entre os países em desenvolvimento e o mundo industrializado bem como compromisso dos Emiratos Árabes Unidos prestarem, de forma generosa, apoio económico.

Mais informações no site da Iniciativa Masdar

Fontes: Science Daily e masdar.ae

Retirado de:
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=6470&bl=1

Sem comentários: