sexta-feira, 24 de julho de 2009

PROJECTO "VAMOS LIMPAR PORTUGAL" JÁ ARRANCOU

Filipa Alves (24-07-09)


A iniciativa pretende eliminar todas as lixeiras e depósitos de resíduos abandonados no país ao longo de um dia e envolvendo, sociedade por sectores e apelando aos indivíduos em particular e seguindo o exemplo da Estónia.
A ideia surgiu no seguimento do grande sucesso que teve uma iniciativa semelhante na Estónia. Neste país do Leste Europeu a iniciativa “Vamos fazê-lo” conseguiu eliminar 10 000 toneladas de lixo abandonado por todo o país em 5 horas. Tratou-se de um mega-projecto com uma logística complexa que envolveu ONGs, cientistas, figuras públicas e políticos incluindo o presidente. Implicou uma grande campanha publicitária para a sensibilização e mobilização da sociedade visto que eram necessárias 40 000 pessoas para levar a cabo a intervenção e uma acção de mapeamento à escala nacional dos depósitos de resíduos que contou com a contribuição de 700 voluntários. No dia 3 de Maio de 2008, o “dia D”, compareceram 50 000 pessoas para participar na mega-acção de limpeza, cerca de 4% da população do país. Conseguiu-se assim fazer num dia e com 500 000 euros o que o governo levaria 3 anos a concretizar com um custo global previsto de 22,5 milhões de euros.
Actualmente, já está em marcha em Portugal um projecto semelhante que pretende eliminar todas as lixeiras e depósitos resíduos indevidamente abandonados em zonas como florestas e campos, ideia pela 1ª vez sugerida no fórum da LandMania, Clube de Portugal. Nesta primeira fase está a decorrer a angariação de voluntários, através de formação de grupos por concelhos e já se começou o mapeamento dos locais a ser intervencionados.
Nesta etapa inicial a internet é um instrumento valioso para “passar a palavra” e reunir os dados relativos às zonas de intervenção e aos locais e entidades que aceitarão os resíduos recolhidos. Neste momento o “Vamos limpar Portugal: Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia” já dispõe de um site de divulgação do projecto, uma página para gestão das equipas e um site com o mapa das lixeiras já identificadas. Por outro lado, já está presente em plataformas de comunicação e redes sociais como Hi-5, Faceboook e Twitter .
A data para a mega-acção de limpeza ainda não está definido. Embora tivesse havido sugestões para que a intervenção se concretizasse em Outubro de 2009, novos planos apontam para meados do próximo ano como data mais viável tendo em conta a complicada logística do projecto.
Para mais informações sobre o projecto “Vamos Limpar Portugal“ e se pretende aderir visite www.limparportugal.org.
Para informar sobre a localização de lixeiras a incluir na mega-acção de limpeza aceda a
http://es.wikiloc.com/wikiloc/user.do?name=limparportugal
Caso deseje ver a vídeo-reportagem sobre o projecto “Let’s do it” na Eslovénia pode fazê-lo em http://limparportugal.ning.com/video/lets-do-it-estonia-legendado
Retirado de:

Sem comentários: