quinta-feira, 2 de julho de 2009

LANÇADA PETIÇÃO A FAVOR DA INCLUSÃO

NA ROTULAGEM DAS GARRAFAS DE VINHO DO TIPO DE VEDANTE UTILIZADO
EcoLogicalCork.com (02-07-09)
A EcoLogicalCork.com lançou uma petição online para que seja incluído nos rótulos ou contra-rótulos das garrafas de vinho o tipo de vedante utilizado de forma a permitir aos consumidores uma selecção informada dos produtos.

Escolher um vinho engarrafado com rolha de cortiça é uma opção que defende a biodiversidade e o ambiente, promove o desenvolvimento sustentável e protege postos de trabalho do único sector em que Portugal é líder mundial. Esta é por isso uma opção que deve ser feita por todos os consumidores, mas nem sempre esta opção está ao alcance dos mesmos.

A inexistência de informação no exterior das garrafas, sobre o tipo de vedante por elas utilizado, impossibilita uma opção consciente por parte dos consumidores na altura da compra. Para tentar mudar esta realidade o EcoLogicalCork.com lançou uma petição online, indo de encontro às opiniões e vontade dos seus leitores com a finalidade de exercer pressão para que passe a constar nos rótulos e/ou contra-rótulos a informação sobre qual o tipo de vedante utilizado.

Os destinatários principais desta petição serão os responsáveis pela comercialização de vinhos (produtores, engarrafadores, vendedores, etc.) no sentido de que estes mudem o seu comportamento. Para além desta acção de mostrar a vontade dos consumidores aos produtores, a petição servirá também para fazer chegar a vontade dos cidadãos à Assembleia da República para que a mesma tome iniciativas legislativas no sentido de obrigar a que este tipo de informação conste nas garrafas.

Esta é uma iniciativa que a todos diz respeito, o direito à informação é um direito de todos nós. Só com acesso à informação é que as escolhas podem ser tomadas em consciência. Na defesa do ambiente, dos direitos dos consumidores e de uma riqueza (cortiça) que é de todos os portugueses divulgue esta iniciativa.

Aceda à petição e assine aqui

O EcoLogicalCork.com é um projecto independente de qualquer organismo, empresa ou entidade que tem vindo a promover na sua página (www.ecologicalcork.com) a defesa dos montados de sobreiros através da discussão e divulgação de assuntos relacionados com a cortiça.
Retirado de:

Sem comentários: