terça-feira, 21 de abril de 2009

Ambiente

PRÉMIO DE BOAS PRÁTICAS DISTINGUE 43 MUNICÍPIOS
segunda-feira, 20 de Abril de 2009 13:11
Os 43 municípios portugueses que participaram no ECOXXI 2008/09, Prémio de Boas Práticas de Sustentabilidade, foram hoje distinguidos numa cerimónia realizada em Évora, e 29 deles foram galardoados com a Bandeira Verde.

Coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o projecto, destinado aos municípios, visa distinguir as boas práticas no sentido da sustentabilidade desenvolvidas a nível local, nomeadamente nos aspectos relativos à qualidade ambiental e às práticas de educação para a sustentabilidade.

O projecto procura, através de um sistema de indicadores, avaliar diversas vertentes da sustentabilidade, desde a gestão de recursos à informação aos munícipes, passando pela energia, mobilidade, floresta, resíduos, conservação da natureza e biodiversidade, turismo, ordenamento do território, qualidade do ar e da água e agricultura sustentável.

Na cerimónia de hoje, presidida pelo secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, foram distinguidos todos os municípios participantes (43).

A entrega do galardão pretendeu ainda distinguir os municípios que apresentaram práticas mais sustentáveis durante o período em análise.
A maior parte dos municípios participantes (29) foram, este ano, distinguidos com a Bandeira Verde ECOXXI, o que significa que conseguiram pontuar acima dos 50 por cento da pontuação máxima possível deste índice de sustentabilidade.

Durante a cerimónia de entrega de bandeiras, medalhas e certificados, o presidente da ABAE, José Archer, revelou que o projecto, desenvolvido em Portugal desde 2005, está a ser internacionalizado, estando a ser levado a cabo noutros países, como a Holanda.

O secretário de Estado João Ferrão destacou, por seu turno, a «coragem» dos municípios em participarem no projecto, considerando que «a sustentabilidade é uma questão central das sociedades contemporâneas».

Na mesma cerimónia, a empresa ERP Portugal aproveitou para lançar o projecto «Depositrão», transformando os 43 municípios que participaram no ECOXXI em pontos de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE).
Exemplos de REEE a colocar nos «Depositrões» são secadores de cabelo, máquinas de café, varinhas mágicas, batedeiras eléctricas, facas eléctricas, telemóveis, computadores, impressoras, máquinas fotográficas, balanças e relógios.

Diário Digital / Lusa
Retirado de:

Sem comentários: