segunda-feira, 20 de abril de 2009

CÃO D'ÁGUA PORTUGUÊS

Da Folha Online - 14/04/2009 - 11H52

Se alguém duvidava que Obama faria o governo dos excluídos nos Estados Unidos, eis a prova.


A família presidencial norte-americana recebe hoje na Casa Branca sua tão aguardada mascote: Bo, um cão d'água português de seis meses, com pelagem preta e branca e muita energia para gastar.

Justamente por conta dessa "eletricidade" canina, o animal já havia sido devolvido por sua primeira família à criadora Martha Stern, do Texas, informa a agência Associated Press.

Martha é conhecida em Washington. Ela forneceu cães dessa raça ao senador Edward Kennedy, que adora os cães d'água. Partiu dele a iniciativa de dar um animal da raça a Obama.

Antes de ir para a Casa Branca, Bo passou um mês em adestramento para que o problema de adaptação não se repetisse.

Segundo Martha, a raça não é para qualquer lar. Ela diz que Bo deve ficar bem com os Obama porque trata-se de uma família bastante ativa e consciente das responsabilidades relativas à posse de um animal.

Quase extinto

De obscuro cachorrão descabelado a "primeiro-cão" dos Estados Unidos, o cão-d'água português é uma raça muito antiga que quase desapareceu.

Os primeiros registros da raça têm mais de 700 anos. Eles foram bastante utilizados por moradores da costa sul de Portugal. Ao lado de pescadores, ajudavam a buscar no mar redes, boias e outros artefatos de pesca, além de proteger os barcos em terra. Eram também excelentes companheiros de viagens marítimas.

Ao longo desses séculos, as características da raça permaneceram praticamente as mesmas. Mas, por pouco, esses cães não perderam a habilidade de mergulhar --justo eles, que podem descer a até 3 metros de profundidade. Isso quase aconteceu devido à redução no total de exemplares, décadas atrás, e às mudanças no modo de vida do ser humano de um modo geral.

O pouco contato com a água não lhes permitia desenvolver esse "dom", algo que vem sendo recuperado com criadores da região lusa do Algarve.

Os cachorros da raça não trocam o pelo, reduzindo bastante o risco de uma crise alérgica. Os donos que não têm tempo de escová-lo apenas fazem a tosa curta.

De porte médio (40 cm a pouco mais de 50 cm), tem temperamento dócil e adora estar com a família, além de também servir para guarda.

A gestação vai de 58 a 63 dias.

Retirado de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u550298.shtml

Sem comentários: