quarta-feira, 22 de abril de 2009

PORQUE A VIDA É MAIS QUE ESTARMOS OCUPADOS COM... "outros assuntos"

"A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO E DA SABEDORIA"
Ler, pesquisar, confrontar, reflectir e meditar é também muito importante

"Desde o nascimento, o ser humano luta pela busca do conhecimento. O ato de nascer, por si só, sugere busca do saber.

Conhecer o mundo em que vivemos e a vida com todos os seus meandros, constitui uma conquista interminável.

O conhecimento é tão importante para nosso crescimento e projeção, quanto o ar que respiramos o é para a nossa vida.

O homem, até por conta das suas faculdades mentais de pensar e raciocinar, vive naturalmente, desde épocas remotas, buscando o conhecimento do seu mundo.

Falando a respeito da sabedoria e do conhecimento, a Bíblia diz que: “A sabedoria é o alvo do inteligente... Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento...”
Provérbio 3:13 e 17:24

A vida é uma verdadeira maratona, e o alvo é o conhecimento e a sabedoria. Nela há diferentes etapas que apresentam diversos obstáculos e novos desafios. Portanto, é mais que necessário, conhecer e conhecer...

Devemos entender que não há trégua nesta corrida. Devemos correr, incansavelmente, buscando sempre a excelência no conhecimento e a sabedoria.

Vivemos num mundo material globalizado, cuja bandeira das nações é o capitalismo. Há diante de nós, um mercado de trabalho altamente competitivo, onde não existem os mais ou menos.

Somente os bons são vencedores. Somente os que atingirem o grau de excelência, tanto no conhecimento bem como na sabedoria, serão contemplados.

No mundo espiritual não é diferente, o reino das trevas luta contra aqueles que têm como alvo maior o Reino de Deus. Serão vencedores os que buscarem um profundo conhecimento do Senhor:
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” Oséias 6:3

“E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, ó único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. João 17:3

Por muitos séculos, a igreja e o estado mantiveram o povo no escuro mundo da ignorância.

Os privilégios das ciências estavam limitados apenas a uns poucos, ligados ao prelado e aos estadistas.

Dessa forma, se tornava fácil e cômodo controlar e manipular as massas, que viviam na senda da ignorância, sem o conhecimento.

Lembremos que nunca foi da vontade de Deus a existência de um povo ignorante, sem o conhecimento. Ele sempre desejou que Seus filhos, Seus representantes, fossem cabeça e não calda, sábios e entendidos em todos os aspectos da vida material e espiritual - que estivesse em cima e não em baixo.

Considerando o texto de Salomão acima referido, Provérbios 17:24, aprendemos que, os que têm sabedoria e conhecimento desfrutam felicidade.

SABEDORIA E CONHECIMENTO

Embora pareçam ter significados semelhantes, sabedoria e conhecimento são diferentes.

Conhecimento se alcança nos livros, nas escolas, nas faculdades pelas experiências da vida.

A Sabedoria, porém, é dom de Deus que somente Ele pode conceder.

É possível alguém adquirir um arsenal de conhecimento, contudo, não ser sábio. Já o homem do campo, por exemplo, que talvez não tenha passado por alguma escola ou faculdade, demonstra muitas vezes sabedoria e entendimento em sua maneira simples.

A sabedoria faz os homens de grandes conhecimentos serem bem sucedidos e eficazes e na hora da crise, das dificuldades, ela se estampa trazendo soluções surpreendentes.

É a sabedoria que leva os homens a darem os passos importantes na vida. É ela que os faz discernirem a diferença entre o que está bem ou mal e o que é bom ou mau.

O jovem que tem sabedoria, por exemplo, jamais entrará no escuro mundo da marginalidade. Nunca se envolverá nas ondas dos crimes e das drogas, que têm ceifado milhares de vidas, juvenis ou não.

Uma moça verdadeiramente sábia, primará sempre pela pureza moral e não entrará no sombrio mundo da prostituição.

ORAÇÃO DE SALOMÃO

Ao assumir o reinado de Israel, Salomão, que se tornou o grande sábio, fez a seguinte oração:
“Agora, pois, ó SENHOR Deus, cumpra-se a tua promessa feita a Davi, meu pai; porque tu me constituíste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo?
Disse Deus a Salomão: Porquanto foi este o desejo do teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honras, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste longevidade, mas sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual. II Crônicas 1:9 a 12

Qual foi a essência da oração do Rei?
Ele pediu sabedoria e conhecimento para conduzir o povo de acordo com a vontade de Senhor.

Deus respondeu à sua oração de tal forma que ele se tornou o homem mais sábio de seus dias.

“Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria.
Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração.” IReis 10:23 e 24

Cremos que devemos fazer nossa, a oração de Salomão.
QUE DEVEMOS ENTENDER SOBRE A SABEDORIA
Quando falamos sobre a Sabedoria, devemos pensar em três questões:
1) Quem é a fonte da Sabedoria?
Deus é fonte de toda a sabedoria. É Ele que alegremente a concede aos que lhe pedem.
“Está a sabedoria com os idosos, e, na longevidade, o entendimento? Não! Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento.” Jó 12:12 e 13“Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.” Provérbios 2:6

2) Que devemos fazer para adquiri-la?
Segundo o apóstolo Tiago, aqueles que sentem necessidade de sabedoria, devem pedir.
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” Tiago 1:5

Jesus disse: pedi e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis...Pois todo o que pede recebe...
Mateus 7:7, 8

Pedir com fé é a única maneira para adquirirmos a sabedoria.

2) Qual é o principio que rege a Sabedoria?
Conforme as Escrituras Sagradas, “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria... mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” Salmo 111:10 e Prov. 1:7

O princípio que rege a verdadeira Sabedoria é o temor do Senhor. Temer ao Senhor não é ter medo ou pavor, mas, é respeitá-Lo, amá-Lo e reconhecê-Lo como soberano sobre tudo e todos.

CONCLUSÃO
Reflitamos: Por que aqueles que governam o mundo, dirigentes de grandes nações, homens de grandes conhecimentos, elaboram fabulosos projetos, e a situação continua a mesma? Falta-lhes a sabedoria que vem de Deus.

O conhecimento sem a sabedoria que vem do alto, é sem valor. Existe um Ser Grande e Superior – DEUS. “Nele nos movemos e existimos”, conforme disse o grande apóstolo Paulo. Quando buscamos a sabedoria, na verdade, estamos também, buscando este grande e poderoso Deus.

Diz a Bíblia: Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR... Salmos 33:12
Na maratona da vida, é necessário, mais que nunca, a sabedoria divina, para transpormos os obstáculos aparentemente intransponíveis deste mundo mau, cujo príncipe é o diabo."

Retirado de:
http://www.asd-mr.org.br/A_importancia_da_sabedoria.pdf

Sem comentários: