segunda-feira, 27 de abril de 2009

LEGIÃO DA BOA VONTADE - PORTUGAL

Ultimas noticias
Alunos falam sobre o trabalho da LBV

Muitas são as escolas que visitam, juntamente com os seus alunos, a Legião da Boa Vontade e de lá saem com vontade de participarem activamente no auxílio ao Ser Humano.

Foi neste âmbito que, a 7 de Fevereiro de 2008, o Centro Social da LBV recebeu a Profª. Fátima Soares, juntamente com os alunos do curso profissional de Animador Sócio-Cultural (10º ano), da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto.

Os discentes mostraram-se atentos aos problemas sociais e ouviram os representantes da LBV falar do trabalho realizado, da importância de se ser voluntário, indagando sempre que tinham alguma dúvida.

Este ano de 2009, a Legião da Boa Vontade recebeu um presente destes alunos: a explanação do que sentiram e viram na LBV. Realizaram um book com o depoimento de todos os que estiveram na instituição, adornaram a capa com botões de vários tamanhos, escrevendo, no seu centro, a frase de José de Paiva Netto, Presidente da LBV, “Não podemos deixar de falar daquilo que vimos e ouvimos”.

Os depoimentos revelam que todos compreenderam as explicações dadas sobre o trabalho realizado, no entanto, se os colocássemos todos aqui transcritos, o documento ficaria extenso. Tivemos assim, a árdua tarefa de escolher trechos de alguns, que deixámos aqui para o conhecimento de todos:

Achei a visita de estudo muito interessante. Deu para ter uma noção da importância da Legião da Boa Vontade. (...) Também gostei do programa sorriso feliz porque infelizmente há muita gente que não sabe o que é escovar os dentes e, com este programa, podemos ensinar essas pessoas, dar-lhes uma escova para que possam escovar os dentes. (...) Acho que o trabalho desta instituição é muito importante, muito mesmo, porque ajuda aqueles que mais precisam..."

Marta Isabel Magalhães da Silva

(...) Não tinha grandes dúvidas acerca do que era ser voluntário. Já sabia mais ou menos o que era, mas, é claro que ter ido à instituição ajudou com que ficasse ainda mais esclarecida sobre o que é ser voluntário e até ajudou para me cativar a ajudar também os outros...
Acho admirável o trabalho das pessoas da instituição, a maneira como eles ajudam, a maneira como falam de quem ajudam, vê-se que fazem tudo com muito amor e carinho.
Acho os programas de voluntariado muito importantes principalmente o programa Ronda da Caridade pois este programa dá comida a quem mais precisa e, como nós sabemos, ninguém vive sem comer, pois por isso é que acho muito importante, mas é claro que acho todos os programas muito importantes.
Acho que se todas as pessoas ajudassem um pouco o mundo era muito melhor.
Gostei muito de ter ido visitar a instituição como já disse acho admirável o trabalho das pessoas da instituição.
Obrigada por nos terem dado a oportunidade de vos visitar."


Dalila Andreia Sousa

(...) enquanto estive na visita ouvi uma frase que ainda hoje soletro em voz baixa e que me deixou muito sensibilizada, foi mais ou menos assim: "Ajudamos as pessoas mas não queremos nada em troca, apenas um sorriso, um ar de satisfação e felicidade". Esta sim foi das muitas palavras que ouvi, até hoje, mas que me fez pensar e que fez um impacto muito grande em mim. Fiquei a saber todos os programas de voluntariado que existem, desde ajudar os sem-abrigo, como recolher crianças carenciadas, ou até mesmo pessoas mais idosas que se sentem sozinhas em casa e vão para lá durante o dia ajudar nas tarefas, achei muito interessante, nunca pensei que o trabalho de um voluntário fosse tão comunitário e preciso, dentro destes programas aprendi como faziam as suas tarefas, o que precisavam para as utilizar, acho que fiquei esclarecida em tudo..."

Carmem Teles

Retirado de:
http://www.lbv.pt/pt/n240409b.htm

Sem comentários: