quarta-feira, 22 de abril de 2009

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE

O blog PROJECTO PEGADA VERDE, vem juntar-se à campanha de solidariedade em relação a jovem que ficou em coma após choque em jogo de futebol.
"Apesar de já ter acordado, continua em estado grave no S. João.
Família está em dificuldades
00h30m
HUGO SILVA
Um jovem de 16 anos está internado, há quase três semanas, no Hospital de S. João, depois de ter ficado em coma, na sequência de um choque num jogo de futebol entre o Resende e o Pesqueira. A família atravessa dificuldades.
Todos os dias, Joaquim Coelho e Maria Fernanda fazem a viagem entre S. João da Fontoura, em Resende, e o hospital, no Porto. Somando ida e volta, são quase 300 quilómetros, sempre na esperança de ver Tiago a melhorar.
Joaquim, operário da construção civil, teve de deixar de trabalhar para acompanhar a situação do filho. Era o único sustento da família (casal e dois filhos), que agora vê agravadas as suas dificuldades. O clube - Grupo Desportivo de Resende - lançou uma campanha de solidariedade.
Foi no passado dia 4 que o pesadelo ganhou forma. Tiago, 16 anos, avançado do Resende, chocou com o guarda-redes do Pesqueira. "Caiu inanimado", contou o pai, que estava a assistir ao jogo. Joaquim Coelho lembrou que Tiago, depois de assistido, levantou-se e saiu do campo pelo próprio pé. Foi para o SAP de Resende, tendo seguido, depois, para o Hospital de Penafiel. Acabaria por ser transportado para o S. João, onde foi operado à cabeça, recordou Joaquim Coelho. O jovem ficou em coma. E assim permaneceu até quarta-feira passada, quando foi retirado do coma induzido, explicaram os pais.
Uma semana depois, Tiago continua sem grande reacção. "Retiraram a ventilação, mas ele ainda não tem reacção. Já está acordado, mas a única coisa que faz é apertar a mão direita. Não fala, não mexe a cabeça e passa muito tempo a dormir", referiu Joaquim Coelho, acrescentando que o filho começou com fisioterapia e ainda vai fazer uma ressonância magnética. O acidente de Tiago abalou a comunidade. O telefone dos pais não pára de tocar. Muita gente quer saber notícias do estado de saúde do adolescente, que faz 17 anos em Junho. "Está no 11º ano e um bom aluno", disse o pai, explicando que esta era a primeira época que Tiago estava a jogar. A situação pode ser acompanhada no blogue grupodesportivoderesende.blogspot.com.
O acidente transtornou, por completo, a vida do casal, que tem outro filho, com 11 anos. Durante a semana, fica entregue aos cuidados de uma vizinha, enquanto os pais não chegam do Porto. Ao fim-de-semana, também vai para o S. João. "Dormimos em casa de um cunhado", disse Joaquim.
"A família vive dos rendimentos que o pai aufere como trabalhador da construção civil, sem vínculo laboral. O seu salário depende dos dias que trabalha. São não trabalhar, consequentemente não recebe. A família começa a enfrentar graves problemas económicos, pois as despesas com as deslocações aumentam", lê-se no apelo lançado pelo Grupo Desportivo de Resende.
"Já quando trabalhava, o salário mal chegava para o mês todo", desabafou Joaquim Coelho."
Retirado de:

Sem comentários: