quinta-feira, 30 de abril de 2009

PRODUÇÃO DE ÁGUA

ATRAVÉS DA ENERGIA SOLAR E EVAPORAÇÃO DA ÁGUA DO MAR
Sentem-se como Descobridores, qual Vasco da Gama cruzando oceanos. Jean Louis, um business angel francês sobrevoou toda a Costa Norte de Moçambique à procura de locais para investir o seu dinheiro com mais três amigos.
Encontraram Macaloe, Vamizi e Rongui. Acamparam, sentiram o local e regressaram a França com a certeza de que estes seriam os seus negócios de sonho. Convenceram outros colegas de nacionalidade. Depois voaram até Inglaterra e angariaram 30 ingleses, entraram ainda portugueses, moçambicanos e finlandeses… Neste momento têm em mãos uma patente para produção de água potável através da energia solar e evaporação da água do mar.
Esperam resultados em um ano, acreditando que o custo deste bem precioso será bem mais acessível para a população.
Equipa Sapo: como descobriram este local?
Jean Louis (J.L): No início éramos quatro. Queríamos ter uma experiência junto ao mar. Alugámos um avião e sobrevoamos toda a costa Norte de Moçambique. Da Beira à Tanzânia, passamos pelo rio Rovuma e regressámos. Foi assim que dentificamos três magníficas ilhas: Vamizi, Rongui e Macaloe. Nesta última existe um belo e antigo forte português.
Equipa Sapo (E.S): Vincent lembra-se desse tempo?
Vincent (V): Bom apenas cheguei a Vamizi em 1999. Eles fizeram isto um ano antes…
E.S: Passar de quatro investidores para cerca de 60 é um enorme pulo?
J.L:Podemos falar em dois fundadores e dois investidores. Neste momento temos 10 moçambicanos, 12 franceses, 30 ingleses, um português, entre outras nacionalidades.
E.S: E podem ser considerados Business Angles?
J.L:(risos) De certa maneira sim. Até porque começamos a financiar o projecto desde o primeiro dólar.

TC e PC

Retirado de:
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/992129.html

DEIXAR A BARBA POR FAZER

PODE AJUDAR A PRESERVAR O PLANETA
da Folha Online
28/04/2009 - 15h51

Deixar de se barbear no final de semana pode ajudar a salvar o planeta de um caos ambiental. Quem afirma é Joanna Yarrow, autora de 1001 Maneiras de Salvar o Planeta, da Publifolha.
O livro apresenta sugestões variadas para proteção da Terra. Algumas são simples e implicam em meras modificações nos hábitos pessoais, que, repetidos diariamente, têm um impacto muito grande ao longo do tempo.
Leia abaixo uma seleção de dez dicas simples --em meio às 1001 apresentadas no livro-- que colaboram para a melhoria no ambiente.
1 Compense a emissão de CO2 de suas viagens aéreas
Em breve a aviação poderá responder por 15% da emissão de gases estufa. Por que não diminuir seu custo ambiental? Há companhias especializadas em calcular a proporção de um único assento na emissão de gases de um vôo e neutralizá-la com a compra de créditos de carbono, que são investidos em medidas compensatórias, como plantar árvores. A tonelada e meia de CO2 emitida por um passageiro num vôo entre Londres e Nova York gera um crédito de 15 dólares.
2 Informe
Se você vir qualquer indício de poluição, desde lixo jogado no parque até espuma na superfície dos rios, informe as autoridades locais e o Ibama. Talvez alguém já tenha notificado o problema, mas é melhor pecar por excesso do que por omissão.
3 Gramados luxuriantes
A grama alta retém mais umidade. Por isso, durante o verão, deixe o gramado crescer pelo menos quatro centímetros. Essa providência evitará a aparição de trechos ressecados e diminuirá a necessidade de rega.

4 Compre madeira reflorestada
Os móveis precisam ser de madeira de lei, proveniente de árvores que demoram a crescer, ou podem ser fabricados com espécies que crescem mais depressa, como o pinho e o eucalipto, e que portanto podem ser reflorestadas?

5 Água multiuso
Aproveite a água usada na limpeza matinal do filtro para regar as plantas dos vasos de casa.

6 Deixe a barba no fim de semana
Economize água, espuma e bálsamo deixando de se barbear no fim de semana. Se a sua parceira reclamar, lembre a ela que está em jogo uma causa maior.

7 Não espezinhe a natureza
Prefira tapetes de fibras naturais - como o sisal, o coco e a juta - aos de fibras sintéticas.

8 Proteja as aves
Papagaios, araras e outras aves vivem melhor em seu ambiente natural do que em gaiolas. Se você não comprar esses animais, estará ajudando a sufocar seu tráfico. Use esse dinheiro para passar as férias em uma reserva florestal, sem se esquecer de separar o suficiente para os créditos de carbono. Na reserva, você verá os pássaros soltos, e o seu dinheiro sustentará as comunidades locais, que lutam pela preservação da natureza.

9 Viva o bicarbonato de sódio
Esqueça os produtos de limpeza modernos: além de caros, eles evitam o contato com alguns germes que mantêm nosso sistema de defesa funcionando. Use bicarbonato de sódio, que é muito barato. Ele é bom para limpar tudo e tem ação fungicida.

10 Acorde com o aroma do café
Fuja dos desodorizadores de ambiente e faça sachês com ingredientes naturais, como pão fresco e grãos de café.
Retirado de:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u332318.shtml

quarta-feira, 29 de abril de 2009

RECICLAGEM DE FRALDAS DESCARTÁVEIS

Várias cidades britânicas poderão adotar um esquema para reciclar milhares de toneladas de fraldas descartáveis usadas, transformando-as em produtos que vão de telhas a capacetes para ciclistas.

Metano extraído as fraldas é transformado em gás, usado para a geração de energia.

A primeira usina, em Birmigham, deverá entrar em operações em meados de 2010, e estão em discussão planos para outras instalações do tipo nas cidades de Manchester, Liverpool e Londres até 2014.

A usina de Birmigham, que custa o equivalente a US$ 17 milhões, deverá processar 36 mil toneladas de fraldas descartáveis por ano, de acordo com sua operadora, a empresa canadense Knowaste.

As fraldas contém plásticos, fibras, celulose e polímeros absorventes e, de cada tonelada de fraldas reciclada, podem ser extraídos 400 quilos de celulose e 145 metros cúbicos de gás, segundo a Knowaste.

Os bebês usam em média mais de 3,6 mil fraldas até que aprendem a usar o banheiro. Estima-se que um total de 800 mil toneladas de fraldas por ano - usadas por bebês e pessoas com incontinência - acabam em aterros sanitários na Grã-Bretanha.

Nesses locais, as fraldas podem levar até 500 anos para se decompor, segundo a Knowaste.

A empresa ressalta que os produtos criados a partir da reciclagem são seguros de usar. As fraldas que entrarem na usina serão retalhadas e lavadas. A polpa resultante será tratada quimicamente para que sejam desativados o gel absorvente e para a remoção do plástico.
A Knowaste já abriu usinas semelhantes no Canadá e na Holanda.

By: BBC Brasil, via Plástico.br

Retirado de:
http://esturdio.blogspot.com/2009/03/reciclagem-de-fraldas-descartaveis.html

segunda-feira, 27 de abril de 2009

LEGIÃO DA BOA VONTADE - PORTUGAL

Ultimas noticias
Alunos falam sobre o trabalho da LBV

Muitas são as escolas que visitam, juntamente com os seus alunos, a Legião da Boa Vontade e de lá saem com vontade de participarem activamente no auxílio ao Ser Humano.

Foi neste âmbito que, a 7 de Fevereiro de 2008, o Centro Social da LBV recebeu a Profª. Fátima Soares, juntamente com os alunos do curso profissional de Animador Sócio-Cultural (10º ano), da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto.

Os discentes mostraram-se atentos aos problemas sociais e ouviram os representantes da LBV falar do trabalho realizado, da importância de se ser voluntário, indagando sempre que tinham alguma dúvida.

Este ano de 2009, a Legião da Boa Vontade recebeu um presente destes alunos: a explanação do que sentiram e viram na LBV. Realizaram um book com o depoimento de todos os que estiveram na instituição, adornaram a capa com botões de vários tamanhos, escrevendo, no seu centro, a frase de José de Paiva Netto, Presidente da LBV, “Não podemos deixar de falar daquilo que vimos e ouvimos”.

Os depoimentos revelam que todos compreenderam as explicações dadas sobre o trabalho realizado, no entanto, se os colocássemos todos aqui transcritos, o documento ficaria extenso. Tivemos assim, a árdua tarefa de escolher trechos de alguns, que deixámos aqui para o conhecimento de todos:

Achei a visita de estudo muito interessante. Deu para ter uma noção da importância da Legião da Boa Vontade. (...) Também gostei do programa sorriso feliz porque infelizmente há muita gente que não sabe o que é escovar os dentes e, com este programa, podemos ensinar essas pessoas, dar-lhes uma escova para que possam escovar os dentes. (...) Acho que o trabalho desta instituição é muito importante, muito mesmo, porque ajuda aqueles que mais precisam..."

Marta Isabel Magalhães da Silva

(...) Não tinha grandes dúvidas acerca do que era ser voluntário. Já sabia mais ou menos o que era, mas, é claro que ter ido à instituição ajudou com que ficasse ainda mais esclarecida sobre o que é ser voluntário e até ajudou para me cativar a ajudar também os outros...
Acho admirável o trabalho das pessoas da instituição, a maneira como eles ajudam, a maneira como falam de quem ajudam, vê-se que fazem tudo com muito amor e carinho.
Acho os programas de voluntariado muito importantes principalmente o programa Ronda da Caridade pois este programa dá comida a quem mais precisa e, como nós sabemos, ninguém vive sem comer, pois por isso é que acho muito importante, mas é claro que acho todos os programas muito importantes.
Acho que se todas as pessoas ajudassem um pouco o mundo era muito melhor.
Gostei muito de ter ido visitar a instituição como já disse acho admirável o trabalho das pessoas da instituição.
Obrigada por nos terem dado a oportunidade de vos visitar."


Dalila Andreia Sousa

(...) enquanto estive na visita ouvi uma frase que ainda hoje soletro em voz baixa e que me deixou muito sensibilizada, foi mais ou menos assim: "Ajudamos as pessoas mas não queremos nada em troca, apenas um sorriso, um ar de satisfação e felicidade". Esta sim foi das muitas palavras que ouvi, até hoje, mas que me fez pensar e que fez um impacto muito grande em mim. Fiquei a saber todos os programas de voluntariado que existem, desde ajudar os sem-abrigo, como recolher crianças carenciadas, ou até mesmo pessoas mais idosas que se sentem sozinhas em casa e vão para lá durante o dia ajudar nas tarefas, achei muito interessante, nunca pensei que o trabalho de um voluntário fosse tão comunitário e preciso, dentro destes programas aprendi como faziam as suas tarefas, o que precisavam para as utilizar, acho que fiquei esclarecida em tudo..."

Carmem Teles

Retirado de:
http://www.lbv.pt/pt/n240409b.htm

ALIMENTOS TRANSGÉNICOS

Hoje fala-se muito de produtos transgénicos. Para se entender melhor, apelidam-se de transgénicos os alimentos geneticamente alterados em laboratório.
Esta transformação dá-se para se tornarem mais resistentes a pragas, baixas ou altas temperaturas e herbicidas, aumentando assim a sua produção.
Até à data não há uma lei muito definida no que diz respeito aos transgénicos. Existe o caso do milho espanhol (Bt), que foi permitido em 1998 e que desde então é protegido contra a «bicha-amarela». Ronda os 6 por cento a estimativa de cultivo deste produto nos nossos vizinhos.
A juntar a esta cultura, são permitidas até à data 17 espécies transgénicas na Europa, como o tabaco, soja, entre outros. Nos EUA , o panorama é diferente e há uma maior abertura: cerca de 80 por cento da soja cultivada é transgénica, o algodão tem uma percentagem que ronda os 75 por cento e o milho pouco mais de 40.
Quanto ao cultivo de espécies modificadas geneticamente, os casos têm de ser avaliados individualmente, pois no caso do milho, tem um efeito benéfico para o ambiente ao invés da beterraba que origina mais danos ambientais que a natural.
Actualmente, grande parte dos alimentos transgénicos produzidos no mundo inteiro são utilizados na alimentação dos animais.
Há um grande controlo sobre aquilo que se cultiva transgenicamente, com maior controlo que os naturais. Apesar disto, ainda não existem estudos que comprovem se este tipo de alimentos tem alguma implicação no organismo dos animais e humanos.
Na verdade, sabe-se muito pouco sobre esta matéria e provavelmente só daqui por uns bons anos se terá conhecimento desses estudos, pois só daqui por algum tempo, após o consumo de transgénicos, se saberá se fez algum mal àqueles que o ingeriram.

Retirado de:
http://ambiente.kazulo.pt/5193/alimentos-transgenicos.htm

domingo, 26 de abril de 2009

CIDADES EM CLUSTERS NA CHINA

CONTRA POLUIÇÃO

Governo chinês está a organizar as cidades em clusters para combater poluição do ar
23.04.2009
PÚBLICO


Até agora, cada cidade chinesa enfrenta sozinha os seus problemas de poluição do ar. Mas, porque os gases poluentes gerados por um município acabam por afectar os vizinhos, o Governo de Pequim está a ultimar um plano que cria clusters de cidades e que poderá incluir tectos de emissões regionais, anunciou hoje o ministro chinês da Protecção Ambiental na apresentação de um relatório sobre poluição do ar, no Parlamento.

As regiões pioneiras desta nova política serão os centros económicos e industriais do Delta do rio Yangtze, o Delta do rio Pearl e Pequim-Tianjin-Hebei, segundo a agência China Daily. Zhou Shengxian justificou esta escolha porque estas regiões “concentram as emissões poluentes e sofrem muito com a poluição do ar”, especialmente afectadas por chuvas ácidas, ozono troposférico e pequenas partículas.

De acordo com números do Ministério, estas três regiões abrangem apenas 6,3 por cento do território chinês mas consomem 40 por cento do carvão e produzem metade do aço. Nelas vivem, pelo menos, 200 milhões de pessoas.

“Os poluentes do ar são móveis e os actuais planos individuais de cada cidade não resolvem o problema”, explicou Zhou. Por exemplo, 30 por cento da poluição do ar em Pequim vem de outras cidades, segundo um relatório do Comité de Ambiente do Congresso Nacional.

“O controlo da poluição do ar, baseado numa única cidade, são muito caros e pouco eficazes”, comentou Pu Haiqing, do Comité de Ambiente. “É imperativo que as cidades se unam”.

Esta posição é apoiada pelo próprio ministro. “É cada vez maior a dificuldade em controlar a poluição do ar e é necessário reforçar a regulamentação e sistemas de protecção”. “Estamos ameaçados por graves problemas devido à poluição. A situação em matéria de qualidade do ar é muito grave”, considerou.

Zhang Lijun, vice-ministro do Ambiente, acrescentou que estes planos deverão entrar em vigor em 2011, ganhando muito com a experiência conseguida durante os Jogos Olímpicos de Pequim, no Verão passado.

A China é o maior produtor e consumidor mundial de carvão, fonte para cerca de três quartos da sua electricidade.

Retirado de:
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1376184

sexta-feira, 24 de abril de 2009

BURACO DA CAMADA DE OZÔNIO

PODE FECHAR A PARTIR DE 2065
21/04/2009 - 01h17
da Efe, em Viena

O buraco na camada de ozônio sobre a Antártida estabilizou-se desde 2000, mas ainda demorará décadas para se regenerar e fechar, o que pode ocorrer a partir de 2065.

Esta é a conclusão dada hoje à imprensa pelo climatólogo americano David J. Hofmann, da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA), em entrevista coletiva em Viena, na Áustria.

Apesar da estabilização, ainda não há sinais de uma recuperação sobre o polo sul, embora o especialista afirme que, caso continue a tendência atual, o buraco poderia começar a se fechar a partir do ano 2030.

Retirado de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u553819.shtml

UMA HISTÓRIA REAL

Já foi almoçar ou jantar fora?

Por favor consulte:
http://www.cultureunplugged.com/play/1081/Chicken-a-la-Carte

Retirado de:
http://www.cultureunplugged.com/play/1081/Chicken-a-la-Carte

quarta-feira, 22 de abril de 2009

PORQUE A VIDA É MAIS QUE ESTARMOS OCUPADOS COM... "outros assuntos"

"A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO E DA SABEDORIA"
Ler, pesquisar, confrontar, reflectir e meditar é também muito importante

"Desde o nascimento, o ser humano luta pela busca do conhecimento. O ato de nascer, por si só, sugere busca do saber.

Conhecer o mundo em que vivemos e a vida com todos os seus meandros, constitui uma conquista interminável.

O conhecimento é tão importante para nosso crescimento e projeção, quanto o ar que respiramos o é para a nossa vida.

O homem, até por conta das suas faculdades mentais de pensar e raciocinar, vive naturalmente, desde épocas remotas, buscando o conhecimento do seu mundo.

Falando a respeito da sabedoria e do conhecimento, a Bíblia diz que: “A sabedoria é o alvo do inteligente... Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento...”
Provérbio 3:13 e 17:24

A vida é uma verdadeira maratona, e o alvo é o conhecimento e a sabedoria. Nela há diferentes etapas que apresentam diversos obstáculos e novos desafios. Portanto, é mais que necessário, conhecer e conhecer...

Devemos entender que não há trégua nesta corrida. Devemos correr, incansavelmente, buscando sempre a excelência no conhecimento e a sabedoria.

Vivemos num mundo material globalizado, cuja bandeira das nações é o capitalismo. Há diante de nós, um mercado de trabalho altamente competitivo, onde não existem os mais ou menos.

Somente os bons são vencedores. Somente os que atingirem o grau de excelência, tanto no conhecimento bem como na sabedoria, serão contemplados.

No mundo espiritual não é diferente, o reino das trevas luta contra aqueles que têm como alvo maior o Reino de Deus. Serão vencedores os que buscarem um profundo conhecimento do Senhor:
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” Oséias 6:3

“E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, ó único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. João 17:3

Por muitos séculos, a igreja e o estado mantiveram o povo no escuro mundo da ignorância.

Os privilégios das ciências estavam limitados apenas a uns poucos, ligados ao prelado e aos estadistas.

Dessa forma, se tornava fácil e cômodo controlar e manipular as massas, que viviam na senda da ignorância, sem o conhecimento.

Lembremos que nunca foi da vontade de Deus a existência de um povo ignorante, sem o conhecimento. Ele sempre desejou que Seus filhos, Seus representantes, fossem cabeça e não calda, sábios e entendidos em todos os aspectos da vida material e espiritual - que estivesse em cima e não em baixo.

Considerando o texto de Salomão acima referido, Provérbios 17:24, aprendemos que, os que têm sabedoria e conhecimento desfrutam felicidade.

SABEDORIA E CONHECIMENTO

Embora pareçam ter significados semelhantes, sabedoria e conhecimento são diferentes.

Conhecimento se alcança nos livros, nas escolas, nas faculdades pelas experiências da vida.

A Sabedoria, porém, é dom de Deus que somente Ele pode conceder.

É possível alguém adquirir um arsenal de conhecimento, contudo, não ser sábio. Já o homem do campo, por exemplo, que talvez não tenha passado por alguma escola ou faculdade, demonstra muitas vezes sabedoria e entendimento em sua maneira simples.

A sabedoria faz os homens de grandes conhecimentos serem bem sucedidos e eficazes e na hora da crise, das dificuldades, ela se estampa trazendo soluções surpreendentes.

É a sabedoria que leva os homens a darem os passos importantes na vida. É ela que os faz discernirem a diferença entre o que está bem ou mal e o que é bom ou mau.

O jovem que tem sabedoria, por exemplo, jamais entrará no escuro mundo da marginalidade. Nunca se envolverá nas ondas dos crimes e das drogas, que têm ceifado milhares de vidas, juvenis ou não.

Uma moça verdadeiramente sábia, primará sempre pela pureza moral e não entrará no sombrio mundo da prostituição.

ORAÇÃO DE SALOMÃO

Ao assumir o reinado de Israel, Salomão, que se tornou o grande sábio, fez a seguinte oração:
“Agora, pois, ó SENHOR Deus, cumpra-se a tua promessa feita a Davi, meu pai; porque tu me constituíste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo?
Disse Deus a Salomão: Porquanto foi este o desejo do teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honras, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste longevidade, mas sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual. II Crônicas 1:9 a 12

Qual foi a essência da oração do Rei?
Ele pediu sabedoria e conhecimento para conduzir o povo de acordo com a vontade de Senhor.

Deus respondeu à sua oração de tal forma que ele se tornou o homem mais sábio de seus dias.

“Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria.
Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração.” IReis 10:23 e 24

Cremos que devemos fazer nossa, a oração de Salomão.
QUE DEVEMOS ENTENDER SOBRE A SABEDORIA
Quando falamos sobre a Sabedoria, devemos pensar em três questões:
1) Quem é a fonte da Sabedoria?
Deus é fonte de toda a sabedoria. É Ele que alegremente a concede aos que lhe pedem.
“Está a sabedoria com os idosos, e, na longevidade, o entendimento? Não! Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento.” Jó 12:12 e 13“Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.” Provérbios 2:6

2) Que devemos fazer para adquiri-la?
Segundo o apóstolo Tiago, aqueles que sentem necessidade de sabedoria, devem pedir.
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” Tiago 1:5

Jesus disse: pedi e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis...Pois todo o que pede recebe...
Mateus 7:7, 8

Pedir com fé é a única maneira para adquirirmos a sabedoria.

2) Qual é o principio que rege a Sabedoria?
Conforme as Escrituras Sagradas, “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria... mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” Salmo 111:10 e Prov. 1:7

O princípio que rege a verdadeira Sabedoria é o temor do Senhor. Temer ao Senhor não é ter medo ou pavor, mas, é respeitá-Lo, amá-Lo e reconhecê-Lo como soberano sobre tudo e todos.

CONCLUSÃO
Reflitamos: Por que aqueles que governam o mundo, dirigentes de grandes nações, homens de grandes conhecimentos, elaboram fabulosos projetos, e a situação continua a mesma? Falta-lhes a sabedoria que vem de Deus.

O conhecimento sem a sabedoria que vem do alto, é sem valor. Existe um Ser Grande e Superior – DEUS. “Nele nos movemos e existimos”, conforme disse o grande apóstolo Paulo. Quando buscamos a sabedoria, na verdade, estamos também, buscando este grande e poderoso Deus.

Diz a Bíblia: Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR... Salmos 33:12
Na maratona da vida, é necessário, mais que nunca, a sabedoria divina, para transpormos os obstáculos aparentemente intransponíveis deste mundo mau, cujo príncipe é o diabo."

Retirado de:
http://www.asd-mr.org.br/A_importancia_da_sabedoria.pdf

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE

O blog PROJECTO PEGADA VERDE, vem juntar-se à campanha de solidariedade em relação a jovem que ficou em coma após choque em jogo de futebol.
"Apesar de já ter acordado, continua em estado grave no S. João.
Família está em dificuldades
00h30m
HUGO SILVA
Um jovem de 16 anos está internado, há quase três semanas, no Hospital de S. João, depois de ter ficado em coma, na sequência de um choque num jogo de futebol entre o Resende e o Pesqueira. A família atravessa dificuldades.
Todos os dias, Joaquim Coelho e Maria Fernanda fazem a viagem entre S. João da Fontoura, em Resende, e o hospital, no Porto. Somando ida e volta, são quase 300 quilómetros, sempre na esperança de ver Tiago a melhorar.
Joaquim, operário da construção civil, teve de deixar de trabalhar para acompanhar a situação do filho. Era o único sustento da família (casal e dois filhos), que agora vê agravadas as suas dificuldades. O clube - Grupo Desportivo de Resende - lançou uma campanha de solidariedade.
Foi no passado dia 4 que o pesadelo ganhou forma. Tiago, 16 anos, avançado do Resende, chocou com o guarda-redes do Pesqueira. "Caiu inanimado", contou o pai, que estava a assistir ao jogo. Joaquim Coelho lembrou que Tiago, depois de assistido, levantou-se e saiu do campo pelo próprio pé. Foi para o SAP de Resende, tendo seguido, depois, para o Hospital de Penafiel. Acabaria por ser transportado para o S. João, onde foi operado à cabeça, recordou Joaquim Coelho. O jovem ficou em coma. E assim permaneceu até quarta-feira passada, quando foi retirado do coma induzido, explicaram os pais.
Uma semana depois, Tiago continua sem grande reacção. "Retiraram a ventilação, mas ele ainda não tem reacção. Já está acordado, mas a única coisa que faz é apertar a mão direita. Não fala, não mexe a cabeça e passa muito tempo a dormir", referiu Joaquim Coelho, acrescentando que o filho começou com fisioterapia e ainda vai fazer uma ressonância magnética. O acidente de Tiago abalou a comunidade. O telefone dos pais não pára de tocar. Muita gente quer saber notícias do estado de saúde do adolescente, que faz 17 anos em Junho. "Está no 11º ano e um bom aluno", disse o pai, explicando que esta era a primeira época que Tiago estava a jogar. A situação pode ser acompanhada no blogue grupodesportivoderesende.blogspot.com.
O acidente transtornou, por completo, a vida do casal, que tem outro filho, com 11 anos. Durante a semana, fica entregue aos cuidados de uma vizinha, enquanto os pais não chegam do Porto. Ao fim-de-semana, também vai para o S. João. "Dormimos em casa de um cunhado", disse Joaquim.
"A família vive dos rendimentos que o pai aufere como trabalhador da construção civil, sem vínculo laboral. O seu salário depende dos dias que trabalha. São não trabalhar, consequentemente não recebe. A família começa a enfrentar graves problemas económicos, pois as despesas com as deslocações aumentam", lê-se no apelo lançado pelo Grupo Desportivo de Resende.
"Já quando trabalhava, o salário mal chegava para o mês todo", desabafou Joaquim Coelho."
Retirado de:

terça-feira, 21 de abril de 2009

DIA DA TERRA

22 DE ABRIL

O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).

Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.

Cátia Rosas
Departamento Técnico da CONFAGRI

Retirado de:
http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/DomTransversais/Documentos/doc21.htm

Ambiente

PRÉMIO DE BOAS PRÁTICAS DISTINGUE 43 MUNICÍPIOS
segunda-feira, 20 de Abril de 2009 13:11
Os 43 municípios portugueses que participaram no ECOXXI 2008/09, Prémio de Boas Práticas de Sustentabilidade, foram hoje distinguidos numa cerimónia realizada em Évora, e 29 deles foram galardoados com a Bandeira Verde.

Coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o projecto, destinado aos municípios, visa distinguir as boas práticas no sentido da sustentabilidade desenvolvidas a nível local, nomeadamente nos aspectos relativos à qualidade ambiental e às práticas de educação para a sustentabilidade.

O projecto procura, através de um sistema de indicadores, avaliar diversas vertentes da sustentabilidade, desde a gestão de recursos à informação aos munícipes, passando pela energia, mobilidade, floresta, resíduos, conservação da natureza e biodiversidade, turismo, ordenamento do território, qualidade do ar e da água e agricultura sustentável.

Na cerimónia de hoje, presidida pelo secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, foram distinguidos todos os municípios participantes (43).

A entrega do galardão pretendeu ainda distinguir os municípios que apresentaram práticas mais sustentáveis durante o período em análise.
A maior parte dos municípios participantes (29) foram, este ano, distinguidos com a Bandeira Verde ECOXXI, o que significa que conseguiram pontuar acima dos 50 por cento da pontuação máxima possível deste índice de sustentabilidade.

Durante a cerimónia de entrega de bandeiras, medalhas e certificados, o presidente da ABAE, José Archer, revelou que o projecto, desenvolvido em Portugal desde 2005, está a ser internacionalizado, estando a ser levado a cabo noutros países, como a Holanda.

O secretário de Estado João Ferrão destacou, por seu turno, a «coragem» dos municípios em participarem no projecto, considerando que «a sustentabilidade é uma questão central das sociedades contemporâneas».

Na mesma cerimónia, a empresa ERP Portugal aproveitou para lançar o projecto «Depositrão», transformando os 43 municípios que participaram no ECOXXI em pontos de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE).
Exemplos de REEE a colocar nos «Depositrões» são secadores de cabelo, máquinas de café, varinhas mágicas, batedeiras eléctricas, facas eléctricas, telemóveis, computadores, impressoras, máquinas fotográficas, balanças e relógios.

Diário Digital / Lusa
Retirado de:

segunda-feira, 20 de abril de 2009

CÃO D'ÁGUA PORTUGUÊS

Da Folha Online - 14/04/2009 - 11H52

Se alguém duvidava que Obama faria o governo dos excluídos nos Estados Unidos, eis a prova.


A família presidencial norte-americana recebe hoje na Casa Branca sua tão aguardada mascote: Bo, um cão d'água português de seis meses, com pelagem preta e branca e muita energia para gastar.

Justamente por conta dessa "eletricidade" canina, o animal já havia sido devolvido por sua primeira família à criadora Martha Stern, do Texas, informa a agência Associated Press.

Martha é conhecida em Washington. Ela forneceu cães dessa raça ao senador Edward Kennedy, que adora os cães d'água. Partiu dele a iniciativa de dar um animal da raça a Obama.

Antes de ir para a Casa Branca, Bo passou um mês em adestramento para que o problema de adaptação não se repetisse.

Segundo Martha, a raça não é para qualquer lar. Ela diz que Bo deve ficar bem com os Obama porque trata-se de uma família bastante ativa e consciente das responsabilidades relativas à posse de um animal.

Quase extinto

De obscuro cachorrão descabelado a "primeiro-cão" dos Estados Unidos, o cão-d'água português é uma raça muito antiga que quase desapareceu.

Os primeiros registros da raça têm mais de 700 anos. Eles foram bastante utilizados por moradores da costa sul de Portugal. Ao lado de pescadores, ajudavam a buscar no mar redes, boias e outros artefatos de pesca, além de proteger os barcos em terra. Eram também excelentes companheiros de viagens marítimas.

Ao longo desses séculos, as características da raça permaneceram praticamente as mesmas. Mas, por pouco, esses cães não perderam a habilidade de mergulhar --justo eles, que podem descer a até 3 metros de profundidade. Isso quase aconteceu devido à redução no total de exemplares, décadas atrás, e às mudanças no modo de vida do ser humano de um modo geral.

O pouco contato com a água não lhes permitia desenvolver esse "dom", algo que vem sendo recuperado com criadores da região lusa do Algarve.

Os cachorros da raça não trocam o pelo, reduzindo bastante o risco de uma crise alérgica. Os donos que não têm tempo de escová-lo apenas fazem a tosa curta.

De porte médio (40 cm a pouco mais de 50 cm), tem temperamento dócil e adora estar com a família, além de também servir para guarda.

A gestação vai de 58 a 63 dias.

Retirado de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u550298.shtml

A TERRA PEDE SOCORRO

Tenho escrito sobre os vários problemas que nos afligem e nos impedem de nos transformarmos em uma sociedade sustentável. Porém, nada é mais urgente e importante que salvarmos o planeta. Passamos os últimos milhares de anos considerando que as suas riquezas eram inesgotáveis, mas infelizmente não são, e agora o estrago que causamos está evidente e já nos traz grandes perdas.
A sociedade moderna está consumindo cada vez mais e mais recursos naturais e ao mesmo tempo polui em níveis alarmantes o meio ambiente. Estamos vivendo o limiar de uma história de gastança e desperdício, estando muito próximos de um colapso ambiental com todas as suas conseqüências para todos nós e para as gerações futuras.
Na velocidade da devastação e com o uso de recursos que impomos atualmente ao nosso planeta, daqui a duas décadas, aproximadamente em 2.030, estaremos vivendo uma situação absurda. Precisaremos de duas Terras para atender a todas as nossas necessidades. Como isso é impossível, se não mudarmos rapidamente nossos hábitos e costumes sofreremos perdas consideráveis e irrecuperáveis em nossa qualidade de vida.
Muitas espécies já desapareceram, outras estão desaparecendo ou continuarão a desaparecer. Estamos promovendo uma extinção em massa sem precedentes na natureza com o papel de um dos principais protagonistas desta destruição. Nos últimos trinta e cinco anos devastamos e matamos mais espécies que nos três séculos anteriores. O homem está conseguindo produzir um extermínio maior que o asteróide que dizimou os dinossauros há 65 milhões de anos.
Em seu relatório publicado nos últimos dias, a ONG WWF (World Wildlife Fund) nos trás uma visão sombria de nosso futuro. Mostra que a exploração da Terra saiu do nosso controle e adquiriu dinâmica própria. Hoje gastamos 30% a mais da capacidade do nosso planeta de se recuperar, o que significa que a natureza não consegue repor em 30% o que consumimos ou rejeitamos.
Esse percentual é resultado do conceito de pegada ecológica, que é a extensão de terra, e quantidade de água e ar que necessitamos para produzir os insumos, recursos, bens e serviços que a população mundial utiliza, como também para absorver os entulhos e lixos que são produzidos. Esses cálculos foram feitos e quantificados em hectares e o seu resultado dividido pela população da Terra. O resultado dessa equação é que cada habitante usa em média 2,7 hectares do planeta por ano.
A quantidade de hectares necessários para a população de cada país é desigual e injusta, pois os que mais utilizam e poluem também são os que menos ajudam e mais resistem às mudanças que terão de ser feitas. Há casos como o dos americanos, recordistas nesse índice, com 9,4 hectares. Se todos os habitantes da Terra tivessem o seu padrão de consumo seriam necessárias quatro Terras e meia para nos atender. No caso dos brasileiros o índice é de 2,4 hectares, valor um pouco menor que a média mundial, de 2,7 hectares, que é ainda extremamente alta, muito por conta dos países desenvolvidos e da explosão demográfica dos chineses, indianos e africanos.
O mundo vive uma crise ambiental sem precedentes. O desmatamento tornou-se um dos maiores problemas da humanidade, sendo a sua taxa equivalente a duas Holandas de florestas por ano. Ao mesmo tempo mais da metade dos rios estão contaminados, e ocorrem novas contaminações a todo o momento. A pesca predatória vem reduzindo em proporções absurdas a oferta de peixes para alimentação, e para completar há um aumento no acúmulo crescente de CO2 na atmosfera, o que causa o aquecimento do clima na Terra. Por tudo isso, estamos vivendo uma situação que nos deixa perplexos, assustados, atônitos e sem saber o que fazer.
Teremos que descobrir como conciliar o crescimento de nossa qualidade de vida e do desenvolvimento com a preservação do meio ambiente. A mãe natureza reclama urgentemente medidas que revejam a situação atual. Não é possível continuarmos esse holocausto consciente da maioria das espécies da flora e da fauna de nosso planeta e não percebermos que seremos nós que pagaremos o preço de inviabilizar a nossa própria existência.
Estamos todos preocupados com a crise econômica mundial, e é verdade que ela é séria e ainda vai causar muito estrago em todo o mundo. Porém, ela vai passar, pode levar um, dois ou três anos, mas vai passar. Já a crise ambiental não, é um caminho sem volta.
A humanidade assiste a essa destruição absurda e não reage, ou muito pouco faz. Até quando? Olho para meus filhos e netos e penso assustado que fomos nós, minha geração e as anteriores, que aceleramos essa matança desenfreada, e agora não sabemos como parar. É hora de olhar para as crianças e para o nosso entorno e sentirmos vergonha e remorso, mas em seguida agirmos rápido. Infelizmente não temos muito tempo.
Alguns amigos dizem que os meus textos são panfletários, que procuram insuflar sem propor soluções. A eles digo que o que procuro é despertar os que lêem os textos que escrevo e trazê-los para a nossa realidade, dura, feia, talvez indigesta. Mas esse é o nosso mundo.
Faço a minha parte, trabalho duro para construir um mundo melhor, mais justo, mais sustentável, e faço o que posso para mudá-lo e conscientizar os outros de que juntos poderemos sair vencedores desse enorme desafio que é salvar o nosso planeta da nossa insanidade e ganância. Eu acredito que podemos, e você?
Retirado de:

domingo, 19 de abril de 2009

SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE? O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Autor: Carlos Abreu
16.Outubro.2008

Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?

Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.

Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”

Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.

Assim, as idéias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje tem uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso; todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.

A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática exitosa e aplicada com muito mais freqüência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido dia a dia. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nos dias atuais.

De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.

COMO SER SUSTENTÁVEL?

Nos tempos atuais, o termo sustentabilidade é tão batido e repetido a exaustão pela mídia que é praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar em meios de vida mais sustentáveis ou formas de levar uma existência em acordo com o bem estar do planeta em que vivemos.

Contudo, para muitos o conceito de ser sustentável ainda é algo estranho e longe de suas realidades. Afinal de contas, como nossas atitudes de pessoas normais e sem pretensões megalomaníacas poderia afetar o planeta e provocar alguma ameaça a existência de toda a raça humana? Como eu, que sou apenas uma formiguinha nesse enorme mundo, poderia contribuir para refrear a devastação do meio ambiente e a escandalosa onda de poluição e destruição de recursos naturais que nos assola?

Apesar da possível incompreensão e do absurdo que possa parecer, ser sustentável individualmente pode mesmo ajudar a resguardar a vida em nosso planeta e provocar um recuo na sanha poluidora que o homem vive hoje. Mas; como?

Basta ter pequenas atitudes sustentáveis ao longo de sua existência. Assim, o “ser sustentável” transforma-se numa legião de formiguinhas que juntas podem mudar o mundo e a forma como a humanidade afeta negativamente a vida em nosso mundo. Medidas simples como economizar e reciclar papel. Reciclar latas e embalagens; não queimar lixo; economizar água e energia elétrica através de um uso mais racional desses recursos; garantir que as empresas que fornecem bens e serviços para você tenham também a mesma preocupação e recusando-se a consumir produtos de origem ilícita ou que tenham sido obtidos (extraídos ou fabricados) através de meios prejudiciais a natureza.

Agindo desta forma, você acabará por criar “uma onda” que se propagará ao seu redor e provocará novas mudanças em outras pessoas que, por sua vez, gerarão ondas em torno de si em uma pirâmide do bem que se espalhará por toda a sociedade.

É claro que ser sustentável num mundo de altíssimo consumo e onde as pessoas valem pelo que podem consumir e pelo que tem e não pelo que são e pelos exemplos que produzem; esse modo de vida tem lá os seus percalços e seus inconvenientes. Mas, com o passar do tempo e com a evolução da mentalidade geral e da educação ambiental que for fornecida para as pessoas comuns; essa forma de vida será aceita por toda a sociedade como a única forma realmente possível de prolongarmos a nossa existência nessa nossa ínfima e adorável bola de pedra que chamamos de Terra.

Muito em breve; o “ser sustentável” estará colocado para a humanidade de uma forma até mesmo forçosa. Pois, no ritmo em que a degradação ambiental e a exploração dos recursos naturais ocorrem; o ser humano colocará sua própria existência em perigo, caso não mude seus conceitos e nem reveja a forma de encarar sua presença e sua interferência na natureza. As alterações climáticas e os problemas que só vemos aumentar a cada dia; deixarão bem claro que a mudança será uma questão de vida ou de morte.

Sugerimos a leitura dos seguintes artigos:
Retirado de:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/

quarta-feira, 15 de abril de 2009

REUTILIZADORES

O Freecycle™ é um grupo que está aberto a todos os que querem "recyclar" aquela coisa especial que bem melhor que deixar fora. Seja uma cadeira, um aparelho de fax, um piano ou uma porta velha, sinta livre afixá-la. Ou talvez você está procurando adquirir algo você mesmo! Os grupos de fins não lucrativos também são bem-vindos em participar bastante!(...)
Uma regra principal:
Tudo o que é afixado deve ser gratuito e livre. Este grupo faz parte da rede de Freecycle, de uma organização sem fins lucrativos e de um movimento dos pessoas interessados em manter os bons materiais fora dos aterros.
Verifique em freecycle.org para ver se há outras cidades e para mais informações sobre o movimento!
Para perguntas ou idéias para melhoria, consulte o link/site indicado em baixo !
Divirta-se e junte-se a nós!
AVISO: OS MEMBROS DA REDE FREECYCLE USAM A LISTA POR SUA CONTA E RISCO.
Por favor, tome todas as medidas razoáveis proteger suas segurança e privacidade ao afixar na lista ou ao participar numa troca. Aderindo à lista, você concorda não acusar nem os proprietários da lista e moderadores nem qualquer outro afiliado do Freecycle.org por qualquer circunstância resultante de uma troca Freecycle ou comunicação.
Retirado de:

O KARMA

por Carlos Amaral

“O MUNDO PULA E AVANÇA”
O HOMEM E AS SOCIEDADES TÊM DE REFORMAR!
Tal como já muitos cientistas e colegas defendem em muitos planos da medicina, sejam eles integralistas - convencionais ou não, o século XXI não é o século da “cura das doenças”, mas, sim, o exacto momento para a busca e encontro da Saúde para todos, e por todos os indivíduos, no qual, cada indivíduo por si só buscará e encontrará a solução para todos os seus problemas, sem grandes dependências, prepotências e toxicodependências endógenas ou exógenas. Eis, porque, a Lei Cósmica, chamada no Oriente de Karma, é uma chave que podem todos os indivíduos utilizar para organizar as suas vidas, em vez de se deixarem agonizar eternamente com tantos e inexplicáveis factos que formam totalmente o tecido daquilo que parece “acaso” na vida quotidiana dos mesmos.
Na Cultura Asiática, particularmente dos países de expressão e fé budista, o assunto do Karma é básico para todos os seres viventes e, essa conhecida doutrina milenar, primeiramente nascida no seio da filosofia hindu, é o segredo para solucionar muitos mistérios aparentes da vida humana nesta terra.
Relembrando Albert Einstein, que disse brilhantemente esta frase: “Deus não joga aos dados com o Universo”, poder-se-á aferir dela – através da compreensão da Lei do Karma – que não precisamos sucumbir desamparadamente sob a “desgraça” ou a “penúria” que, momentaneamente, nos possa cair sobre as nossas vidas, dado que, todas as coisas que nos acontecem, provêm sempre de algo que provocou em nós mesmos a inextinguível atracção da “Causa-E-Efeito”, ou seja, que todos nós sofremos o “condicionamento” vivido e experimentado porque existe uma causa desconhecida que precisa ser descoberta, reconhecida, aceite e, sobretudo, absolvida e absolutamente ultrapassada, ou melhor, transcendida em cada gesto de aceitação e do perdão em nós mesmos sentidos e para com todos os outros intervenientes na nossa vida do dia a dia.
A palavra Karma não refere “sorte”, “fatalismo” ou “destino” como muita gente ainda julga por estas paragens; nada – efectivamente – está predestinado, excepto alguns aspectos que se prendem com as tendências bio-psico-orgânicas de cada homem que, mesmo sendo assim, podem ser de todo reprogramadas e reformuladas naquilo que se chama vivencialmente a hereditariedade humana; quase tudo é um acontecimento sequencial emergido logicamente de antecedentes particularmente gravados no útero materno, logo após o aparecimento do “zigoto”. Ora, conhecer esta realidade e estes factores e, através deles e desse reconhecimento evoluir para a verdadeira “liberdade de ser”, é uma maneira de encarar a existência com mais harmonia tanto no confronto com o tal “fatalismo” que tanta gente por aí sustenta, como aceitando o “livre arbítrio” como instrumento de maior saúde mental e de auto-responsabilidade, que é, sem sombra de dúvida, um factor mal entendido e muito pouco discutido nas sociedades atavicamente pervertidas pelo velho conceito do “destino” e do “sacrifício” pessoal ou colectivo como única maneira de chegar ao “céu” da transcendência e da salvação divinas.
Como é óbvio – o Karma não tem nada a ver com a velhíssima e incoerente concepção de julgamento divino, punição, padecimento ou perdição eterna. Também, felizmente, não é um credo que defenda de forma simplista a sustentação da ultrajante e anacrónica Lei de Talião: “olho por olho, dente por dente”. O Karma não trata nada sobre o “pecado”, original ou qualquer outro ponto de vista semelhante, a não ser talvez no sentido da palavra grega que foi traduzida para a língua inglesa como “pecado” na Bíblia do Rei James. Ora, aproveitando o ensejo, a palavra grega (que deixo para os verdadeiros teólogos acharem) traduzida como “pecado” significa tão simplesmente “falhar a marca” e era um termo, como poderão os estudiosos conferir, usado pelos velhos e históricos arqueiros por não terem atingido o alvo. Ora, se cada um de nós, partindo do pressuposto de aceitarmos a proposta da auto-realização, seremos capazes de achar útil que possamos regularmente avaliar se estamos ou não a atingir o alvo ou a pecar por estarmos a falhar a marca?
Para terminar, relembro que no Novo Testamento (que tanto bem estudei durante longos anos), o apóstolo Paulo retiniu uma consciência com reminiscências que se podem traduzir provenientes da Lei do Karma e de metas espirituais fundamentais quando escreveu aos Gálatas, no capítulo seis:
- “Não se deixem enganar: Deus não será escarnecido; pois tudo o que o homem semear, colherá”.
- “O que o homem semear na carne, da carne colherá a corrupção, quem semear no Espírito, colherá a vida eterna”.
- “Não nos cansemos de praticar o bem, pois, a seu tempo, colheremos, se não tivermos desfalecido”.
Pois bem, neste tempo de 2009, é realmente época de reflectir sobre a nossa vida, ou melhor, é imperativo examinarmos, particularmente, sobre a capacidade individual de ser altruísta no verdadeiro sentido da palavra.
Bem Hajam
Carlos Amaral, Venerável Lama Khetsung Gyaltsen
Mestre em Naturopatia;Especializado em Medicina Ortomolecular; Medicina Homeopática; Medicina Homotoxicológica; Medicina Ayurvédica e Tibetana;Doutorado em Religiões Comparadas e em Metafísica;Investigador em Psicologia Transpessoal & Regressão Memorial;Professor de Budismo, Meditação Tibetana, Raja-Yoga, Kryia-Yoga e Karma-Yoga; Autor e Palestrante.
Retirado de:

terça-feira, 14 de abril de 2009

Breves

"(...) O Pai deve ser adorado no templo do coração.
Não é importante que seja no monte, ou no templo, mas no íntimo da alma."

Jesus Cristo

CONTRA A INDIFERENÇA

As duas doenças mais graves do mundo são a Intolerância e a Indiferença

O Cidadão Fernando Nobre
Segunda-feira, 13 de Abril de 2009

Ultimamente tenho constatado que me é difícil ser aceite como um “simples cidadão” que sou porque, aparentemente, colou-se-me o estatuto de “figura pública” embora nunca o tenha pretendido e, devo dizê-lo, até me incomoda.

Já antes de ter fundado a AMI há 25 anos, tinha eu então trinta e dois anos, e desde há muito era Cidadão, consciente dos seus deveres e dos seus direitos. Como tal, tenho recusado terminantemente deixar de ser o cidadão que sempre fui: foi essa postura que me levou, em Portugal, a tomar posição política pública em três ocasiões, como consta claramente no “meu perfil”, neste blog.

Àqueles que me criticam violentamente por dizer o que realmente penso sobre certos acontecimentos (guerras EUA – Iraque e Israel - Palestina), pessoas (Senhores Bush, Blair, Aznar, Durão Barroso…) ou por tomar posições políticas ao apoiar quem eu decido apoiar (2002: Dr. José Manuel Durão Barroso e PSD - 2006: Dr. Mário Soares e PS - 2009: Dr. Miguel Portas e BE), quero dizer claramente que em cada uma das ocasiões o fiz porque, genuinamente, acreditei que estava a tentar ser útil para o meu País ou para a Europa. SEMPRE O FIZ, COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER, SEM NUNCA PEDIR OU ESPERAR FAVORES, FOSSEM ELES QUAIS FOSSEM, AO CONTRÁRIO DO QUE ALGUNS INSULTUOSOS COMENTÁRIOS DEIXAM ENTENDER!

Os mesmos que hoje me insultam por ter ousado dizer o que de facto penso sobre o Presidente da Comissão Europeia, são seguramente os mesmos que me incensaram, enquanto outros me criticavam (como, por exemplo, o meu Caro e Digno Amigo Barros Moura, infelizmente já desaparecido, me exprimiu por telefone), quando o ajudei a tornar-se Primeiro-Ministro de Portugal em 2002!

Para quem ler o “meu perfil” neste blog, ou a intervenção que na altura fiz na Convenção do PSD no Coliseu de Lisboa, em Fevereiro de 2002, e que publiquei no meu livro “Gritos contra a Indiferença” e neste blog, perceberá facilmente quando e como o apoiei (teve na altura destaque informativo na VISÃO e no DN, entre outros).

Por ter dito mais ou menos o que muitas outras figuras públicas, e com muito mais notoriedade, já tinham dito antes de mim (Miguel Cadilhe, Mira Amaral, Miguel Sousa Tavares, Ana Gomes, Mário Soares…) caiu o Carmo e a Trindade na blogosfera, e ao telefone com inclusive ameaças de retaliação financeira, corte de donativos, sobre a inocente AMI e quem ela apoia…

Assim sendo passo a explicar o porquê de ter dito o que disse: nunca aceitei, não aceito nem nunca vou aceitar que a pessoa que objectivamente apoiei para ser Primeiro-Ministro do meu País o tenha abandonado como o fez, fugindo lamentavelmente para Bruxelas, após o ter colocado na infamante reunião, e fotografia, da Base das Lajes que serviu de luz verde ao repugnante massacre no Iraque (que dura há seis anos!) e à sua “promoção” para Bruxelas…

Não aceito nem nunca vou aceitar que a pessoa que tanto elogiou e deu cobertura, até ao fim, aos desvarios do Senhor Bush tenha afirmado, em entrevista a um grande jornal português, há cerca de um ano, que dorme como um bebé, o sono dos justos, que venha hoje tentar fazer crer, sem nunca ter apresentado qualquer desculpa ou arrependimento, que nada tem a ver com uma tragédia que já vitimou entre 300 mil e 1 milhão de seres humanos no Iraque e que se apresente hoje como defensor e apologista das políticas do Senhor Obama quando elas são exactamente opostas às do seu directo antecessor, de quem o então Primeiro-Ministro de Portugal, o actual Presidente da Comissão Europeia, sempre foi seguidista e subserviente. Onde está a verticalidade, a postura e a coerência de um ser, ainda por cima quando se pretende projectar como estadista?

Para alguém como eu que há 30 anos convive com o sofrimento e o horror tal é insuportável!

E nada tem a ver com partidos políticos (no PSD, nomeadamente, orgulho-me de me considerar há muitos anos amigo dos Drs. Fernando Nogueira, Leonor Beleza, Teresa Gouveia, António Capucho, Luís Filipe Menezes, Alarcão Troni… e de ter sempre tido o maior respeito e consideração pelo Professor Cavaco Silva). Tem a ver simplesmente com dignidade, coerência, coluna vertebral e honra. Só isso e apenas isso!

O cidadão Fernando Nobre sempre apoiou, pagando sempre por ter essa ousadia, quem quis apoiar sem nunca nada negociar, pedir ou receber em troca.

O cidadão Fernando Nobre arroga-se, por isso mesmo, o direito inalienável e indeclinável de criticar atitudes que entende indignas e que magoam a sua consciência de ser humano e de português.

Quem quiser entender que entenda. Quem não quiser, apenas posso lamentar! Penitencio-me no entanto desde já se as minhas palavras, pronunciadas num certo contexto, provocaram algum sofrimento, embora certamente muito menor do que o sofrido pelos portugueses quando o seu Primeiro-Ministro fugiu para Bruxelas e pelas centenas de milhares de feridos, torturados e mortos iraquianos e americanos que padeceram e continuam a padecer numa guerra que tem nomes e rostos responsáveis!

É o que penso como cidadão. A AMI nada tem a ver com isso como nunca nada teve a ver com os apoios políticos que dei até hoje, como cidadão independente, a começar, repito, pelo apoio que dei ao actual presidente da Comissão Europeia quando participei na Convenção do PSD no Coliseu de Lisboa, em Fevereiro 2002, que o levou a Primeiro Ministro de Portugal.Espero que o que fica aqui explanado ajude a esclarecer, embora possa não o justificar, certas afirmações que tenha feito.

Muito Obrigado.
PS: Nos próximos 10 dias estarei no Mali e desde já lamento não poder comunicar convosco. Retomarei o dialogo quando voltar…
Retirado de:

segunda-feira, 13 de abril de 2009

DRAGÃO AJUDA OS MAIS NECESSITADOS

No Fundão foi criada uma escola chamada “Dragão Solidário”, onde a palavra de ordem é que todos sejam tratados por iguais.
Está a dar os primeiros passos, aquele que poderá traduzir-se num projecto inovador a nível nacional, que na área social vai ter o seu campo de acção nas 31 freguesias do concelho do Fundão. Trata-se de um Centro Terapêutico e Marcial, destinado a crianças, jovens, mulheres, idosos, pessoas portadoras de deficiência e comunidade em geral, para quem uma equipa técnica vai trabalhar criando parcerias com agentes e forças vivas do concelho do Fundão.
O Centro a que o projecto designou de “Escola Dragão Solidário” vai trabalhar a parte do corpo e até mesmo a vertente psicológica, cabendo a uma associação do Fundão disponibilizar a equipa técnica nas áreas da reabilitação, inserção social, psicologia e ensino.
Todos os dias está marcada uma viagem apaixonante ao mundo das emoções, dos comportamentos e das relações humanas. Um casamento inovador entre uma escola e a associação Entrelaços, dado que reúnem os mesmos princípios para que foram criadas.
Recentemente eleita a nova direcção liderada por Sónia Robalo, técnica de reabilitação e inserção social, lembra que “o objectivo é colocar os conhecimentos técnicos da equipa ao serviço quer da Entrelaços quer da Escola Dragão Solidário”, até porque a associação tem no campo de acção um grande projecto que tem como lema: “Todos Diferentes, Todos Autónomos, Família Presente”.
O trabalho diário dos quatro técnicos da Entrelaços, nas áreas de reabilitação e inserção social, psicologia, acção social e ensino, incide em três grandes grupos: as crianças e jovens em risco, pessoas portadoras de deficiência e família e a comunidade em geral.
Sónia Robalo lembra que para se chegar ao projecto teve que ser feito o trabalho de casa que passou por realizar o levantamento nas 31 freguesias, que numa primeira fase levará ao terreno em sete freguesias e nos próximos anos será repartido em seis, uma vez que o projecto tem um campo de abrangência no terreno de cinco anos.
O Dragão Solidário vai criar parcerias com as entidades de cada freguesia para que os alunos agrupados em turmas, nunca superiores a 10 elementos, possam desenvolver um trabalho em que se pretende que todos sejam tratados como iguais. O bem-estar pessoal, auto-estima, defesa pessoal num espaço onde todos se sentem úteis e mais iguais é o que propõe Bruno Robalo, proprietário do Dragão Solidário.
A escola irá criar nesta fase de arranque três postos de trabalho e porque de um projecto de igualdade de direitos e oportunidades se trata, nos seus quadros todos os técnicos são portadores de deficiência.
À equipa técnica junta-se um terceiro elemento que trás para o projecto o saber das artes marciais e do Hoshinkido hapkido. O mestre Alberto Mariano é responsável por toda a metodologia de defesa pessoal, auto-estima e bem-estar. Para o mestre Alberto Mariano, “é uma arte marcial adequada a todas as pessoas que procuram sentir-se seguros, ganharem confiança, auto-estima e paz interior”. Desde logo as crianças aprendem o que é a hierarquia e o respeito pelo outro e pela diferença, adquirem confiança nelas próprias e desenvolvem o raciocínio.
A Escola Dragão Solidário, única com esta filosofia no País, vai trabalhar os problemas sociais com os técnicos para que cada pessoa encontre nesta escola, uma forma positiva, de encarar, viver e ultrapassar obstáculos. Terá sempre como suporte os recursos humanos da Associação Entrelaços, com formação credenciada, com elevado grau de especialização e competência de forma a garantir os serviços prestados. Além disso, a escola apresenta-se com um objectivo de mudança de mentalidade perante o direito de igualdade do ser humano.
Retirado de:

quinta-feira, 9 de abril de 2009

PRIMEIRA PASTILHA BIODEGRADÁVEL PRODUZIDA NO MÉXICO

Um consórcio mexicano está a produzir uma pastilha elástica que não é pegajosa e se desfaz em pó para evitar estragos no meio ambiente.
Debaixo das mesas, atrás das cadeiras ou espalmadas no chão, as pastilhas elásticas tornaram-se um verdadeiro problema ambiental: não são biodegradáveis e a sua limpeza exige horas de intensa dedicação, porque nunca é fácil arrancá-las dos esconderijos onde as depositam os mais preguiçosos quando já perderam o sabor.

Mas um consórcio mexicano, que inclui 56 cooperativas e 2000 trabalhadores, parece ter encontrado a solução para esta questão : uma pastilha orgânica, produzida a partir da seiva natural das árvores da selva tropical maia.

Segundo o diário espanhol El Mundo, a empresa Consorcio Chiclero já começou a comercializar as pastilhas Chicza, que são biodegradáveis e se desfazem em pó no prazo de seis semanas. Além das vantagens ambientais, também são menos nocivas para o sistema digestivo, já que as pastilhas comuns e pegajosas resultam de um composto de solventes, conservantes e corantes com sabores artificiais, muitos derivados do petróleo. E não se colam à roupa nem ao cabelo, asseguram os produtores.
Sabem a menta, a limão, laranja, hortelã, canela e frutos vermelhos, cada pacote custa 1,5 euros e o objectivo do consórcio mexicano é vendê-las por todo o mundo. Já chegaram ao Reino Unido, onde as empresas de limpeza de ruas responderam de forma entusiasta: "qualquer produto que alivie este problema é bem-vindo", disse o porta-voz do grupo que tem a tarefa de limpar pastilhas elásticas da Rua Oxford de Londres, uma operação que chega a durar 17 semanas.

O gerente do Consórcio Chiclero, Manuel Aldrete, sublinhou que "o mais importante é que conseguimos reunir num só produto a história de um povo como os maias, a consciência ambiental e um artigo de alta qualidade".

Da zona florestal onde se recolhe a seiva para as pastilhas orgânica, com 1,3 milhões de hectares, será possível obter em condições ideais cerca de 350 toneladas de produto por ano.
Retirado de: